Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos.
A miniatura apresentada, o Citroen Xsara WRC de Sébastien Loeb que venceu no Rali de Monte Carlo de 2005, foi uma das ofertas pela assinatura da desta colecção e é na realidade uma miniatura da marca Ixo.
Como já falei anteriormente sobre este modelo da Citroen, vou remeter os leitores para a consulta dos posts sobre o Xsara:
- Citroen Xsara Kit Car (1998)
- Citroen Xsara WRC (2001)
- Citroen Xsara WRC (2003)
Em 2005 o piloto francês da Citroen, Sébastien Loeb, dominou o Mundial de Ralis de tal maneira que a meio do campeonato já todos esperavam que o francês conquistasse o seu segundo título. Como veio a acontecer. Sébastien Loeb venceu 10 dos 16 ralis, seis dos quais foram consecutivos.
Este foi o ano em que Carlos Sainz (espanhol) já não participou no campeonato, sendo substituído na Citroen pelo belga François Duval (ex-Ford). Contudo a meio do campeonato haveria de regressar para ajudar a equipa no campeonato de marcas e também para servir de aviso ao segundo piloto da Citroen (Duval).
Houve ainda outras movimentações de pilotos entre as equipas: na Peugeot, entrou o estónio Markko Martin (ex-Ford) e manteve Marcus Gronholm (finlandês), enquanto na Ford entrou o finlandês Toni Grademeister (ex-Skoda); a Subaru manteve Petter Solberg (norueguês) e contratou o ex-piloto F1 Stéphane Sarrazin (francês); a Mitsubishi contratou o finlandês Harri Rovanpera (ex-Peugeot); a Skoda contou com o alemão Armin Schwarz e com Colin McRae (escocês), este em apenas em alguns ralis. Estas foram as mais significativas.
Campeonato do Mundo de Ralis de 2005
O Rali de Monte Carlo deu início ao campeonato e Loeb soube impor a sua força dominando completamente toda a concorrência. O francês da Citroen alcançou a sua terceira vitória consecutiva no rali monegasco, sendo secundado por Gardemeister (Ford) e Gilles Panizzi (francês) em Mitsubishi.
No Rali da Suécia a Peugeot e a Citroen viu os seus principais pilotos sofrerem problemas mecânicos o que facilitou a vida a Petter Solberg (Subaru), que assim venceu na Suécia. Em segundo lugar ficou Markko Martin (Peugeot) e em terceiro ficou o finlandês da Ford, Toni Gardemeister.
Petter Solberg obteve no Rali do México a sua segunda vitória no campeonato, assumindo a liderança do mesmo. Os adversários não conseguiram incomodar o norueguês da Subaru, enquanto Loeb sofria alguns problemas que não o deixaram ir além do quarto lugar. Os pilotos da Peugeot acompanharam Solberg no pódio; Gronholm foi o segundo e Martin o terceiro.
No Rali da Nova Zelândia o piloto da Citroen, Sébastien Loeb, livre dos problemas que o afectaram nos dois últimos ralis, dominou os acontecimentos e obteve a vitória, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas estabelecendo um novo recorde. O segundo classificado voltou a ser Marcus Gronholm seguido de Petter Solberg.
Foi no Rali da Sardenha que Loeb chegaria, com mais uma vitória, à liderança do campeonato do mundo. Liderança que nunca mais perderia até ao final da época. No entanto Loeb beneficiou de uma saída de estrada de Gronholm quando este era líder da prova. Solberg ainda terminou em segundo lugar, o que foi insuficiente para manter a liderança no campeonato. Gronholm foi o terceiro.
O domínio de Loeb continuou no Chipre apesar de algumas contrariedades, no entanto os seus adversários também não estiveram melhor que o francês da Citroen. Gronholm e Solberg enfrentaram problemas mecânicos, o que permitiu que Loeb recuperasse de 3 furos e conseguisse mais uma vitória. O austríaco Manfred Sthol conseguiu um excelente segundo lugar com o Xsara da equipa Kronos. O terceiro lugar foi para Markko Martin (Peugeot). Com as fracas performances de Duval (belga), Guy Fréquelin, director da Citroen, decidiu “convocar” Carlos Sainz para ajuda a equipa nos próximos ralis.
Com seis ralis disputados o campeonato de pilotos era liderado por Sébastien Loeb. A Peugeot liderava entre as Marcas.
(continua)
A miniatura apresentada, o Citroen Xsara WRC de Sébastien Loeb que venceu no Rali de Monte Carlo de 2005, foi uma das ofertas pela assinatura da desta colecção e é na realidade uma miniatura da marca Ixo.
