05 março 2009

Fiat Punto S1600 - M. Ligato - R. Garcia (Rali de Monte Carlo de 2003)



Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
O Fiat Punto 1600 (kit car) estreou-se nos ralis em 2000, o que significou o regresso da Fiat à competição. Contudo a Fiat não iria participar na categoria máxima (WRC) mas sim no Grupo Super 1600.
O Fiat Punto partia da base do 1.8 16V do HGT de série mas para cumprir o regulamento do grupo Super 1600 a cilindrada foi reduzida para 1579 cc modificando-se o curso dos cilindros. (fonte fascículo nº 21 RallyCar Collection).
A miniatura apresentada representa o Fiat Punto S1600 de Marcos Ligato (argentino) no Rali de Monte Carlo de 2003. O piloto argentino, Marcos Ligato, efectuou uma prova cautelosa procurando adaptar-se ao carro e ao rali. Ao longo das etapas do rali foi evoluindo na classificação. Ligato terminou o rali no terceiro lugar do Grupo Super 1600, atrás do francês Brice Tirabassi (Renault Clio) e do finlandês Kosti Katajamaki (VW Polo), que posteriormente seria desclassificado (?). Na classificação geral do Rali de Monte Carlo Ligato foi o 18º classificado. O terceiro lugar nos Super 1600 davam a Ligato alguma esperança de poder lutar pelo campeonato mas no final da temporada o italiano ficou-se pela 10ª posição no Grupo. Nesse ano Ligato também participou no Mundial do Grupo N com um Mitsubishi Lancer Evo 7 tendo terminado o campeonato em 7º lugar.

Nota
Na miniatura apresentada fiquei com a seguinte dúvida: não sei ao certo se Marcos Ligato é italiano ou argentino, nas fotografias do fascículo a bandeira do piloto é a de Itália mas em alguns sites que pesquisei a sua nacionalidade é argentina. Talvez possua a dupla nacionalidade.

3 comentários:

RM Style disse...

Também tenho esta miniatura que comprei por ser a mais parecida com o meu carro...que não tem o aileron traseiro! Publiquei as fotos no meu blogue mas tive muita dificuldade em encontrar fotos deste carro na net.
Uma excelente miniatura~.
Um abraço

PGAV disse...

Olá José!

Excelente Punto! Muito bom! Excelentes pormenores! Adoro as jantes!

Caro amigo, amanha já ca canta outra novidade LOL!

Abraço!

JB disse...

Mais um belo modelo gostei das jantes.
quanto a sua questão que colcou no meu blogue, todas as miniaturas que tenho apresentado estão mesmo fechadas
JB