08 novembro 2008

Aston Martin DBR9 - P. Lamy - S. Ortelli - S. Sarrazin (24 Horas de Le Mans de 2006)



Esta miniatura pertence à colecção Lendas de Le Mans.
Em 2006 a equipa, da qual o piloto português Pedro Lamy fazia parte, esteve muito perto de conseguir a vitória na categoria de GT1 das 24 Horas de Le Mans. Os outros dois pilotos eram Stéphane Ortelli e Stephane Sarrazin. O carro era o Aston Martin DBR9, cuja miniatura hoje apresento.
Com efeito, esta equipa (Lamy, Ortelli e Sarrazin) esteve durante muito tempo na prova em luta pela vitória na categoria de GT1 mas um problema na embraiagem do DBR9 forçou uma paragem nas boxes que deitou por terra todo o esforço efectuado até aí pelos três pilotos. Posteriormente tiveram mais um contratempo que impediu a equipa de alcançar uma melhor posição, tendo de se contentar com o 5º lugar na categoria GT1.
Como nota, refiro que a vitória foi para o Audi R10 TDI de Franck Biela, Marco Werner e Emanuelle Pirro. Mas pouca gente se deverá lembrar que em segundo lugar ficou um Pescarolo C60 Hybrid que tinha como um dos pilotos, nada mais nada menos que Sebastian Loeb, o actual penta campeão de ralis! Loeb já tinha participado em Le Mans no ano anterior tendo abandonado a prova. A Aston Martin apresentou em 2003 o modelo DB9 e foi com base neste que construiu o Aston Martin DBR9 para a categoria de GT1. O motor era um 12 cilindros em “V” de 5935 cc. Debitava 600 cv de potência máxima e dispunha de uma caixa sequencial de 6 velocidades.
No final de 2004 aconteceu a apresentação oficial do DBR9. Praticamente desde as primeiras corridas, o Aston Martin DBR9 revelou-se um carro vencedor. No ano de 2005 a Aston Martin regressa novamente às 24 Horas de Le Mans. A sua última participação tinha acontecido em meados de 1960. Neste regresso a Le Mans, a preparação do Aston Martin DBR9 esteve a cargo da Prodrive e de David Richards. Mas neste regresso o objectivo da Aston Martin não era a vitória absoluta em Le Mans mas sim vencer na categoria GT1. A prova de Le Mans em 2005 serviu para a equipa da Aston Martin adquirir experiência apesar de um dos seus carros (o de Lamy) ter sido obrigado a abandonar com falta de combustível quando faltavam pouco mais de duas horas para o fim da prova. Para quem pretender ler um pouco sobre a história da Aston Martin aconselho a consulta do post sobre o Aston Martin DBR1.

11 comentários:

Fleetmaster disse...

Lindo carro. Um dos mais bonitos carros de turismo na minha opinião. Junto com as FErraris e Porsche é claro !

Abraços

JB disse...

Mais um belo modelo se não me engano o numero 1 dessa colecção
Não lhe falta quse nada no exterior no interior não está nada mal.
JB

PGAV disse...

OLá José!

Espero que esteja tudo bem contigo!

Uma das minhas marcas de sonho! Apesar do meu modelo de eleição ser o V8 vantage!

Os aston martin's são sempre lindissimos mesmo com design racing!

José aqui em sigilo LOL, vou ter muito em breve 2 reliquias... espero! Uma dessas duas é da minichamps e foi lançada em 1996, ou seja é rara a dar cum pau, nem sei como dei com ela... estou mortinho! LOL

com estas duas vou completar 20 anos de história do automovel dos meus sonhos...

Abraço rapaz!

Tohmé disse...

Olá José. Esse carro é maravilhoso, principalmente na sua tradicional cor verde.
Grande abraço aqui do Brasil.

José António disse...

Obrigado a todos pela vossa visita e comentários.

JB, sim era o primeiro fasciculo. Apenas comprei esse desta colecção... infelizmente teve que ser... o orçamento não dá mais...lol

Tohmé, o verde é a cor oficial da Aston Martin. Foi a maneira de homenagear os feitos alcançados pela marca.

Pedro, vou ficar à espera das tuas novidades... que são sempre espectaculares.

Cumprimentos a todos

RM Style disse...

Como sabes o tema Le Mans é um dos meus preferidos.
Esta semana, depois do artigo sobre o Fernando Pinto da Bizarre, mostrarei mais miniaturas de Le Mans mas para a semana o tema será motos de competição.
Um abraço
RM

Anónimo disse...

Caro José António, gostaria de agradecer a sua gentileza de colocar o link do meu blog em sua formidável página. Um grande abraço e muito obrigado. Maninho. www.maninhodesenhos.blogspot.com

Peter J disse...

O Pedro é um grande piloto e Aston uma grande marca e por sinal cada vez mais agradável aos olhos...
Este também faz parte da minha prateleira, assim como todos os Porsche desta colecção!

PGAV disse...

Olá José,

Amigo, já tenho uma daquelas escaldantes, mas como ainda falta uma, deverá estar por cá amanha publicarei as duas ao mesmo tempo... Bem duas não, quatro, mas escaldantes são mesmo duas...

É que uma delas é mesmo mesmo rara...

Abraço

Pedro

JB disse...

Alguem sabe onde posso arrajar um Datsun 1300 ou um Datsun 1600 sem ser pela internet
JB

De Gennaro Motors disse...

lindo ASton MArtin...tive a oportunidade de ver um dessa aqui no BRasil nas MIl MIlhas de 2006

abraço, De Genanro Motors