19 janeiro 2009

Bridgestone Test Car - Damon Hill (1996)



Esta miniatura é da marca Onyx.
Damon Hill venceu o campeonato do mundo de Formula 1 em 1996 correndo pela Williams mas quando ainda faltavam algumas provas para o fim da temporada, Hill já sabia que não iria estar na Williams no ano seguinte para defender o título conquistado.
Surpreendentemente, ou talvez não, Damon Hill escolheu a Arrows para tentar defender o título. O que todos nós sabíamos era que não iria ter uma época de 1997 nada fácil… e talvez no seu íntimo, também Hill o sabia. E foi o que veio a suceder.
A Arrows, que era agora (em 1997) controlada por Tom Walkinshaw, ao contratar o campeão do mundo beneficiou com a publicidade que esse facto traria para a equipa ao qual aliou ainda o contrato com a Bridgestone, empresa japonesa de pneus que se estreava na Formula 1 nesse ano. Hill terá beneficiado com um contrato milionário. Mas os pneus e Hill não eram as únicas novidades na Arrows: o motor utilizado nesse ano seria o Yamaha.
A época de Damon Hill na Arrows foi realmente difícil. Um verdadeiro calvário, diria eu. Mas mesmo assim Hill teve o seu momento de glória… ou de quase glória. As quebras do Arrows A18 foram inúmeras ao longo do ano. Só para referir algumas: logo na primeira corrida do ano, na Austrália, Hill teve uma amostra daquilo que o esperava. Conseguiu qualificar-se “in extremis”, escapado por pouco à não qualificação que seria se tivesse falhado o tempo dentro do limite de 107% do pole-position. Mas o pior estava para vir. Na volta de aquecimento o cabo do acelerador partiu e Hill foi obrigado a desistir ainda a corrida não tinha começado. Posteriormente a este desastroso inicio de campeonato, as roturas mecânicas continuaram a suceder-se o que desmotivou de tal modo Damon Hill, ao ponto de o seu colega de equipa, o brasileiro Pedro Diniz, começar a ser mais rápido que Hill. Este facto desagradou Walkinshaw, que terá criticado publicamente Hill.
O momento de glória de Hill e da Arrows aconteceu no GP da Hungria. Na qualificação Damon Hill surpreendeu tudo e todos ao efectuar o terceiro tempo. Na corrida, Hill muito cedo chegou ao primeiro lugar, sendo seguido por Jacques Villeneuve (canadiano) e Michael Schumacher (alemão) que lutavam pelo campeonato. Durante a corrida Hill revelou-se sempre muito rápido e inacessível aos seus perseguidores. Muitos pensaram que a vitória de Hill era certa. Na última volta um problema na caixa de velocidades tirou a vitória a Hill e à Arrows. Villeneuve aproveitou e ultrapassou o seu ex-colega de equipa. Para Hill sobrou a fraca consolação do segundo lugar, quando a vitória esteve mesmo para acontecer. Tirando este momento, pode-se dizer que a prestação de Hill na Arrows se saldou por uma perda de tempo. No final da temporada, deixou a Arrows e asssinou pela Jordan.
Esta miniatura representa o teste da Bridgestone com Damon Hill em 1996. Como não está referenciado qual é a marca do carro, julgo que este seja o Arrows A18 que foi utilizado em 1997. A miniatura apresenta a decoração utilizada nos testes dos pneus Bridgestone. Durante a temporada o Arrows A18 utilizou uma decoração completamente diferente.
Editado a 23 de Janeiro de 2008.
Graças ao JB, leitor assíduo do Quatro Rodinhas, que me chamou à atenção de que este F1 afinal não é um Arrows e sim o Ligier JS41. Fica assim rectificado o meu erro, que poderia ter evitado se tenho efectuado uma pequena pesquisa. A confirmar aqui: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bridgestone_test_car_Ligier_JS41_Mugen.jpg
Obrigado JB por me ter chamado à atenção. Já agora aproveitem para visitar a colecção do JB, talvez por lá reconheçam algumas miniaturas com as quais brincaram na vossa infância. Uma pequena maravilha: JB Modelismo.

9 comentários:

JB disse...

Desconhecia por completo a existencia desta miniatura, gostei das jantes e dos promonores do piloto
JB

Anónimo disse...

Uau! Sensacional exemplar, parabéns!

Anónimo disse...

Obrigado a você José por mostrar essas maravilhas.
Abraços

José António disse...

Obrigado pelos vossos comentários.

JB, há muitas mais, eheheh, eu por vezes tb fico surpreendido com algumas miniaturas que desconheço.

Abraço

RM Style disse...

De facto também não conhecia esta versão Bridgstone.
Quero salientar que sempre que procuro informações sobre determinado modelo no Google acaba muitas vezes por vir ter aqui o que mostra o "peso" que este 4Rodinhas tem no panorama internacional , que é em português e fruto da paixão de alguém que todos conhecemos.
Um abraço de parabens.
Rui Marinho

Nota: Vou começar a por alguns Formulas no meu blog.

José António disse...

Obrigado Rui Marinho.
Há alturas em que não me sinto inspirado para elaborar o post da próxima miniatura mas por vezes recebemos algum comentário que me motiva a continuar.
Mais uma vez obrigado pelo incentivo.

Em relação a esta miniatura: o título do post é Bridgestone Test Car porque assim está na miniatura. Como digo no texto, julgo que seja um modelo da Arrows que foi utilizado na altura dos testes dos pneus japoneses.

Um abraço
José

JB disse...

José antonio este modelo não é um arrows mas sim um Ligier JS41 Mugen como pode ver na primeira pagina do pesquisador de imagens do google por: Bridgestone test car

JB

José António disse...

JB, agradeço o teu valioso contributo. Já está no texto.
É sempre bom termos leitores atentos que nos ajudam a enriquecer, e neste caso, a corrigir os nossos textos.
Obrigado!
José

JB disse...

É um prazer ajudar este fantastico blogue
JB