19 julho 2007

BMW 320i - M. Surer - F. Kottulinsky (6 Horas de Dijon de 1978)

Esta miniatura é da marca Quartzo.
Este é o BMW 320i da equipa Buler (BMW Schweiz) pilotado por Marc Surer (suíço) e Freddy Kottulinsky (sueco) nas 6 Horas de Dijon, onde terminaram na 7ª posição. A prova foi vencida pelo Porsche de Bob wollek e Henri Pescarolo.
O BMW 320i, equipado com um motor de 2 litros, participava no Grupo 5 dos campeonatos de turismo existentes no final da década de 70.


Marc Surer nasceu a 18 de Setembro de 1951 na Suíça. Surer fez a sua formação de piloto na Alemanha. Em 1977 passa a integrar a BMW Júnior Team. Este foi o início da sua ligação à BMW. Tornou-se Campeão Europeu de Formula 2 em 1979, com um March-BMW. Em 1979, estreia-se na Formula 1, no GP dos EUA, com um Ensign. Em 1980, corre pela ATS mas tem um acidente (ATS), onde parte as pernas, no circuito de Kyalami (Africa do Sul). Depois de recuperado, volta à Formula 1 em 1981 correndoo pela Ensign e Theodore. Segundo se consta, volta a ter um acidente no circuito de Kyalami, nesse mesmo ano. Nos anos de 1982 a 1984, corre pela Arrows. Em 1984 participa no Rali de Vallais (Renault 5 Turbo). Em 1985 é contratado pela Brabham-BMW para substituir François Hesnault (francês), depois deste ter feito os 4 GP’s iniciais. Terá sido esta a sua melhor oportunidade na Formula 1. Extra Formula 1, vence, em 1985, os 1000 Km de Monza (Porsche 962) e as 24 Horas de SPA (BMW 635). Em 1986 volta novamente à Arrows mas apenas realiza os 5 primeiros GP’s do campeonato porque noutra participação nos ralis (Rali de Hessen com um Ford RS200) sofre um grave acidente. Nesse acidente, o seu co-piloto morreu e Surer sofreu graves ferimentos que lhe causaram o fim da sua carreira desportiva como piloto. Na Formula 1 participou em 82 GP’s. Conseguiu uma melhor volta no GP do Brasil de 1981 (Ensign). Os melhores resultados que conseguiu foram 2 quartos lugares: GP do Brasil de 1981 (Ensign) e GP de Itália de 1985 (Brabham).
Depois do acidente, Marc Surer manteve a sua ligação à BMW, quer como instrutor quer como director da BMW Motorsport. Posteriormente, foi ainda comentador de televisão e chefe instrutor da Formula Júnior.


Freddy Kottulinsky nasceu a 20 de Julho de 1932 em Munique. Este sueco de origem germânica iniciou a sua carreira desportiva na Suécia. Para além de participar em provas de pista, Kottulinsky também correu nos ralis. Mas o seu maior sucesso desportivo está ligado ao Paris-Dakar.
Foi em 1980, na segunda edição do Paris-Dakar, que Kottulinsky ao volante de um Volkwagen Iltis obtêm o seu maior sucesso da sua carreira desportiva ao vencer a famosa prova. Pouco mais sei sobre Freddy Kottulinsky, apenas que sempre esteve ligado aos automóveis ao longo da sua vida.

5 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Fabuloso esse BMW, sem dúvida uma das minhas miniaturas preferidas da sua colecção! Soberbo!

José, já tenho publicada no meu blog, mais uma novidade, embora esteja uma atrasada... Mas, já não deve faltar muito para a ter na mão!

Dê uma olhadela!

Abraço,

Pedro

PGAV disse...

Caro José,

Obrigado pela visita!

Mas, já agora informo que a minha outra novidade também já está publicada! O pajero está muito bom mesmo, mas, a última que publiquei... está melhor...

Abraço,

Dê uma olhadela.

Anónimo disse...

Belo modelo! A BMW sempre fez carros bonitos de competição.

Juanh disse...

Hermoso BMW, y manejado por Marc Surer, unos de mis ídolos en los ochenta con ATS, Ensign, Theodore y Arrows.
Gran recuerdo.
Abrazo!

José António disse...

Olá Juanh. Obrigado pelo comentário, também tinha um especial carinho por Marc Surer na F1 (piloto da BMW), também gostava da Arrows principalmente quando eram equipados por motores BMW.
Abraço.