Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. Nº 53).
O piloto checo Jan Kopecký participou no Rali de Monte Carlo de 2007 com um Skoda Fabia WRC, carro que desde 2005 poucas evoluções sofrera porque a equipa Skoda tinha decidido abandonar oficialmente os ralis no final de 2005. O Skoda Fabia WRC surgiu no mundial de ralis em 2003 e em 2005 houve uma segunda versão, como os resultados foram fracos a marca decidiu-se pelo abandono da competição.
Jan Kopecký que já em 2003 tinha guiado um Skoda Octavia WRC, passando posteriormente para o Fabia WRC que usou nos três anos seguintes (2004 a 2006), criou a sua própria equipa (Czech Rally Team Kopecký) para o ano de 2007 e manteve a sua ligação ao Skoda Fabia WRC.
O Skoda Fabia WRC ‘05 utilizava um motor de 4 cilindros em linha, de 1997 cc, cuja potência atingia os 300 cv às 5500 rpm. Houve algumas alterações mecânicas em relação à versão de 2003, sendo a mais significativa a “deslocação do escape da esquerda para a direita do carro a fim de evitar que se cruzasse com o veio de transmissão. Quanto ao chassis, foi alvo de modificações na parte de trás que deixaram mais espaço para os semieixos. Além disso, a fábrica adoptou a injecção de água no sistema de admissão. A entrega dos 300 cavalos anunciados tornou-se mais suave e a partir de um regime de trabalho do motor mais baixo.” In fascículo nº 53 Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos. A miniatura representa o Skoda Fabia WRC ’05 de Jan Kopecký no Rali de Monte Carlo de 2007. Á partida para a 75ª edição do Monte Carlo, Kopecký tinha a esperança de melhorar o 11º lugar do ano anterior, resultado da sua primeira participação na mítica prova. E assim foi. O piloto checo iniciou muito bem o rali, contudo um furo fez com que não pudesse alcançar um resultado um pouco melhor. Ainda asssim, Kopecký chegou ao fim do Monte Carlo num bom oitavo lugar, que lhe valeu um ponto no Campeonato do Mundo de Ralis.
Jan Kopecký nasceu na Republica Checa a 28 de Janeiro de 1982. A sua estreia no WRC aconteceu em 2002 ao volante de um Toyota Corolla WRC no Rali da Alemanha, cujo resultado se saldou por uma desistência. Em 2003 participa em 3 ralis (2 com um Skoda Octavia WRC e 1 com um Mitsubishi Lancer Evo 7). Sempre com a Skoda, Jan Kopecký participa apenas em um rali em 2004; em 2005 regista 4 participações sendo 8º no Rali da Catalunha; em 2006 participa em 10 ralis e obtêm a sua melhor classificação no WRC na Catalunha (5º lugar). Ainda com o Skoda Fabia, em 2007 participa em 11 ralis, sendo o seu melhor resultado o 5º lugar obtido no Rali da Alemanha. Este é o seu melhor ano no WRC, terminado o campeonato em 12º lugar com 10 pontos. Em 2008 participa apenas no Rali do México ao volante de um Fiat Abarth Grand Punto S2000. Ainda em 2008, passa a participar no Intercontinental Rally Challange (IRC) com um Peugeot 207 S2000. O ano de 2009 simboliza o seu regresso à Skoda, onde vence dois ralis do IRC e termina o ano na segunda posição. Em 2010, vence mais um rali do IRC e volta a ser segundo no campeonato. A sua ligação à Skoda mantêm-se para 2011, onde obtêm um 8º lugar no Rali de Monte Carlo.
O Campeonato do Mundo de Ralis de 2007 foi disputado ao longo de 16 provas e teve como principais candidatos ao título Sébastien Loeb (francês) e Marcus Grönholm (finlandês), da Citroen e da Ford, respectivamente. Loeb acabaria por vencer o campeonato com 116 pontos (8 vitórias) seguido de Grönholm com 112 pontos (5 vitórias). Entre as marcas apenas a Ford e a Citroen venceram provas, 8 ralis cada uma. Contudo foi a Ford que venceu o campeonato de marcas. A descrição do Campeonato de 2007 encontra-se aqui, aqui e aqui.
O piloto checo Jan Kopecký participou no Rali de Monte Carlo de 2007 com um Skoda Fabia WRC, carro que desde 2005 poucas evoluções sofrera porque a equipa Skoda tinha decidido abandonar oficialmente os ralis no final de 2005. O Skoda Fabia WRC surgiu no mundial de ralis em 2003 e em 2005 houve uma segunda versão, como os resultados foram fracos a marca decidiu-se pelo abandono da competição.
