23 julho 2010

Fiat 124 Abarth Rallye - B. Darniche - A. Mahe (Rali de Monte-Carlo de 1975)



Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 40.
O Fiat 124 Abarth Rallye entrou em 1975 no seu terceiro ano de competição; a estreia tinha sido em 1973 tendo como objectivo vencer o novo campeonato do mundo de ralis mas encontrou a forte oposição do Alpine-Renault A110. Após esses dois anos de competição em que a Fiat terminou sempre em segundo lugar, o ano de 1975 parecia ser a última oportunidade de chegar ao título. O Ford Escort e o Lancia Stratos eram desde o ano anterior (1974) fortes candidatos que tinham rivalizado com a Fiat.
O Fiat 124 Abarth Rallye estava agora mais competitivo devido às melhorias introduzidas contudo o campeonato de 1975 voltou a escapar à equipa italiana.
A miniatura representa o Fiat 124 Abarth Rallye de Bernard Darniche (francês) no Rali de Monte Carlo de 1975. O piloto francês (ex- Alpine-Renault) efectuava a sua segunda prova com o Fiat mas sofreu um revés ao ter de desistir devido a problemas no motor. Dois dos seus colegas de equipa, Hannu Mikkola e Markku Alen (ambos finlandeses) tiveram melhor sorte, conseguindo terminar na segunda e terceira posição respectivamente. O vencedor foi o italiano Sandro Munari num Lancia Stratos.
O Fiat 124 Abarth Rallye ainda foi utilizado em 1976 mas nesta altura era já evidente que não tinha argumentos para lutar com o Lancia Stratos. Posteriormente a Lancia acabou por ser adquirida pela Fiat e os directores concluíram que era um erro ter duas marcas do mesmo grupo a lutarem entre si e assim o Fiat 124 Abarth Rallye acabou por ser o sacrificado em favor do Lancia Stratos.

Apesar de nunca ter sido campeão (foi vice campeão em 1973, 1974 e 1975) o Fiat 124 Abarth Rallye venceu alguns ralis do mundial: em 1973 Achim Warmbold venceu o Rali da Polonia; em 1974 Raffaele Pinto venceu o Rali de Portugal; em 1975 Markku Alen venceu o Rali de Portugal.
Esta miniatura do Fiat 124 Abarth Rallye é a terceira na minha colecção; aqui ficam as outras duas para quem pretender consultar e complementar a informação deste modelo:
- Fiat 124 Abart Rallye de Luís Netto no Rali de Portugal de 1973;
- Fiat 124 Abart Rallye de Raffaele Pinto no Rali de Portugal de 1974.

4 comentários:

Fleetmaster disse...

Bela Miniatura ! Parabens !

JDMike's Diecast Site disse...

another great car in night version, congrats Jose, this really looks good! :-)

José António disse...

Fleetmaster, obrigado pela visita e comentários.

JDMike, thanks for visiting and coment.

Agradeço a visita de todos.

maninho1967@hotmail.com disse...

Caro amigo José Antonio, é sempre uma satisfação navegar em sua página e contemplar essas réplicas formidáveis, são de causar inveja a qualquer colecionador. Grande abraço meu querido amigo do outro lado do Atlântico.