30 junho 2010

Ford Focus WRC - M. Gronholm (Rali de Portugal de 2008)



Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos.
Tal como a anterior miniatura do Citroen, esta também foi uma das ofertas pela assinatura da colecção.
A miniatura é uma representação do Ford Focus WRC mas desta vez trata-se do carro que fez a abertura dos troços do Rali de Portugal de 2008. Ao volante do carro “0” estava o piloto finlandês Marcus Gronholm (Campeão do Mundo de Ralis de 2000 e 2002). Marcus Gronholm tinha terminado a sua carreira no ano anterior e surgia como cabeça de cartaz no Rali de Portugal de 2008 mas não era o único nome sonante na prova, que na lista de inscritos contava com pilotos como Didier Auriol (francês, Campeão do Mundo de Ralis em 1994) ao volante de uma Abarth Grande Punto, François Duval (belga) também num Abarth Grande Punto, Manfred Sthol (austríaco) em Peugeot 207 e Juho Hanninen (finlandês) num Mitsubishi EVO IX.
O Rali de Portugal de 2008 surgia integrado no IRC (Intercontinental Rally Challenge) e disputava-se no Algarve entre os dias 8 e 10 de Maio. A prova portuguesa integrava o sistema de rotatividade de provas definido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e como tal não fazia parte do WRC nesse ano; no ano seguinte o Rali de Portugal regressaria ao calendário do mundial.
A vitória foi para a equipa italiana Luca Rossetti e Matteo Chiarcossi, em Peugeot 207 S2000. A segunda posição ficou na posse de Jan Kopecky e Petr Stary, também em Peugeot 207 S2000. Para completar o pódio, totalmente Peugeot, o terceiro luagar foi para Nicolas Vouilloz, que era um dos candidatos à vitória. Vouilloz ainda lutou com Rossetti numa batalha ao segundo na primeira etapa. Ainda liderou o rali, mas no último dia decidiu por levantar o pé na última especial do dia, optando por uma táctica mais defensiva e deixando para Rossetti o facto de ser o primeiro na estrada. Contudo Vouilloz não foi feliz nesta estratégia: acabou por ser batido, perdeu muito tempo para o rival Rossetti e viu François Duval retirar-lhe a segunda posição. Na tentativa de recuperar o tempo perdido, Vouilloz atacou a fundo mas um furo retirou-lhe qualquer esperança de ainda lutar pela vitória e perdeu mais algumas posições. No entanto ainda foi a tempo de recuperar duas posições a Hanninen e Auriol, subindo ao último lugar do pódio. O melhor português foi Bruno Magalhães num Peugeot 207 S2000, que terminou na sexta posição final. Fonte http://quimrally.blogspot.com/2008/05/rossetti-triunfa-no-rali-de-portugal.html
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2008
No inicio de Novembro disputou-se o Rali do Japão com a questão dos títulos ainda por resolver, se bem que no caso dos pilotos quase ninguém acreditava que o título pudesse fugir a Sébastien Loeb (francês). Apenas os homens da Ford tinham esperança de ainda impedir a conquista do francês da Citroen, embora as hipóteses de Mikko Hirvonnen (finlandês) fossem remotas: seria necessário vencer e esperar que Loeb não fosse além do quarto lugar para que este não se sagrasse campeão na prova japonesa. Uma parte desse pressuposto foi conseguido com a vitória de Mikko Hirvonnen, sendo seguido pelo seu colega de equipa Jari-Matti Latvala (finlandês), mas Loeb decidiu não colaborar e encerrou a questão do título ao ficar na terceira posição. Sébastien Loeb conquistava assim o seu quinto título de campeão (de 2004 a 2008).
Foi apenas no Rali de Gales, última prova do WRC, que a questão do título de construtores ficou resolvida: a Citroen venceu o rali e o campeonato. Loeb venceu pela décima primeira vez neste campeonato e deu o título à Citroen. Latvala (Ford) foi o segundo e Daniel Sordo (espanhol) foi o terceiro classificado. A Citroen reconquistava assim o título de construtores (191 pontos e 11 vitórias). A Ford, com 173 pontos e 4 vitórias, foi incapaz de manter o título conquistado em 2006 e 2007. Loeb terminou o campeonato com 122 pontos (11 vitórias) e Hirvonnen foi o segundo com 103 pontos (3 vitórias).

5 comentários:

JB disse...

Mais uma belissima miniatura.
Esta faz falta na minha colecção...

JB

RM Style disse...

Bela miniatura.Parabens.

José António disse...

Obrigado aos dois.
O interessante desta miniatura é o facto de ela ser o carro "0" que abria os troços do Rali de Portugal de 2008...

Abraço

Fleetmaster disse...

Show de carro !!!!

Parabens pela miniatura !!!

jean claude disse...

Essa série de rallie é realmente maravilhosa.
Uma bela miniatura este Focus!