Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
Hoje volto a falar do Peugeot 206 WRC. Para não repetir o que já disse sobre o 206 WRC aconselho a leitura dos posts já existentes sobre este modelo da Peugeot:
- Peugeot 206 WRC - Rali de Portugal de 2002
Hoje volto a falar do Peugeot 206 WRC. Para não repetir o que já disse sobre o 206 WRC aconselho a leitura dos posts já existentes sobre este modelo da Peugeot:
- Peugeot 206 WRC - Rali de Portugal de 2002
- Peugeot 206 WRC - Volta à Córsega de 2000
Neste caso trata-se de uma situação “algo” especial no desporto motorizado.
Frequentemente temos assistido na carreira de vários pilotos à mudança de categoria dentro do desporto automóvel, como por exemplo mudar da F1 para o DTM. Mas de tempos a tempos, assistimos a incursões de alguns pilotos a experimentarem outras modalidades do desporto motorizado, por exemplo passar das motos para a competição automóvel. Neste último caso, o piloto que teve mais sucesso foi John Surtees, que foi várias vezes campeão nas motos tendo depois passado para a Formula 1 onde também se sagraria campeão mundial em 1964 pela Ferrari.
A situação que vos vou falar hoje é bem mais simples, a miniatura que apresento é o Peugeot 206 WRC que o piloto italiano Valentino Rossi (Campeão Mundial de MotoGP) utilizou na sua primeira prova oficial no mundial de ralis, que neste caso aconteceu no RAC de 2002. No entanto a estreia de Valentino Rossi nos ralis saldou-se por um abandono por se ter despistado. Valentino Rossi voltou a participar num rali do mundial em 2006 ao volante de um Subaru Impreza WRC (Rali da Nova Zelândia de 2006) tendo conseguido terminar a prova na 11ª posição. Valentino Rossi tem mais algumas participações noutros ralis que não fazem parte do WRC. Para além dos ralis, neste últimos anos têm-se falado e especulado muito em torno dos testes que Rossi tem vindo a fazer na Formula 1 com a Ferrari.
Esta miniatura do Peugeot 206 WRC de Rossi pertence à colecção referida mas só foi enviada, como oferta, para quem a assinou. A sua qualidade é bastante superior à qualidade das miniaturas da colecção: tem o interior decorado (publicidade nos bancos e rollbars mas faltam os cintos) e vem com as “palas” nas rodas.
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2002
Foi no Rali da Nova Zelândia que se decidiram os títulos do mundial. Assim a três provas do final do campeonato, Marcus Gronholm (finlandês) e a Peugeot não deixaram fugir a oportunidade de conquistarem os títulos. Gronholm sagrou-se virtual campeão com uma vitória numa prova em que o finlandês mostrou a razão de ter sido o melhor do ano, dominado o rali. O seu colega de equipa e compatriota, Harri Rovampera, terminou em segundo lugar, o que deu à Peugeot o título de marcas. O terceiro lugar foi para Tommi Makinen (finlandês) num Subaru Impreza WRC.
Já com o título conquistado, Marcus Gronholm voltou a vencer no Rali da Austrália, o que confirmou ainda mais a sua vitória no campeonato. Rovampera foi novamente o segundo. Foi a nona dobradinha da Peugeot neste campeonato! As vitórias da Peugeot neste ano foram sempre com dobradinhas. Impressionante. O terceiro classificado foi Peter Soberg (norueguês) no Subaru Impreza WRC.
O RAC serviu para cumprir o calendário. Esteve muito perto outra vitória de Gronholm mas um erro do finlandês deitou por terra as pretensões do piloto de terminar o campeonato com novo triunfo e igualar o recorde de Didier Auriol de seis vitórias num ano. Deste modo foi Peter Solberg (Subaru) quem acabou por vencer o RAC o que significou para o norueguês a sua primeira vitória no mundial. O estónio Markko Martin ficou em segundo lugar e Carlos Sainz (espanhol) foi o terceiro, ambos em Ford Focus WRC.
