10 março 2009

Hyundai Accent WRC - F. Loix. S. Smeets (Rali de Monte Carlo de 2003)



Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
A Hyundai estreou-se nos ralis em 1997 tendo como objectivo vencer o campeonato de Formula 2 (carros de 2 litros e duas rodas motrizes). Contudo este objectivo ainda não tinha sido alcançado quando a Hyundai elevou a “fasquia” para os WRC, em 2000. No ano de 1999 a Hyundai ficou em segundo lugar, atrás da Renault que se sagrou campeã, no campeonato de Formula 2.
Mesmo não dispondo de um orçamento com o qual pudesse ombrear com as outras grandes marcas oficiais, a Hyundai foi dando pequenos passos evolutivos que lhes permitiram alcançar alguns resultados positivos, embora longe das vitórias. Em 2002 obteve a sua melhor classificação no mundial de marcas: 4º lugar. Contudo o ano de 2003 foi o último ano da Hyundai no Mundial de Ralis. A Hyundai teve ao seu serviço pilotos como Juha Kankkunen, Kenneth Eriksson, Armin Schwarz, Alister McRae e Freddy Loix.A miniatura representa o Hyundai Accent WRC de 2003, com o qual o piloto belga Freddy Loix disputou o Rali de Monte Carlo. A prova não correu de feição ao piloto belga e à marca coreana porque Loix teve uma saída de estrada violenta que o obrigou a abandonar o rali.
No final do ano a Hyundai classificou-se em sexto com 12 pontos e abandonou os ralis; Freddy Loix ficou em 14º lugar com apenas 4 pontos.
Freddy Loix nasceu na Bélgica a 10 de Novembro de 1970. A sua estreia no Mundial de Ralis aconteceu em 1993 no Rali de San Remo ao volante de um Opel Astra. Na sua carreira, para além do Opel, Freddy Loix correu com a Toyota, Mitsubishi, Hyundai e Peugeot. Nunca chegou a vencer um rali e o melhor resultado que conseguiu obter foram 3 segundos lugares (Portugal 1996, 1997 e Espanha 1998). No Campeonato do Mundo de Ralis a sua melhor classificação que conseguiu foi o 8º lugar por 3 vezes (1996, 1998 e 1999).

5 comentários:

RM Style disse...

Aproveito para divulgar:
Realiza-se no próximo SABADO dia 14 mais uma FEIRA DO BRINQUEDO ANTIGO E DE COLECÇÃO / FEIRA DE TROCAS, no HOTEL TUELA (à Rotunda da Boavista),PORTO,das 10,30H às 18,00H, com ENTRADA LIVRE.
Convidámo-lo a visitar esta FEIRA/EXPOSIÇÃO, onde estarão presentes coleccionadores de todo o País e alguns de Espanha e França.

Agradecemos desde já a s/ presença e de s/ Familiares e amigos e toda a divulgação que possam dar a este evento.

Cumprimenta, Rui Baltar (963038737)

FEIRAS para 2009 no Hotel Tuela: 20 de JUNHO / 19 de SETEMBRO / E 28 de NOVEMBRO.

RM Style disse...

Não sou particularmente fã deste modelo (embora seja fã de ver na Eurosport o WRC) mas parece-me ser bastante realista em pormenores.

Fleetmaster disse...

Este carro eu não conhecia na versão Rally. Legal saber que os coreanos da Hyundai corriam também !

Abraços

José António disse...

RM Style, agradeço o convite mas não devo ir. Contudo fica aqui divulgado para quem queira ir.

Em relação ao Accent, a miniatura está muito engraçada, apesar de não ter sido um modelo vencedor.

André, já não correm. Estiveram presentes nos ralis durante uns anos mas julgo que 2003 foi o último ano da Hyundai nos ralis como equipa oficial.

Obrigado pela vossa visita.
Abraço

De Gennaro Motors disse...

lindo accente ! me lembra o Lancer !