O piloto estónio Markko Märtin realizou em 2004 a melhor temporada na sua carreira desportiva, tendo terminado o Campeonato do Mundo de Ralis na 3ª posição com 79 pontos e 3 vitórias (México, França e Espanha). Esse ano coincidiu também o fim do seu contrato com a Ford; que vinha desde 2002.
O Ford Focus WRC, da segunda geração, foi o carro utilizado por Markko Märtin ao longo de toda a temporada de 2004. A segunda geração do Focus surgiu em 2002, concebida por Christian Leroux (ex-Subaru). As maiores alterações foram o aumento da distância entre os eixos, uma transmissão de três diferenciais activos electrohidráulicos e o turbocompressor que passou a ser um Garrett TR30R. O motor era o Zetec de 2000 cc com uma potência de 300 cv às 6500 rpm. Ao nível da aerodinâmica também se registaram algumas alterações sendo de destacar o alargamento das cavas das rodas, um pára-choques completamente novo e um spoiler traseiro novo e de maiores dimensões.
Em 2004, a Ford venceu três ralis, todos pelo piloto estónio Markko Märtin, mas a equipa apenas conseguiu terminar o campeonato de marcas na segunda posição com 143 pontos, muito distante dos 193 pontos da campeã Citroen.
A miniatura representa o Ford Focus WRC de Markko Märtin no Rali de Monte Carlo de 2004. A Ford apresentou-se com uma boa equipa de dois pilotos, Markko Märtin e François Duval (belga), mas ambos foram incapazes de derrotar o francês Sébastien Loeb no Citroen Xsara WRC. Märtin acabaria por ficar no segundo lugar, atrás de Loeb, e Duval completou o pódio.
Markko Märtin nasceu a 10 de Novembro de 1975 na Estónia. Em 1993 iniciou a carreira e a sua estreia no Mundial de Ralis aconteceu em 1997 no Rali da Finlândia ao volante de um Toyota Celica. Em 1998 participa em quatro ralis com o Celica. No ano seguinte utiliza o Ford Escort WRC nos dois primeiros ralis e no resto do campeonato usa o Toyota Corolla WRC, carro que utiliza também no ano 2000. Nesta fase inicial da sua carreira não consegue nenhum pódio ficando-se por alguns resultados e exibições prometedoras. Deste modo o ano de 2001 é passado ao volante de um Subaru Impreza WRC contudo os resultados não são melhores do que até então vinha fazendo. No final do campeonato é 19º classificado com 3 pontos.
Para 2002 Märtin passa a dispor de um carro que lhe permite outras ambições e assim durante três anos (de 2002 a 2004) guiou o Ford Focus WRC. Markko Märtin pontua com alguma regularidade ao longo do campeonato e o almejado primeiro pódio surge no último rali do ano ao conseguir o 2º lugar na Grã-Bretanha. No campeonato é o 9º com 20 pontos. No ano seguinte, em 2003 (Märtin é 4º no Monte Carlo), as boas prestações continuam e chega finalmente a primeira vitória no WRC ao vencer a Volta à Córsega. No Rali da Finlândia regista nova vitória e juntamente com mais alguns pódios termina a temporada na 5ª posição com 49 pontos. O campeonato de 2004 foi efectivamente o melhor da sua carreira, tendo vencido 3 ralis (México, França e Espanha) que com mais alguns pódios lhe garantiram a 3ª posição no campeonato com 79 pontos.
Para 2005 Märtin muda de equipa e é ao volante de um Peugeot 307 WRC que cumpre aquela que foi a sua última temporada na carreira. Ainda consegue alguns pódios contudo não volta a vencer um rali e é no décimo segundo rali do ano, na Grã-Bretanha, na sequência de um acidente no qual faleceu o seu co-piloto Michael Park (britânico), que Märtin decide colocar um ponto final na sua carreira. Terminou o ano em 5º com 53 pontos. Ao longo de 7 temporadas Markko Märtin venceu 5 ralis.
2 comentários:
Lovely new rally cars you have Jose!!
congrats on those beauties!!
oh by the way, i've emailed you already, kindly check your mail.
regards,
Mike
Os faróis são o que mais me impressionou. Eu vi tantas vezes copiado, mas nunca com tantos detalhes em seus faróis.
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