O Mundial de Pilotos terminou com Gronholm em primeiro com 77 pontos (5 vitórias), conquistando o seu segundo título. A Peugeot venceu o campeonato de marcas com 165 pontos (9 vitórias).
Neste caso trata-se de uma situação “algo” especial no desporto motorizado.
Frequentemente temos assistido na carreira de vários pilotos à mudança de categoria dentro do desporto automóvel, como por exemplo mudar da F1 para o DTM. Mas de tempos a tempos, assistimos a incursões de alguns pilotos a experimentarem outras modalidades do desporto motorizado, por exemplo passar das motos para a competição automóvel. Neste último caso, o piloto que teve mais sucesso foi John Surtees, que foi várias vezes campeão nas motos tendo depois passado para a Formula 1 onde também se sagraria campeão mundial em 1964 pela Ferrari.
A situação que vos vou falar hoje é bem mais simples, a miniatura que apresento é o Peugeot 206 WRC que o piloto italiano Valentino Rossi (Campeão Mundial de MotoGP) utilizou na sua primeira prova oficial no mundial de ralis, que neste caso aconteceu no RAC de 2002. No entanto a estreia de Valentino Rossi nos ralis saldou-se por um abandono por se ter despistado. Valentino Rossi voltou a participar num rali do mundial em 2006 ao volante de um Subaru Impreza WRC (Rali da Nova Zelândia de 2006) tendo conseguido terminar a prova na 11ª posição. Valentino Rossi tem mais algumas participações noutros ralis que não fazem parte do WRC. Para além dos ralis, neste últimos anos têm-se falado e especulado muito em torno dos testes que Rossi tem vindo a fazer na Formula 1 com a Ferrari.
Esta miniatura do Peugeot 206 WRC de Rossi pertence à colecção referida mas só foi enviada, como oferta, para quem a assinou. A sua qualidade é bastante superior à qualidade das miniaturas da colecção: tem o interior decorado (publicidade nos bancos e rollbars mas faltam os cintos) e vem com as “palas” nas rodas.
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2002
Foi no Rali da Nova Zelândia que se decidiram os títulos do mundial. Assim a três provas do final do campeonato, Marcus Gronholm (finlandês) e a Peugeot não deixaram fugir a oportunidade de conquistarem os títulos. Gronholm sagrou-se virtual campeão com uma vitória numa prova em que o finlandês mostrou a razão de ter sido o melhor do ano, dominado o rali. O seu colega de equipa e compatriota, Harri Rovampera, terminou em segundo lugar, o que deu à Peugeot o título de marcas. O terceiro lugar foi para Tommi Makinen (finlandês) num Subaru Impreza WRC.
Já com o título conquistado, Marcus Gronholm voltou a vencer no Rali da Austrália, o que confirmou ainda mais a sua vitória no campeonato. Rovampera foi novamente o segundo. Foi a nona dobradinha da Peugeot neste campeonato! As vitórias da Peugeot neste ano foram sempre com dobradinhas. Impressionante. O terceiro classificado foi Peter Soberg (norueguês) no Subaru Impreza WRC.
O RAC serviu para cumprir o calendário. Esteve muito perto outra vitória de Gronholm mas um erro do finlandês deitou por terra as pretensões do piloto de terminar o campeonato com novo triunfo e igualar o recorde de Didier Auriol de seis vitórias num ano. Deste modo foi Peter Solberg (Subaru) quem acabou por vencer o RAC o que significou para o norueguês a sua primeira vitória no mundial. O estónio Markko Martin ficou em segundo lugar e Carlos Sainz (espanhol) foi o terceiro, ambos em Ford Focus WRC.
O Mundial de Pilotos terminou com Gronholm em primeiro com 77 pontos (5 vitórias), conquistando o seu segundo título. A Peugeot venceu o campeonato de marcas com 165 pontos (9 vitórias).
3 comentários:
Esse mascote da Michelin deixa qualquer carro muito simpático!! !!
LIndissimo modelo para mim um dos mais bonitos dessa colecção.
Destaca-se ainda mais por ter sido pilotado por Valentino Rossi
JB
Não foi intencional mas hoje falo sobre...206 WRC.
Excelente miniatura do Rossi
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