Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
O Fiat Punto 1600 (kit car) estreou-se nos ralis em 2000, o que significou o regresso da Fiat à competição. Contudo a Fiat não iria participar na categoria máxima (WRC) mas sim no Grupo Super 1600.
O Fiat Punto partia da base do 1.8 16V do HGT de série mas para cumprir o regulamento do grupo Super 1600 a cilindrada foi reduzida para 1579 cc modificando-se o curso dos cilindros. (fonte fascículo nº 21 RallyCar Collection).
A miniatura apresentada representa o Fiat Punto S1600 de Marcos Ligato (argentino) no Rali de Monte Carlo de 2003. O piloto argentino, Marcos Ligato, efectuou uma prova cautelosa procurando adaptar-se ao carro e ao rali. Ao longo das etapas do rali foi evoluindo na classificação. Ligato terminou o rali no terceiro lugar do Grupo Super 1600, atrás do francês Brice Tirabassi (Renault Clio) e do finlandês Kosti Katajamaki (VW Polo), que posteriormente seria desclassificado (?). Na classificação geral do Rali de Monte Carlo Ligato foi o 18º classificado. O terceiro lugar nos Super 1600 davam a Ligato alguma esperança de poder lutar pelo campeonato mas no final da temporada o italiano ficou-se pela 10ª posição no Grupo. Nesse ano Ligato também participou no Mundial do Grupo N com um Mitsubishi Lancer Evo 7 tendo terminado o campeonato em 7º lugar.
O Fiat Punto 1600 (kit car) estreou-se nos ralis em 2000, o que significou o regresso da Fiat à competição. Contudo a Fiat não iria participar na categoria máxima (WRC) mas sim no Grupo Super 1600.
O Fiat Punto partia da base do 1.8 16V do HGT de série mas para cumprir o regulamento do grupo Super 1600 a cilindrada foi reduzida para 1579 cc modificando-se o curso dos cilindros. (fonte fascículo nº 21 RallyCar Collection).
A miniatura apresentada representa o Fiat Punto S1600 de Marcos Ligato (argentino) no Rali de Monte Carlo de 2003. O piloto argentino, Marcos Ligato, efectuou uma prova cautelosa procurando adaptar-se ao carro e ao rali. Ao longo das etapas do rali foi evoluindo na classificação. Ligato terminou o rali no terceiro lugar do Grupo Super 1600, atrás do francês Brice Tirabassi (Renault Clio) e do finlandês Kosti Katajamaki (VW Polo), que posteriormente seria desclassificado (?). Na classificação geral do Rali de Monte Carlo Ligato foi o 18º classificado. O terceiro lugar nos Super 1600 davam a Ligato alguma esperança de poder lutar pelo campeonato mas no final da temporada o italiano ficou-se pela 10ª posição no Grupo. Nesse ano Ligato também participou no Mundial do Grupo N com um Mitsubishi Lancer Evo 7 tendo terminado o campeonato em 7º lugar.
Nota
Na miniatura apresentada fiquei com a seguinte dúvida: não sei ao certo se Marcos Ligato é italiano ou argentino, nas fotografias do fascículo a bandeira do piloto é a de Itália mas em alguns sites que pesquisei a sua nacionalidade é argentina. Talvez possua a dupla nacionalidade.
Na miniatura apresentada fiquei com a seguinte dúvida: não sei ao certo se Marcos Ligato é italiano ou argentino, nas fotografias do fascículo a bandeira do piloto é a de Itália mas em alguns sites que pesquisei a sua nacionalidade é argentina. Talvez possua a dupla nacionalidade.
3 comentários:
Também tenho esta miniatura que comprei por ser a mais parecida com o meu carro...que não tem o aileron traseiro! Publiquei as fotos no meu blogue mas tive muita dificuldade em encontrar fotos deste carro na net.
Uma excelente miniatura~.
Um abraço
Olá José!
Excelente Punto! Muito bom! Excelentes pormenores! Adoro as jantes!
Caro amigo, amanha já ca canta outra novidade LOL!
Abraço!
Mais um belo modelo gostei das jantes.
quanto a sua questão que colcou no meu blogue, todas as miniaturas que tenho apresentado estão mesmo fechadas
JB
Enviar um comentário