18 abril 2011

Ford Focus WRC - M. Märtin - M. Parkes (Rali de Monte Carlo de 2004)


Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. nº 59).
O piloto estónio Markko Märtin realizou em 2004 a melhor temporada na sua carreira desportiva, tendo terminado o Campeonato do Mundo de Ralis na 3ª posição com 79 pontos e 3 vitórias (México, França e Espanha). Esse ano coincidiu também o fim do seu contrato com a Ford; que vinha desde 2002.
O Ford Focus WRC, da segunda geração, foi o carro utilizado por Markko Märtin ao longo de toda a temporada de 2004. A segunda geração do Focus surgiu em 2002, concebida por Christian Leroux (ex-Subaru). As maiores alterações foram o aumento da distância entre os eixos, uma transmissão de três diferenciais activos electrohidráulicos e o turbocompressor que passou a ser um Garrett TR30R. O motor era o Zetec de 2000 cc com uma potência de 300 cv às 6500 rpm. Ao nível da aerodinâmica também se registaram algumas alterações sendo de destacar o alargamento das cavas das rodas, um pára-choques completamente novo e um spoiler traseiro novo e de maiores dimensões.
Em 2004, a Ford venceu três ralis, todos pelo piloto estónio Markko Märtin, mas a equipa apenas conseguiu terminar o campeonato de marcas na segunda posição com 143 pontos, muito distante dos 193 pontos da campeã Citroen.
A miniatura representa o Ford Focus WRC de Markko Märtin no Rali de Monte Carlo de 2004. A Ford apresentou-se com uma boa equipa de dois pilotos, Markko Märtin e François Duval (belga), mas ambos foram incapazes de derrotar o francês Sébastien Loeb no Citroen Xsara WRC. Märtin acabaria por ficar no segundo lugar, atrás de Loeb, e Duval completou o pódio.
Markko Märtin nasceu a 10 de Novembro de 1975 na Estónia. Em 1993 iniciou a carreira e a sua estreia no Mundial de Ralis aconteceu em 1997 no Rali da Finlândia ao volante de um Toyota Celica. Em 1998 participa em quatro ralis com o Celica. No ano seguinte utiliza o Ford Escort WRC nos dois primeiros ralis e no resto do campeonato usa o Toyota Corolla WRC, carro que utiliza também no ano 2000. Nesta fase inicial da sua carreira não consegue nenhum pódio ficando-se por alguns resultados e exibições prometedoras. Deste modo o ano de 2001 é passado ao volante de um Subaru Impreza WRC contudo os resultados não são melhores do que até então vinha fazendo. No final do campeonato é 19º classificado com 3 pontos.
Para 2002 Märtin passa a dispor de um carro que lhe permite outras ambições e assim durante três anos (de 2002 a 2004) guiou o Ford Focus WRC. Markko Märtin pontua com alguma regularidade ao longo do campeonato e o almejado primeiro pódio surge no último rali do ano ao conseguir o 2º lugar na Grã-Bretanha. No campeonato é o 9º com 20 pontos. No ano seguinte, em 2003 (Märtin é 4º no Monte Carlo), as boas prestações continuam e chega finalmente a primeira vitória no WRC ao vencer a Volta à Córsega. No Rali da Finlândia regista nova vitória e juntamente com mais alguns pódios termina a temporada na 5ª posição com 49 pontos. O campeonato de 2004 foi efectivamente o melhor da sua carreira, tendo vencido 3 ralis (México, França e Espanha) que com mais alguns pódios lhe garantiram a 3ª posição no campeonato com 79 pontos.
Para 2005 Märtin muda de equipa e é ao volante de um Peugeot 307 WRC que cumpre aquela que foi a sua última temporada na carreira. Ainda consegue alguns pódios contudo não volta a vencer um rali e é no décimo segundo rali do ano, na Grã-Bretanha, na sequência de um acidente no qual faleceu o seu co-piloto Michael Park (britânico), que Märtin decide colocar um ponto final na sua carreira. Terminou o ano em 5º com 53 pontos. Ao longo de 7 temporadas Markko Märtin venceu 5 ralis.

2 comentários:

JDMike's Diecast Site disse...

Lovely new rally cars you have Jose!!
congrats on those beauties!!

oh by the way, i've emailed you already, kindly check your mail.

regards,
Mike

CaboReyes disse...

Os faróis são o que mais me impressionou. Eu vi tantas vezes copiado, mas nunca com tantos detalhes em seus faróis.