05 maio 2009

Mitsubishi Lancer Evolution VI - P. Leal - L. Ramalho (Rali de Portugal de 2003)



Esta miniatura pertence à colecção Os Nossos Campeões de Ralis.
Num Rali de Portugal apenas de carácter nacional, Pedro Leal surgiu na prova de 2003 como um dos candidatos à vitória. O campeonato nacional não tinha iniciado da melhor forma, de modo que Pedro Leal contava com o Mitsubishi Lancer Evolution VI para bater o Citroen Saxo Kit Car de Armindo Araújo, que tinha vencido o Rali Casino da Póvoa do Varzim. Pedro Leal tinha desistido na Póvoa do Varzim mas tinha esperanças de poder recuperar no Rali de Portugal. No entanto Armindo Araújo mostrou-se intratável e nunca permitiu que os seus adversários pusessem em causa a sua liderança. Nem mesmo na segunda etapa, quando surgiu a lama o que favorecia os carros de tracção integral, Armindo Araújo deixou de dominar e controlar o Rali de Portugal. Assim Pedro Leal teve que lutar com Gustavo Louro, em Mitsubishi, pela segunda posição. E mesmo neste caso Pedro Leal esteve em desvantagem quase até ao final do rali, não fosse uma pedra que danificou o Mistubishi de Louro e Pedro Leal teria terminado na terceira posição. Pedro Leal acabou por ficar com a segunda posição, graças à desistência de Louro, mas atrás do Citroen Saxo Kit Car de Armindo Araújo. Ainda assim esta posição significou a vitória de Pedro Leal no Grupo de Produção. No final do campeonato nacional Pedro Leal não foi capaz de impedir que Armindo Araújo se sagrasse campeão nacional.
A miniatura representa o Mitsubishi Lancer Evolution VI de Pedro Leal no Rali de Portugal de 2003.
Uma curiosidade: o co-piloto de Pedro Leal era o Luís Ramalho e o co-piloto de Armindo Araújo era o Miguel Ramalho, julgo que serão irmãos, sendo que Luís Ramalho também é piloto, tendo já participado em ralis (Rali de Portugal de 1997) em que Miguel Ramalho foi o seu co-piloto.

7 comentários:

RM Style disse...

Excelente exemplar. Nunca tinha visto esta decoração

QM disse...

Uma vez mais uma excelente crónica.
Luís Ramalho e Miguel Ramalho são irmãos, sendo o primeiro um pouco mais velho. Curiosamente eles agora travam uma batalha interessante no campeonato nacional de TT - Luis Ramalho navegado o Carlos Sousa e o Miguel dá notas ao Miguel Barbosa (BMW X3). Nos ralis, o Luis Ramalho dita notas ao Francisco Barros Leite (Seat Leon FR), sendo que o principal rival na categoria Diesel é ... PEDRO LEAL.

José António disse...

Agradeço a vossa visita.

Quim, obrigado pelo válido contributo a este post. Ainda bem que o Quim é um especialista na matéria. Agora não só está esclarecida a minha dúvida como ainda acrescentou sobre a actual situação dos irmãos Ramalho no desporto automóvel. Obrigado.

Abraço

De Gennaro Motors disse...

NICE CAR !!!!!!!!

JB disse...

Uma das minhas preferidas tenho pena de a não ter...
JB

Anónimo disse...

Suas miniaturas são incríveis. Cada uma mais bonita do que a outra. Parabéns pela linda coleção. Um grande abraço. www.maninhodesenhos.blogspot.com

José António disse...

Maninho, obrigado pelo comentário... eu apenas junto as miniaturas, não as faço como é o seu caso...
Abraço