Como já falei anteriormente sobre este modelo da Citroen, vou remeter os leitores para a consulta dos posts sobre o Xsara:
- Citroen Xsara Kit Car (1998)
- Citroen Xsara WRC (2001)
- Citroen Xsara WRC (2003)
Em 2005 o piloto francês da Citroen, Sébastien Loeb, dominou o Mundial de Ralis de tal maneira que a meio do campeonato já todos esperavam que o francês conquistasse o seu segundo título. Como veio a acontecer. Sébastien Loeb venceu 10 dos 16 ralis, seis dos quais foram consecutivos.
Este foi o ano em que Carlos Sainz (espanhol) já não participou no campeonato, sendo substituído na Citroen pelo belga François Duval (ex-Ford). Contudo a meio do campeonato haveria de regressar para ajudar a equipa no campeonato de marcas e também para servir de aviso ao segundo piloto da Citroen (Duval).
Houve ainda outras movimentações de pilotos entre as equipas: na Peugeot, entrou o estónio Markko Martin (ex-Ford) e manteve Marcus Gronholm (finlandês), enquanto na Ford entrou o finlandês Toni Grademeister (ex-Skoda); a Subaru manteve Petter Solberg (norueguês) e contratou o ex-piloto F1 Stéphane Sarrazin (francês); a Mitsubishi contratou o finlandês Harri Rovanpera (ex-Peugeot); a Skoda contou com o alemão Armin Schwarz e com Colin McRae (escocês), este em apenas em alguns ralis. Estas foram as mais significativas.
Campeonato do Mundo de Ralis de 2005
O Rali de Monte Carlo deu início ao campeonato e Loeb soube impor a sua força dominando completamente toda a concorrência. O francês da Citroen alcançou a sua terceira vitória consecutiva no rali monegasco, sendo secundado por Gardemeister (Ford) e Gilles Panizzi (francês) em Mitsubishi.
No Rali da Suécia a Peugeot e a Citroen viu os seus principais pilotos sofrerem problemas mecânicos o que facilitou a vida a Petter Solberg (Subaru), que assim venceu na Suécia. Em segundo lugar ficou Markko Martin (Peugeot) e em terceiro ficou o finlandês da Ford, Toni Gardemeister.
Petter Solberg obteve no Rali do México a sua segunda vitória no campeonato, assumindo a liderança do mesmo. Os adversários não conseguiram incomodar o norueguês da Subaru, enquanto Loeb sofria alguns problemas que não o deixaram ir além do quarto lugar. Os pilotos da Peugeot acompanharam Solberg no pódio; Gronholm foi o segundo e Martin o terceiro.
No Rali da Nova Zelândia o piloto da Citroen, Sébastien Loeb, livre dos problemas que o afectaram nos dois últimos ralis, dominou os acontecimentos e obteve a vitória, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas estabelecendo um novo recorde. O segundo classificado voltou a ser Marcus Gronholm seguido de Petter Solberg.
Foi no Rali da Sardenha que Loeb chegaria, com mais uma vitória, à liderança do campeonato do mundo. Liderança que nunca mais perderia até ao final da época. No entanto Loeb beneficiou de uma saída de estrada de Gronholm quando este era líder da prova. Solberg ainda terminou em segundo lugar, o que foi insuficiente para manter a liderança no campeonato. Gronholm foi o terceiro.
O domínio de Loeb continuou no Chipre apesar de algumas contrariedades, no entanto os seus adversários também não estiveram melhor que o francês da Citroen. Gronholm e Solberg enfrentaram problemas mecânicos, o que permitiu que Loeb recuperasse de 3 furos e conseguisse mais uma vitória. O austríaco Manfred Sthol conseguiu um excelente segundo lugar com o Xsara da equipa Kronos. O terceiro lugar foi para Markko Martin (Peugeot). Com as fracas performances de Duval (belga), Guy Fréquelin, director da Citroen, decidiu “convocar” Carlos Sainz para ajuda a equipa nos próximos ralis.
Com seis ralis disputados o campeonato de pilotos era liderado por Sébastien Loeb. A Peugeot liderava entre as Marcas.
(continua)
2 comentários:
Loeb é Loeb, talvez o melhor piloto da actualidade. Esta miniatura da IXO é bastante boa. Estou neste momento a mostrar algumas "velharias" da minha colecção para não dizerem que só falo de Le Mans .eheh..
Olá caro José!
Espero que esteja tudo bem contigo!
Amigo quero dizer-te que o meu blog já está a ficar pronto, falta apenas mais alguma decoração mas não é fácil encontrar o que quero...
No entanto já começei a publicar as minhas novidades. Agora foi a vez de um clássico. No entanto faltam pelo menos mais umas 18 novidades que irei publicar durante o fim de semana!
Agora sim podes ir dando um olhinho porque vão aparecer modelos muito muiot bons!
Abraço!
pedro
Enviar um comentário