18 maio 2009

Ferrari 400 Superamerica (1960)

Esta miniatura pertence à colecção Ferrari – O Mito.
A colecção é composta por 20 miniaturas Ferrari, saiu aos sábados com os jornais Diário de Notícias e O Jogo. O texto que vou publicar foi retirado do fascículo nº 16 que acompanha a miniatura:

Modelo Ferrari 400 Superamerica – Ano 1960
A ideia de Enzo Ferrari era simples e genial: construir um GT muito espaçoso e com um porta-bagagens grande, mas propulsionado por um motor de um Formula 1. Daqui nasce, no Salão de Bruxelas de 1956, o Superamerica que, como queria justamente il Drake, sob um nariz muito comprido escondia o motor de F1 de 1951, posteriormente alterado para ter mais binário a baixos regimes e maior facilidade de utilização. A cilindrada podia atingir os 4900 cc, a potência máxima chegava aos 340 cv e a velocidade máxima superava os 260 km/h. O Ferrari 400 Superamerica é uma verdadeira raridade: só foram construídos 14 exemplares, ainda se a estes forem acrescentadas duas versões Sport com passo curto, carroçaria spider, ponte traseira de Dion e motor com 24 válvulas. Depois – ainda em 1956 – chega a segunda série do 410 Superamerica (7 exemplares), para de seguida chegar a terceira série (15 exemplares), que propõe diversas alterações na carroçaria, mas também – ao perfeito estilo Ferrari – importantes alterações mecânicas, com a adopção de um novo sistema de alimentação a cargo de três maxi carburadores Weber para obter uma potência máxima de 360 cv.

O Projecto Estilístico
Sob um nariz muito comprido o carro escondia o motor Ferrari F1 de 1951, posteriormente alterado para ter mais binário a baixos regimes e maior facilidade de utilização.
O nariz muito baixo servia para melhorar a penetração aerodinâmica: graças à cilindrada de 4900 cc e à potência de 340 cv este Ferrari podia assim superar os 260 km/h.
O pára-brisas era estranhamente de grandes dimensões: o objectivo era permitir aos clientes uma grande visibilidade em quaisquer condições de condução.
Poucos puderam sentar-se ao volante deste Ferrari: só foram fabricados 14 exemplares do 400 Superamerica, ainda se a estes foram acrescentadas duas versões Sport com passo reduzido. A estes somam-se os 7 exemplares da segunda série e os 15 da terceira.
In fascículo nº 16.

6 comentários:

JB disse...

Mais um belo modelo desta colecção
JB

RM Style disse...

Sem dúvida mais um digno exemplar de colecção.

De Gennaro Motors disse...

Nice car my friend !!!!!! hehehe

Anónimo disse...

Hey are you a professional journalist? This article is very well written, as compared to most other blogs i saw today….
anyhow thanks for the good read!

José António disse...

Thanks for your coment. No, i'm not a journalist. My articles are based on the text that comes with the models and with some resource in the net.

Anónimo disse...

Brim over I acquiesce in but I contemplate the post should have more info then it has.