Esta miniatura pertence à colecção Os Nossos Campeões de Ralis.
Num post anterior já falei sobre este Ford: o Ford Sierra RS Cosworth 4x4 de François Delecour de 1991.
Hoje volto a postar um Ford Sierra RS Cosworth 4x4 mas de um piloto nacional: Fernando Peres. A diferença entre estes dois Sierra reside no facto de o Sierra de Delecour pertencer ao Grupo A, enquanto o Sierra de Peres pertencia ao Grupo N (reservado a carros de Produção).
Basicamente a diferença entre estas duas categorias (Grupo A e Grupo N) está no facto de que os carros do Grupo N (Produção) são os mais parecidos em relação aos modelos de série, isto é, as modificações são mínimas e são necessárias 5.000 unidades para homologação. Enquanto no Grupo A são permitidas modificações mais profundas e são necessárias 2.500 unidades para homologação. Por exemplo: a suspensão pode ser modificada assim como quase toda a parte mecânica do carro. Em 1997 surgiu a classe WRC que derivava do Grupo A.
Esta miniatura, como disse em cima, representa o Ford Sierra RS Cosworth 4x4 que Fernando Peres utilizou no Rali de Portugal de 1992.
Fernando Peres encarou o Rali de Portugal de 1992 de uma forma muito pragmática, o objectivo principal era terminar o rali. Compreendendo bem, desde o inicio, que a concorrência (principalmente dos pilotos estrangeiros) no Grupo N era superior, Peres decidiu arriscar o menos possível e contar com os erros dos adversários. E assim foi. O piloto argentino Carlos Ménen era o favorito no Grupo N com o Lancia Delta HF Integrale e naturalmente impôs-se à restante concorrência. Mas se a vitória do argentino foi incontestada também a estratégia de Fernando Peres lhe deu a segunda posição no Grupo N. Efectivamente, Peres soube aproveitar os erros e azares da concorrência no Grupo N: o piloto espanhol Fernando Capdevilla (Ford Sierra RS Cosworth 4x4) teve problemas mecânicos e acabou em 15º da geral (5º do Grupo N), o belga Gregoire De Mévius (Nissan Sunny) cometeu um erro e terminou em 13º da geral (3º do Grupo N). Fernando Peres terminou na 12ª posição geral e ficou em 2º no Grupo N, o que lhe rendeu preciosos pontos para o nacional de ralis. Entre os portugueses, Fernando Peres apenas foi o quarto melhor, atrás de Joaquim Santos (Toyota Celica), José Miguel (Ford Sierra) e Carlos Bica (Lancia Delta) todos com carros do Grupo A.
Ah…, a vitória final coube a Juha Kankkunen (finalndês) num Lancia Delta.
Fernando Peres nasceu a 12 de Março de 1965 no Porto (?). Peres foi Campeão Nacional do Grupo N em 1991 e 1992 com o Ford Sierra RS Cosworth 4x4. Em 1994 vence pela primeira vez o Nacional de Ralis com o Ford Escort RS Cosworth, título que mantém nos dois anos seguintes, sempre com o Escort. O tri-campeão nacional só volta a vencer um título em 2004, novamente no Grupo N com o Mitsubishi Lancer Evo 7. No Rali de Portugal, a sua melhor classificação foi o 5º lugar conseguida em 1994 com o Ford Escort RS Cosworth. Outras vitórias internacionais em ralis portugueses que pertencem ao Europeu de Ralis: em 1996 venceu o Rali da Madeira (Ford Escort RS Cosworth); em 1998 venceu o Rali dos Açores (Ford Escort WRC); em 2003, 2004 e 2005 venceu o Rali Sata Açores nos seguintes carros: Ford Escort RS Cosworth, Mitsubishi Lancer Evo 7 e Evo 8, respectivamente. Em 2004 termina o Campeonato Europeu de Ralis (Divisão Oeste) na 2ª posição. Actualmente, embora não tenha a certeza, julgo que ainda participa nos ralis…
Num post anterior já falei sobre este Ford: o Ford Sierra RS Cosworth 4x4 de François Delecour de 1991.
Hoje volto a postar um Ford Sierra RS Cosworth 4x4 mas de um piloto nacional: Fernando Peres. A diferença entre estes dois Sierra reside no facto de o Sierra de Delecour pertencer ao Grupo A, enquanto o Sierra de Peres pertencia ao Grupo N (reservado a carros de Produção).
