Já apresentei aqui no 4 Rodinhas uma miniatura do Talbot Sunbeam Lotus, na altura a versão do Rali do Brasil de 1981 aonde alcançou o segundo lugar. A miniatura de hoje é novamente o Talbot Sunbeam Lotus e novamente com os franceses Guy Fréquelin e o seu co-piloto Jean Todt no Rali de Monte Carlo de 1981. No Rali do Brasil ficaram em segundo lugar e no Rali de Monte Carlo, na abertura do campeonato de 1981, esta equipa também terminou a prova na segunda posição atrás do Renault 5 Turbo de Jean Ragnotti (francês).
O grande conquista que este pequeno carro de competição foi a vitória no campeonato de construtores de 1981, com apenas uma vitória no Rali da Argentina e vários segundos lugares (Monte Carlo, Portugal, Córsega, Brasil e San Remo). O finlandês Ari Vatanen, num Ford Escort, sagrava-se Campeão do Mundo em 1981.
O Talbot Sunbeam Lotus, que teve influência de Colin Chapman na sua preparação, utilizava um motor Lotus de duas árvores de cames à cabeça com quatro válvulas por cilindro. A cilindrada era de 2174 cc e debitava 240 cv de potência às 7000 rpm. A caixa de velocidades era manual da ZF com 5 velocidades.
O Talbot Sunbeam Lotus esteve em competição durante dois anos (1980 e 1981), venceu apenas dois ralis (RAC de 1980 pelo finlandês Henri Toivonen e Argentina de 1981 por Fréquelin) e venceu surpreendentemente o campeonato de construtores de 1981. O facto da Talbot pertencer à Peugeot, permitu a que Jean Todt, quando se retirou da competição como co-piloto, passasse a dirigir o projecto da Peugeot para o Grupo B, obtendo os resultados que todos nós já conhecemos.
Em relação à miniatura do Talbot anteriormente apresentada, a que hoje vos trago revela-nos algumas melhorias, nomeadamente a antena no tejadilho, no interior (com cintos nos bancos e manómetros) e alguns pormenores ao nível nos farolins traseiros que estão agora mais detalhados do que a anterior miniatura.
4 comentários:
Siempre se dijo que Talbot fué la marca por medio de la cual Peugeot hacía sus experimentos, deja que pensar ya que a posterior de éste auto llegó el 205, de volúmenes muy similares...
Já não vinha cá há bastante tempo pois naverdade estive um pouco afastado deste tema. Voltei novamente com a nova colecção da Altaya que coçou com o Citroen de Solberg.
Parabens pelo Talbot
Um abraço
RM
Amigos, obrigado pela visita e comentários.
Grande abraço
Bom dia Jose Antonio,
Tudo bem? Eu gostaria de convidar voce a participar de uma promoção que estamos organizando junto ao site carpointnews.com.br e concorrer a uma camiseta da Ferrari:
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O Site/blog CARPOINT NEWS, com o apoio do site Seguroauto.org está sorteando uma camiseta Polo da Ferrari com os leitores que deixarem no espaço de comentários deste texto, a sua opinião sobre seguros de automóveis no Brasil. Qual é a sua seguradora? Ela já te deixou na mão ou ela acabou sendo muito importante no momento em que você precisou? Você está satisfeito com a sua escolha? Ela oferece algum diferencial de mercado que deixa você bem satisfeito? Responda qualquer uma destas perguntas e você já estará concorrendo!
Um abraço,
Guilherme Da Luz
Enviar um comentário