Esta miniatura pertence à colecção Ferrari – O Mito.
A colecção é composta por 20 miniaturas Ferrari, saiu aos sábados com os jornais Diário de Notícias e O Jogo. O texto que vou publicar foi retirado do fascículo nº 16 que acompanha a miniatura:
Modelo Ferrari 400 Superamerica – Ano 1960
A ideia de Enzo Ferrari era simples e genial: construir um GT muito espaçoso e com um porta-bagagens grande, mas propulsionado por um motor de um Formula 1. Daqui nasce, no Salão de Bruxelas de 1956, o Superamerica que, como queria justamente il Drake, sob um nariz muito comprido escondia o motor de F1 de 1951, posteriormente alterado para ter mais binário a baixos regimes e maior facilidade de utilização. A cilindrada podia atingir os 4900 cc, a potência máxima chegava aos 340 cv e a velocidade máxima superava os 260 km/h. O Ferrari 400 Superamerica é uma verdadeira raridade: só foram construídos 14 exemplares, ainda se a estes forem acrescentadas duas versões Sport com passo curto, carroçaria spider, ponte traseira de Dion e motor com 24 válvulas. Depois – ainda em 1956 – chega a segunda série do 410 Superamerica (7 exemplares), para de seguida chegar a terceira série (15 exemplares), que propõe diversas alterações na carroçaria, mas também – ao perfeito estilo Ferrari – importantes alterações mecânicas, com a adopção de um novo sistema de alimentação a cargo de três maxi carburadores Weber para obter uma potência máxima de 360 cv.
O Projecto Estilístico
Sob um nariz muito comprido o carro escondia o motor Ferrari F1 de 1951, posteriormente alterado para ter mais binário a baixos regimes e maior facilidade de utilização.
O nariz muito baixo servia para melhorar a penetração aerodinâmica: graças à cilindrada de 4900 cc e à potência de 340 cv este Ferrari podia assim superar os 260 km/h.
O pára-brisas era estranhamente de grandes dimensões: o objectivo era permitir aos clientes uma grande visibilidade em quaisquer condições de condução.
Poucos puderam sentar-se ao volante deste Ferrari: só foram fabricados 14 exemplares do 400 Superamerica, ainda se a estes foram acrescentadas duas versões Sport com passo reduzido. A estes somam-se os 7 exemplares da segunda série e os 15 da terceira.
In fascículo nº 16.
A colecção é composta por 20 miniaturas Ferrari, saiu aos sábados com os jornais Diário de Notícias e O Jogo. O texto que vou publicar foi retirado do fascículo nº 16 que acompanha a miniatura:
Modelo Ferrari 400 Superamerica – Ano 1960
A ideia de Enzo Ferrari era simples e genial: construir um GT muito espaçoso e com um porta-bagagens grande, mas propulsionado por um motor de um Formula 1. Daqui nasce, no Salão de Bruxelas de 1956, o Superamerica que, como queria justamente il Drake, sob um nariz muito comprido escondia o motor de F1 de 1951, posteriormente alterado para ter mais binário a baixos regimes e maior facilidade de utilização. A cilindrada podia atingir os 4900 cc, a potência máxima chegava aos 340 cv e a velocidade máxima superava os 260 km/h. O Ferrari 400 Superamerica é uma verdadeira raridade: só foram construídos 14 exemplares, ainda se a estes forem acrescentadas duas versões Sport com passo curto, carroçaria spider, ponte traseira de Dion e motor com 24 válvulas. Depois – ainda em 1956 – chega a segunda série do 410 Superamerica (7 exemplares), para de seguida chegar a terceira série (15 exemplares), que propõe diversas alterações na carroçaria, mas também – ao perfeito estilo Ferrari – importantes alterações mecânicas, com a adopção de um novo sistema de alimentação a cargo de três maxi carburadores Weber para obter uma potência máxima de 360 cv.
O Projecto Estilístico
Sob um nariz muito comprido o carro escondia o motor Ferrari F1 de 1951, posteriormente alterado para ter mais binário a baixos regimes e maior facilidade de utilização.
O nariz muito baixo servia para melhorar a penetração aerodinâmica: graças à cilindrada de 4900 cc e à potência de 340 cv este Ferrari podia assim superar os 260 km/h.
O pára-brisas era estranhamente de grandes dimensões: o objectivo era permitir aos clientes uma grande visibilidade em quaisquer condições de condução.
Poucos puderam sentar-se ao volante deste Ferrari: só foram fabricados 14 exemplares do 400 Superamerica, ainda se a estes foram acrescentadas duas versões Sport com passo reduzido. A estes somam-se os 7 exemplares da segunda série e os 15 da terceira.
In fascículo nº 16.
6 comentários:
Mais um belo modelo desta colecção
JB
Sem dúvida mais um digno exemplar de colecção.
Nice car my friend !!!!!! hehehe
Hey are you a professional journalist? This article is very well written, as compared to most other blogs i saw today….
anyhow thanks for the good read!
Thanks for your coment. No, i'm not a journalist. My articles are based on the text that comes with the models and with some resource in the net.
Brim over I acquiesce in but I contemplate the post should have more info then it has.
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