29 março 2011

À conversa com Fleetmaster

Dando sequência ao tema das conversas com outros coleccionadores de miniaturas, hoje publico a conversa com o Fleetmaster, coleccionador brasileiro que também conheci nestas andaças das miniaturas. O Fleetmaster é de Campinas (São Paulo, Brasil), fanático por Formula 1 e expõe a sua bela colecção no blog Garagem dos Carrinhos. Como sempre, vale a pena visitar o seu blog e explorar a sua coleccção de miniaturas. Finalizando, aqui fica a nossa pequena conversa e a sua opinião sobre o nosso hobbie. Espero que gostem e até à próxima.

4Rodinhas - Olá, Fleetmaster. Quero agradecer desde já a tua disponibilidade para esta pequena conversa. Podes dizer-me há quanto tempo coleccionas miniaturas automóveis? Fleetmaster - Desde 1997. Achei que irei colecionar apenas uma coleção de miniaturas da Ferrari oferecida por um posto de gasolina. Puro engano. Não parei mais!

4Rodinhas - Parto do princípio que todos nós, coleccionadores de miniaturas, gostamos de automóveis mas para além disso houve alguma razão em especial que te levou a coleccionar miniaturas?
Fleetmaster - O gosto por automóveis e principalmente pela F1 contribuiram para a escolha do Hobby.

4Rodinhas - Após este tempo passado desde que iniciaste a tua colecção será que ainda te lembras da tua primeira miniatura? Qual? Envia foto.
Fleetmaster - Foi uma Ferrari F-50 na escala 1:18.

4Rodinhas - A tua colecção é orientada por algum tema em específico? Porquê esse tema? Fleetmaster - Atualmente só procuro por miniaturas da Ferrari ou de F1. Já houve épocas em que colecionei de tudo. Mas percebi que deveria ter dado um foco na coleção desde o início.

4Rodinhas - Como sabes existem várias escalas para as miniaturas, qual a tua escala preferida? E porquê essa escala?
Fleetmaster - Gosto muito dos carros na escala 1:43. A maioria dos meus modelos estão nesta escala. Não existe uma razão clara.

4Rodinhas - Neste momento a tua colecção já terá uma quantidade significativa de miniaturas, sabes dizer quantas são (aproximadamente)? E tens algum método para as classificar?
Fleetmaster - Tenho vários modelos de diversas escalas. Desisti de tentar classificar os modelos 1:64. Mantenho um controle apenas das miniaturas 1:43. Procuro separar por tipos: carros de F1, carros de Rallye, turismo , etc...

4Rodinhas - A partir de uma determinada altura eu comecei a ter alguma dificuldade em guardar as miniaturas, não sei se contigo se passou o mesmo, mas o que gostaria de saber era como guardas a tua colecção?
Fleetmaster - O local para guardar a coleção é sempre algo que gera dificuldades para continuar com a coleção. Procuro guardar a minha coleção nas caixas originais.

4Rodinhas - Julgo que nós, coleccionadores de miniaturas, temos um “inimigo” em comum: o pó, assim e não só neste aspecto, pretendia saber se tens mais algum cuidado especial com a tua colecção?
Fleetmaster - Guardo as miniaturas dentro das suas caixas originais. Porém é uma briga meio injusta. Procuro mantê-las limpas, denro do possível. Não utilizo nenhum produto especial para não estragar a pintura. Somente pano seco.

4Rodinhas - Quando pretendes adquirir uma nova miniatura segues algum critério específico (qualidade, fabricante, preço, etc)?
Fleetmaster - Principalmente marca e/o modelo do carro ou o piloto. Carros usados por Niki Lauda, Ayrton Senna e Fangio, certamente tem espaço na minha coleção.

4Rodinhas - E já agora na sequência da pergunta anterior, aonde adquires as miniaturas para a tua colecção?
Fleetmaster - Lojas, sites especializados ou de outros colecionadores.

4Rodinhas - No Brasil têm alguma dificuldade em encontrar miniaturas? Também existem as colecções por fascículos?
Fleetmaster - Existem coleções deste tipo sim, mas muitas fazem as editoras que fazem este tipo de lançamento não são fiéis ao cronograma. Existe uma certa dificuldade sim, principalmente para importar modelos que não são lançados aqui.

4Rodinhas - Para terminar, existe alguma miniatura na tua colecção que seja especial para ti? Qual e porquê? Envia a foto.
Fleetmaster - Sempre que uma miniatura chega através de uma pessoa especial especial, ela passa a ser especial para a coleção. Nas fotos, seguem dois exemplos:

4 comentários:

manuel disse...

Tenemos muchas cosas en comuún.

PGAV disse...

Olá!

Mais uma bela entrevista e claro mais um contributo para melhor ficar-mos a conhecer quem "anda" no mundo do coleccionismo automóvel!

Começo a ter impressão que todos os coleccionadores têm muito em comum!

Conheço o site do nosso amigo fleetmaster e recomendo vivamente!!

Abraço

Fleetmaster disse...

Obrigado !!!
GRande abraço

Fleemaster

AutoBrás disse...

Olá José Antonio, também sou brasileiro, da cidade de Itararé (São Paulo, Brasil) e tenho também uma vasta coleção de miniaturas. Minha preferência é por carros de passeio, carros que você vê na rua e principalmente carros vendidos aqui no Brasil. Se um dia quiser, podemos conversar e mandar fotos das miniaturas que tenho que vão desde a escala 1/18 até 1/43, passando por marcas como Bburago, Maisto, Welly, Anson, Gate, Minichamps, Norev... Parabéns pelo blog e sucesso!!!