15 janeiro 2011

Citroen C2 S1600 - D. Sordo - M. Marti (Rali de Monte Carlo de 2005)



Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. nº 31).Anteriormente já falei e apresentei algumas miniaturas do Citroen C2 Super 1600; hoje volto a colocar aqui no 4Rodinhas uma miniatura do Citroen C2, de Daniel Sordo (espanhol) no Rali de Monte Carlo de 2005, precisamente o colega de equipa de Kris Meeke (britânico), cuja miniatura apresentei aqui.
O Citroen C2 Super 1600 JWRC dispunha de tracção dianteira, com um motor de 4 cilindros em linha, com 1587 cc de cilindrada, que debitava 230 cv de potência às 8500 rpm. O motor do C2 estava montado em posição transversal dianteira e utilizava uma caixa de seis velocidades.
O piloto espanhol Daniel Sordo apresentou-se no Rali de Monte Carlo de 2005, apadrinhado por Carlos Sainz (espanhol), enquanto o seu colega de equipa, Kris Meeke, era apadrinhado por Colin McRae (escocês). Ambos pilotavam para a equipa oficial da Citroen que iria disputar o Campeonato do Mundo de JWRC. O grande adversário que tinha pela frente era o campeão da categoria o sueco Per-Gunnar Andersson, ao volante de um Suzuki Ignis. No início do rali, Andersson impôs o ritmo e liderou a prova. Posteriormente, o italiano Mirco Baldacci num Fiat Punto S1600 surpreendeu e assumiu a liderança. Entretanto Daniel Sordo teve alguns problemas nos travões, atrasando-se e viu a sua tarefa ficar mais complicada, caindo para o 10º lugar no final da primeira etapa; enquanto Andersson (Suzuki) era nesta altura o líder dos JWRC, seguido do seu colega de equipa Kosti Katajamki. Na segunda etapa, uma saída de estrada de Andersson, permitiu a Katajamaki assumir a liderança, seguido de Meeke (Citroen). Na última etapa, Meeke conquista o primeiro lugar enquanto o seu colega, Daniel Sordo, continuava a subir na classifica após o atraso inicial. Kris Meeke acabou por vencer o rali monegasco na categoria (11º da classificação geral) e Daniel Sordo terminou a prova no 4º lugar da classificação dos JWRC (15º da classificação geral). Ao longo do campeonato JWRC, Daniel Sordo conseguiu resultados muito melhores do que o registou no Monte Carlo, vencendo por 4 vezes (Itália, Finlâdia, Alemanha e Catalunha) em 8 provas e acabou por se sagrar campeão na categoria JWRC com 53 pontos, sucedendo a Per-Gunnar Anderson.

6 comentários:

manuel disse...

Qué bonito es el pequeño de Citroën.

Fleetmaster disse...

Lindo carro ! Parabens !

PGAV disse...

Olá caro José!

Espero que esteja tudo bem contigo!

Bem depois da aventura do website, resolvi agora remodelar a pouco e pouco o meu blog! Estive para o apagar, ainda pensei em deixa-lo sempre como estava, mas depois de reflectir um pouco e pensar de novo que já o tenho desde 2006 resolvi muda-lo! Já começei! Ainda ando a experimentar umas cosias! Mas as fotos ficarão assim, dá outro ar. No entanto estou a prever mudar de novo o nome mas assim que o tive digo-te ok, para depois poderes modificar no teu blog ok!

Se lhe deres uma vista de olhos diz!! Mas ainda está estranho...

Vai demorar algum tempo, mas como não vou por nada de html, e como as novas ferramentas do blog são giras vou tentar ser rápido!

Abraço

Pedro

José António disse...

Manuel e Fleetmaster: agradeço as vossas visitas e comentários.

José António disse...

PGAV, acho que fazes bem em manter o blog. É uma boa maneira, mais fácil, de trocarmos ideias.
Ficarei, então, à espera de que venham as tuas novidades.

Grande abraço

PGAV disse...

Olá José!

O meu blog já está a tomar forma... Já tem novo nome mas ainda não actualizei o endereço! Assim que o fizer envio-te ok! No entanto penso que vai ficar mais ou menos como já está! Tenho de acrescentar mais uns 40 modelos que tenho de novidades que não pus no blog, e estou a acertar fotos, posts titulos textos etc etc!

Abraço

Pedro