07 junho 2010

Subaru Impreza WRC 07 - P. Solberg - P. Mills (Rali de Monte Carlo de 2008)

Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 19.
A Subaru iniciou o campeonato de 2008 com o Impreza WRC 07, carro que tinha sido estreado no Rali do México do ano anterior. As diferenças em relação ao Impreza WRC 06 eram várias: “novos travões, capot, frente e pára-choques redesenhados para uma melhor gestão do ar de refrigeração do motor. Com a mesma intenção, o radiador de água foi instalado numa posição mais baixa e o intercooler montado mais a trás, recebeu uma nova gestão electrónica e novas árvores de cames. Modificaram-se as suspensões para melhorar a geometria da direcção e ganhar tracção.In fascículo nº 19.
O Suabru Impreza WRC 07, com 1230 kg de peso, dispunha de um motor de 1994 cc com uma potência de 300 cv Às 5500 rpm. A estrutura era em monobloco de aço com célula de reforço. A tracção era integral, com diferencial central activo e caixa electrohidráulica sequencial de seis velocidades.
Apesar das melhorias do Impreza, a Subaru não voltou aos tempos áureos em que vencia com frequência e disputava os campeonatos.
Durante o campeonato de 2008 a equipa Subaru teve ao seu serviço os seguintes pilotos: o ex-campeão Petter Solberg (norueguês) e o australiano Chris Atkinson.
A miniatura apresentada é o Subaru Impreza WRC 07 de Petter Solberg no Rali de Monte Carlo de 2008. A prova monegasca não decorreu de forma favorável a Solberg, que se viu ultrapassado pelo seu colega de equipa, Atkinson, que terminou em terceiro lugar, ao passo que o norueguês teve que se contentar com a quinta posição final. O mesmo aconteceu no campeonato: Atkinson terminou a época na 5ª posição (50 pontos), tendo conseguido 5 pódios (2 segundos e 3 terceiros lugares), Solberg foi 6º (46 pontos) e apenas conseguiu um pódio (um segundo lugar). A Subaru viria a terminar o campeonato de construtores de 2008 na terceira posição, sem vitórias, e muito distante da Citroen e Ford.

Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2008
Os dois ralis seguintes, 6ª e 7ª prova do campeonato, tiveram como denominador comum os mesmos nomes: Sébastien Loeb e Citroen. Efectivamente, Loeb e a Citroen venceram os dois ralis o que significou a 4ª e 5ª vitória da temporada.
Deste modo o Rali da Italia, disputado na Sardenha, terminou com Loeb em primeiro, seguido dos dois Ford Focus de Mikko Hirvonen (finlandês) e Jari-Matti Latvala (finlandês). A Subaru terminou com os seus dois carros em 6º e 10º lugar, com Chris Atkinson a levar a melhor sobre Petter Solberg.
No Rali da Acrópole Sébastien Loeb venceu de forma tranquila e ganhou vantagem no campeonato visto que o seu rival na luta pelo título, Hirvonen, apenas terminou na terceira posição atrás de Petter Solberg. O piloto da Ford fazia na Grécia, com o segundo lugar, o melhor resultado que viria a obter ao longo de todo o campeonato. O outro Subaru, de Atkinson, sofreu problemas de suspensão e não terminou o rali, aliás a prova grega costuma ser bastante conhecida devido à sua dureza que causa bastantes problemas nas suspensões dos carros.
Após 7 ralis disputados o campeonato encontrava-se bastante disputado e a segunda metade da época prometia muita emoção. Loeb estava em primeiro lugar com 50 pontos e Hirvonen estava em segundo com 49 pontos; o finlandês fazia da regularidade a sua maior arma para contrapor às vitórias do francês da Citroen. No campeonato de construtores a situação era muito semelhante: a Ford (81 pontos) levava a dianteira com a Citroen (79 pontos) à distância de apenas 2 pontos.
(continua)

7 comentários:

interdomin disse...

Este también me gusta. No lo tengo mas lo buscaré.

JDMike's Diecast Site disse...

one of my favorite Subaru after the 22b, congrats on this beauty! I got mine from a seller in ebay with a problem on the side windows so i have to cut and replace them.

José António disse...

Obrigado pelo comentário, Interdomin. Boa sorte na busca... de certo que a encontrarás.

José António disse...

Thanks for visiting, JDMike.

Sorry about that. Did you know about the problem before or after you buy it in ebay?

RM Style disse...

Bela miniatura . Parabens

jean claude disse...

Outro belo exemplar de um carro maravilhoso!!!

José António disse...

RM e Jean,
obrigado pela vossa visita.

Grande abraço