Como quase todos nós, senão todos, sabemos que o lendário Lancia Stratos desempenhou um papel importante na história do mundial de ralis. Logo torna-se incontornável falar neste excelente carro dos ralis e aqui no 4Rodinhas já foram apresentadas várias miniaturas do Stratos. Esta é mais uma: a miniatura do Lancia Stratos de Sandro Munari, vencedor do Rali de Monte Carlo de 1976.
Apresentado na primeira metade da década de setenta, o Lancia Stratos venceu vários ralis, entre 1974 a 1981, conquistando 3 títulos de marcas (1974, 1975 e 1976). Ao todo venceu 17 provas do Campeonato do Mundo de Ralis: entre os anos de 1974 a 1981, quase todos os anos venceu ralis, com excepção de 1980 ano em que não venceu nenhum rali. É impressionante, são 7 anos consecutivos a vencer pelo menos um rali por ano. E se acrescentar que a partir de 1976 deixou de ser o carro oficial da equipa do Grupo Fiat e que ainda assim venceu ralis ao serviço de equipas privadas podemos afirmar que é desta forma que nascem os mitos.
Sandro Munari, piloto italiano de ralis, foi aquele que melhor se adaptou ao Lancia Stratos, vencendo 7 ralis com o Stratos. As restantes vitórias foram alcançadas pelos seguintes pilotos: Bjorn Waldegaard (sueco) e Bernard Darniche (francês) venceram 3 ralis cada um e Jean-Claude Andruet (francês), Markku Alén (finlandês) e Tony Fassina (italiano) venceram 1 rali cada um.
Concebido com o objectivo único de competir nos ralis, numa época em que os automóveis de ralis eram versões de modelos de turismo, o Lancia Stratos partiu da base do protótipo Stratos de Nuccio Bertone apresentado no Salão de Turim de 1970. Depois de Cesare Fiorio conseguir a autorização dos responsáveis para construir o Lancia Stratos, e conseguida a homologação, a estreia em competição aconteceu na Volta à Córsega de 1972.
O Lancia Stratos dispunha de um motor Ferrari V6 de 2,4 litros, com carburadores Weber de duplo corpo, que debitava 240 cv de potência. Posteriormente, com a injecção mecânica Kugelfischer permitia ao motor atingir a potência de 260 cv. Nestas duas versões, o motor tinha duas válvulas por cilindro mas numa evolução seguinte o motor passou a ter uma cabeça de quatro válvulas por cilindro, que em 1976 permitia atingir a potência de 275 cv. Houve no entanto outras evoluções nos anos seguintes que permitiram que o Stratos atingisse os 290 cv às 8000 rpm, sendo que em alguns
modelos chegou mesmo a ultrapassar o 300 cv de potência.
O Rali de Monte Carlo de 1976 foi a 44ª edição, disputada entre 17/01/1976 a 24/01/1976, ao longo de 4.500 km dos quais 530 km eram cronometrados. A lista de inscritos atingiu os 148 participantes dos quais apenas 48 terminariam a mítica prova monegasca. Sandro Munari, vencedor do ano anterior, partia como o grande favorito à vitória e não deixaria de honrar esse favoritismo ao chegar no final como o grande vencedor de mais uma edição do Monte Carlo. O ano seguinte seria mais uma vez palco da consagração do Lancia Stratos e de Sandro Munari visto que seria a terceira vitória consecutiva desta dupla transalpina. O Lancia Stratos voltaria a vencer uma vez mais o Monte Carlo em 1979 mas desta vez com Bernard Darniche ao volante do lendário modelo da Lancia.
Os outros Lancia Stratos da minha colecção:
O Lancia Stratos de J.-C. Andruet 1º classificado na Volta à Córsega de 1974. |
O Lancia Stratos de B. Waldegaard na vitória do Rali de Sanremo de 1975. |
O Lancia Stratos de S. Munari na vitória do Rali de Monte Carlo de 1977. |
O Lancia Stratos de M. Alén 1º classificado no Rali de Sanremo de 1978. |
9 comentários:
Hermoso Stratos José, para mi gusto el auto de rally más bello de la hstoria.
Tengo dos Stratos de Ixo-Altaya, el "Alitalia" de 1977 ("100 años") y el "Pirelli" de 1978 ("Rally Collecton"); ambos preciosos, a pesar de su precio económico.
Abrazos!
Olá, Juanh!
Eheheh!!!... parece que fizemos as mesmas colecções.
Abraço
José Antonio! que nos tenías olvidados! mucho tiempo sin novedades! un alegría volver a leerte y verte con éste Lancia!
Concordo com o Juanh. O mais belo. Parabéns pelas minis.
Uno de mis favoritos. Lo ganaron todo cuando comenzó el Mundial de Rallyes.
José António
Bom dia, é sem dúvida dos mais bonitos carros de ralis de sempre e o som do motor Ferrari era uma maravilha, lembro-me de os ver nos troços de Sintra, foram momentos que não me esquecerei.
Bela miniatura.
Abraço
CaboReyes,
É verdade, já fazia algum tempo que não colocava uma miniatura. A realidade é que já começam a faltar novas miniaturas na minha colecção.
Tohmé,
Também gosto do Stratos mas para mim o Lancia 037 é o meu eleito.
Manuel,
Tens razão, o Stratos foi imbatível durante várias épocas.
Domingos,
Estou com inveja sua, já que assistiu a este excelente carro ao vivo. Deve ser uma brutal sensação.
Grande abraço a todos e agradeço a vossa visita.
José
Passe por lá no blog, José.
José Antonio quise mandarte un mail y no pude te dejo el mio: autocolecciones@gmail.com
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