Basicamente a diferença entre estas duas categorias (Grupo A e Grupo N) está no facto de que os carros do Grupo N (Produção) são os mais parecidos em relação aos modelos de série, isto é, as modificações são mínimas e são necessárias 5.000 unidades para homologação. Enquanto no Grupo A são permitidas modificações mais profundas e são necessárias 2.500 unidades para homologação. Por exemplo: a suspensão pode ser modificada assim como quase toda a parte mecânica do carro. Em 1997 surgiu a classe WRC que derivava do Grupo A.
Esta miniatura, como disse em cima, representa o Ford Sierra RS Cosworth 4x4 que Fernando Peres utilizou no Rali de Portugal de 1992.
Fernando Peres encarou o Rali de Portugal de 1992 de uma forma muito pragmática, o objectivo principal era terminar o rali. Compreendendo bem, desde o inicio, que a concorrência (principalmente dos pilotos estrangeiros) no Grupo N era superior, Peres decidiu arriscar o menos possível e contar com os erros dos adversários. E assim foi. O piloto argentino Carlos Ménen era o favorito no Grupo N com o Lancia Delta HF Integrale e naturalmente impôs-se à restante concorrência. Mas se a vitória do argentino foi incontestada também a estratégia de Fernando Peres lhe deu a segunda posição no Grupo N. Efectivamente, Peres soube aproveitar os erros e azares da concorrência no Grupo N: o piloto espanhol Fernando Capdevilla (Ford Sierra RS Cosworth 4x4) teve problemas mecânicos e acabou em 15º da geral (5º do Grupo N), o belga Gregoire De Mévius (Nissan Sunny) cometeu um erro e terminou em 13º da geral (3º do Grupo N). Fernando Peres terminou na 12ª posição geral e ficou em 2º no Grupo N, o que lhe rendeu preciosos pontos para o nacional de ralis. Entre os portugueses, Fernando Peres apenas foi o quarto melhor, atrás de Joaquim Santos (Toyota Celica), José Miguel (Ford Sierra) e Carlos Bica (Lancia Delta) todos com carros do Grupo A.
Ah…, a vitória final coube a Juha Kankkunen (finalndês) num Lancia Delta.
Fernando Peres nasceu a 12 de Março de 1965 no Porto (?). Peres foi Campeão Nacional do Grupo N em 1991 e 1992 com o Ford Sierra RS Cosworth 4x4. Em 1994 vence pela primeira vez o Nacional de Ralis com o Ford Escort RS Cosworth, título que mantém nos dois anos seguintes, sempre com o Escort. O tri-campeão nacional só volta a vencer um título em 2004, novamente no Grupo N com o Mitsubishi Lancer Evo 7. No Rali de Portugal, a sua melhor classificação foi o 5º lugar conseguida em 1994 com o Ford Escort RS Cosworth. Outras vitórias internacionais em ralis portugueses que pertencem ao Europeu de Ralis: em 1996 venceu o Rali da Madeira (Ford Escort RS Cosworth); em 1998 venceu o Rali dos Açores (Ford Escort WRC); em 2003, 2004 e 2005 venceu o Rali Sata Açores nos seguintes carros: Ford Escort RS Cosworth, Mitsubishi Lancer Evo 7 e Evo 8, respectivamente. Em 2004 termina o Campeonato Europeu de Ralis (Divisão Oeste) na 2ª posição. Actualmente, embora não tenha a certeza, julgo que ainda participa nos ralis…
4 comentários:
Feliz Natal também, José. Para todos os Portugueses ...
Caro José,
Desta vez visito-o para lhe desejar um Grande e Feliz Natal e caso não haja comunicação entre nós antes do Final de Ano, Desejo-lhe também que o ano de 2008 lhe traga muita saúde, e claro trabalho, porque sem ele não há miniaturas LOLOLOL
Um grande Abraço do amigo coleccionador Pedro!!!
"Cada pessoa que passa pela nossa vida passa sozinha, mas não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós." Charlie Chaplin
Feliz Natal
Muito obrigado pelos cumprimentos natalinos, José! Nós também lhes desejamos os melhores votos de saúde e prosperidade para 2008 (e sempre!).
Espero que Papai Noel tenha te presenteado com um belo carrinho 1/43, hehehe...
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