02 janeiro 2008

Ford T (1908)

Há alguns dias atrás, ainda antes do Natal, numa daquelas trocas de cumprimentos que fazemos nesta época, o Romário Jr., desejou aqui no Quatro Rodinhas o seguinte cumprimento “Espero que Papai Noel tenha te presenteado com um belo carrinho 1/43”. E o seu pedido foi satisfeito… eheheh! Assim este post vai ser sobre o Ford T que me foi oferecido pelo Natal e aproveito para tentar retribuir os links que o Romário Jr. tem feito no seu site a vários dos meus posts. O site do Romário Jr. chama-se Formula 1 Review e vale a pena ser explorado. No seu site vai abordando temas sobre a Formula 1 do passado e do presente de uma forma diferente e apelativa.

O Ford T foi um dos maiores best-sellers da história. Desde o início da sua produção, em 1908, e até 1927, venderam-se 15.007.033 unidades do Ford T. Um recorde que só foi batido 45 anos depois, em 1972, pelo Volkswagen Carocha!
A melhor maneira de descrever o Ford T será com as palavras do seu criador, Henry Ford, quando teve a ideia de construir um carro para todos: “Tem que ser suficientemente grande para transportar uma família, mas também suficientemente pequeno para que a sua condução e manutenção possam ser asseguradas por apenas uma única pessoa. Será construído com os melhores materiais e de acordo com o mais simples dos planos e sobretudo terá um preço tão baixo que qualquer pessoa o poderá comprar”. In revista Automagazine, nº 93, Fevereiro de 2000, pág. 45.
Foi também com o Ford T que Henry Ford aplicou a produção em série e que revolucionou todo o sector automóvel, transformando este modelo da Ford no primeiro carro a ser fabricado em série. Para se ter uma ideia da evolução que houve ao longo do processo produtivo do Ford T: a montagem de uma unidade do Ford T baixou das 12,5 iniciais para a uma hora e meia. Assim como o preço foi baixando desde os 530 euros iniciais até aos 260 euros. In revista Automagazine, nº 93, Fevereiro de 2000, pág. 46.
O Ford T manteve-se praticamente inalterado até ao fim da sua produção, com excepção de alguns pequenos detalhes. Entre 1915 e 1925, o Ford T apenas se fabricou na cor preta. O motivo: esta era a cor que demorava menos tempo a secar. Ficou célebre uma frase de Henry Ford a este respeito: “Nós fabricamos carros de todas as cores, desde seja em preto.” In wikipédia.
O Ford T vinha equipado com um motor de 2,8 litros e 20 cv, atingindo uma velocidade máxima de 70 km/h.
Eis a miniatura do Ford T, à escala 1:43 e fabricada pela Minichamps.

6 comentários:

PGAV disse...

Caro José!

Espero que tenha passado umas Boas Festas! Com saude, principalmente e junto dos que mais ama!

José esse seu Ford T está divinal! Já andei a procura de um mas ainda não comnsegui ve-lo a venda. Esse e um dos primeiros mercedes (ainda de patente apenas) da Ixo Models.

Caro José muito em breve colocarei 3 novidades no meu blog. Já as tenho comigo só falta publica-las! Uma delas vai adorar de ecrto...

Grande abraço, e pé direto em 2008!

Pedro

Anónimo disse...

Parabéns pelo presente, vemos que foste um bom menino no ano que passou, hahaha...

Você tem filho(s)? Imagino que é (seria) muito difícil manter a sua coleção íntegra com crianças ao redor.

Muito agradecido pela referência.

Fabio disse...

haha... a segunda frase do Ford é ótima!

Vim desejar Feliz Ano Novo no primeiro post de 2008!

Abraço

Keke Roseberg disse...

Feliz Ano Novo para todos! Caro amigo, com faço para encontrar uma miniatura deste carro especificamente. Parabéns pelo blog.

Saudações,
Keke Roseberg (não é meu apelido, é o meu nome mesmo! Só não é igual porque no cartório registraram meu nome "erradamente" RosEberg)

Williams FW08 - Marcar MiniChamps - 1982

Keke Rosberg foi campeão no ano em que eu nasci e meu pai (como podem notar) é um grande fã de fórmula 1

José António disse...

Keke Roseberg, grande homenagem que o seu pai fez ao campeão de 1982. Muito bom.

Como este Ford T foi oferta não lhe sei precisar onde possa adquirir mas se falar numa loja da especialidade talvez lhe consigam arranjar ou então sempre pode recorrer ao ebay que quase de certeza consegue lá encontrar...

Um bom ano de 2008 para si!

PGAV disse...

Caro José,

Esse seu Ford T... Está mesmo Lindo! LOL FOGO...

José publiquei agora mesmo as minhas últimas novidades, aquelas que já lhe tinha falado! São 4, mas não deverá tardar publicar mais 2...

Dê uma olhadela!

Grande abraço e boa semana!

Pedro