20 dezembro 2011

Subaru Impreza WRX STI - O. Burri - S. Rey (Rali de Monte Carlo de 2010)

Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 63.
Sempre que se fala na Subaru quase que imediatamente nos lembramos do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), e de pilotos como Colin McRae (escocês), Richard Burns (inglês) e Petter Solberg (norueguês), campeões com a marca japonesa, entre outros. Para além da principal categoria dos ralis, a Subaru também esteve envolvida noutras categorias, ditas inferiores, dos ralis como o Grupo N. A miniatura apresentada representa um desses modelos, o Subaru Impreza WRX STI de Olivier Burri (suíço) no Rali de Monte Carlo de 2010, que correu na categoria do Grupo N.
O Subaru Impreza WRX STI utiliza uma carroçaria completamente diferente do que tinha sido utilizado até então pela marca nipónica: esta alteração aconteceu em 2008 e foi o facto de anteriormente se utilizar uma carroçaria de três volumes e agora a base utiliza uma carroçaria de dois volumes. Verificaram-se outras alterações, como por exemplo a suspensão traseira ser agora multilink abandonando a McPherson.
Foram introduzidas ajudas electrónicas à condução, nomeadamente um repartidor de binário automático ou seleccionável pelo piloto. In fascículo nº63. O motor de 2 litros turbo debitava 308 cv às 6400 rpm. A caixa era de 6 velocidades sequenciais; a transmissão utilizava diferenciais autoblocantes e diferencial central variável. O Subaru Impreza WRX STI pesava 1275 kg.
A 78ª edição do Rali de Monte Carlo (2010) não contou para o WRC, contudo foi a primeira prova do Intercontinental Rally Challenge (IRC). Olivier Burri disputou o rali monegasco tendo como rival pela vitória no Grupo N o piloto checo Vojtech Stajf, também com um Subaru Impreza da equipa de Tommi Makinen. Stajf assumiu a liderança no início do rali mas acabou por ter de abandonar devido a um furo na sequência do qual alguns pedaços de borracha do pneu danificaram a instalação eléctrica do carro. In fascículo nº 63. Olivier Burri aproveitou os problemas de Stajf e venceu o Grupo N, ficando no 13º lugar da classificação geral. A vitória foi para o piloto finlandês Mikko Hirvonen ao volante de um Ford Fiesta S2000. Julgo que Hirvonen participou nesta edição do Monte Carlo apenas com a finalidade de testar o Fiesta visto que no ano seguinte seria este o modelo da Ford a utilizar, embora na versão WRC. Como tal, foi a única aparição de Hirvonen no campeonato do IRC neste ano de 2010. O campeão do IRC de 2010 foi o finlandês Juho Hänninen, que ao volante do Skoda Fabia S2000 venceu 3 ralis (80 pontos).

5 comentários:

CaboReyes disse...

Aquí salieron muchos autos de rally de los coleccionables de Altaya, incluso de un mismo modelo salen diferentes versiones y al final uno termina conociéndolos todos...

Pero a éste no lo había visto NUNCA.

Impresiona en sus detalles, sobre todo en ópticas y faros que se los nota de mejor calidad respecto a la coleccion anterior de rally.

Y las líneas de éste Subaru son muy interesantes realmente.

Juanh disse...

José, ¡al fin un Impreza diferente! Los acostumbrados Impreza que aquí ha sacado Altaya han logrado que nos cansemos de ver este modelo; para colmo, todos azules y con la publicidad (encubierta) de 555.
Éste que mostrás vos es muy diferente, así que lo disfruto mucho.
Abrazos!

José António disse...

CaboReyes e Juanh,
Obrigado pela vossa visita. Concordo com os vossos comentários. Por vezes é "refrescante" vermos miniaturas de modelos diferentes, principalmente quando estamos habituados a ver sempre os mesmos de uma determinada marca, que neste caso é a Subaru.

Grande abraço
José
Feliz Natal

JDMike's Diecast Site disse...

Great Scooby rally car Jose! :-) Feliz Navidad y un próspero Año Nuevo!

PGAV disse...

Olá caro amigo!

Venho para te desejar umas boas festas. Um Santo Natal!! E um 2012 cheio de coisas boas!!!
Muitas minis!!! LOL

Abraço
Pedro