Jan Kopecký que já em 2003 tinha guiado um Skoda Octavia WRC, passando posteriormente para o Fabia WRC que usou nos três anos seguintes (2004 a 2006), criou a sua própria equipa (Czech Rally Team Kopecký) para o ano de 2007 e manteve a sua ligação ao Skoda Fabia WRC.
O Skoda Fabia WRC ‘05 utilizava um motor de 4 cilindros em linha, de 1997 cc, cuja potência atingia os 300 cv às 5500 rpm. Houve algumas alterações mecânicas em relação à versão de 2003, sendo a mais significativa a “deslocação do escape da esquerda para a direita do carro a fim de evitar que se cruzasse com o veio de transmissão. Quanto ao chassis, foi alvo de modificações na parte de trás que deixaram mais espaço para os semieixos. Além disso, a fábrica adoptou a injecção de água no sistema de admissão. A entrega dos 300 cavalos anunciados tornou-se mais suave e a partir de um regime de trabalho do motor mais baixo.” In fascículo nº 53 Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos. A miniatura representa o Skoda Fabia WRC ’05 de Jan Kopecký no Rali de Monte Carlo de 2007. Á partida para a 75ª edição do Monte Carlo, Kopecký tinha a esperança de melhorar o 11º lugar do ano anterior, resultado da sua primeira participação na mítica prova. E assim foi. O piloto checo iniciou muito bem o rali, contudo um furo fez com que não pudesse alcançar um resultado um pouco melhor. Ainda asssim, Kopecký chegou ao fim do Monte Carlo num bom oitavo lugar, que lhe valeu um ponto no Campeonato do Mundo de Ralis.
Jan Kopecký nasceu na Republica Checa a 28 de Janeiro de 1982. A sua estreia no WRC aconteceu em 2002 ao volante de um Toyota Corolla WRC no Rali da Alemanha, cujo resultado se saldou por uma desistência. Em 2003 participa em 3 ralis (2 com um Skoda Octavia WRC e 1 com um Mitsubishi Lancer Evo 7). Sempre com a Skoda, Jan Kopecký participa apenas em um rali em 2004; em 2005 regista 4 participações sendo 8º no Rali da Catalunha; em 2006 participa em 10 ralis e obtêm a sua melhor classificação no WRC na Catalunha (5º lugar). Ainda com o Skoda Fabia, em 2007 participa em 11 ralis, sendo o seu melhor resultado o 5º lugar obtido no Rali da Alemanha. Este é o seu melhor ano no WRC, terminado o campeonato em 12º lugar com 10 pontos. Em 2008 participa apenas no Rali do México ao volante de um Fiat Abarth Grand Punto S2000. Ainda em 2008, passa a participar no Intercontinental Rally Challange (IRC) com um Peugeot 207 S2000. O ano de 2009 simboliza o seu regresso à Skoda, onde vence dois ralis do IRC e termina o ano na segunda posição. Em 2010, vence mais um rali do IRC e volta a ser segundo no campeonato. A sua ligação à Skoda mantêm-se para 2011, onde obtêm um 8º lugar no Rali de Monte Carlo.
O Campeonato do Mundo de Ralis de 2007 foi disputado ao longo de 16 provas e teve como principais candidatos ao título Sébastien Loeb (francês) e Marcus Grönholm (finlandês), da Citroen e da Ford, respectivamente. Loeb acabaria por vencer o campeonato com 116 pontos (8 vitórias) seguido de Grönholm com 112 pontos (5 vitórias). Entre as marcas apenas a Ford e a Citroen venceram provas, 8 ralis cada uma. Contudo foi a Ford que venceu o campeonato de marcas. A descrição do Campeonato de 2007 encontra-se aqui, aqui e aqui.
7 comentários:
No lo tengo pero este Fabia me gusta mucho.
¡Menuda colección tienes!
Hi Jose ,
Really great Skoda Fabia rally car even it doesn't win any podium finish.
I still remember Amin Swartz when he still in the Skoda team.
Nice & beautiful casting.
Congratul...
Kin.
Olá caro José1
Espero que esteja tudo bem contigo!
Esse skoda está muito giro!
Podiam fazer uma versão de estrada com uma carroçeria mais alargada como esse! Ficava lindo!
Abraço
Belo Skoda, e a miniatura parece estar muito bem realizada. Parabens.
esse Skoda é lindo...e a mini também.
Agradeço os comentários e visitas.
Kin, thanks for visiting.
PGAV, este Skoda está muito bom... não sei se haverá alguma miniatura em versão de estrada.
Dois rally consecutivo é um vício! haha
Skoda sempre teve minha simpatia por que sempre desafia o rally "grandes", como Mitsubishi, Subaru, Ford ...
Enviar um comentário