Durante
os campeonatos de 1984, 1985 e 1986 a McLaren utilizou o MP4/2, desenhado por
Jonh Barnard. Nesses três anos o MP4/2 foi sofrendo pequenas alterações, quer
para se aperfeiçoar o carro, quer para se adaptar às alterações exigidas pelo
regulamento, como por exemplo a redução do combustível permitido por corrida para
o ano de 1986 (passou de 220 litros em 1985 para 195 litros para 1986). O motor
utilizado era o TAG Porsche; em 1984 a McLaren usava os pneus Michelin tendo
passado a utilizar pneus Goodyear para os anos de 1985 e 1986. O McLaren MP4/2
manteve-se sempre bastante competitivo, o que permitiu que o MP4/2 torna-se num
dos carros mais vitoriosos da história da Formula 1.
McLaren MP4/2 de Niki Lauda em 1984 |
Miniatura da Minichamps à esc. 1/43
1984
– McLaren MP4/2
16
Grandes Prémios
Pilotos:
#7 - Alain Prost – 16 GP
#8
- Niki Lauda – 16 GP
12
vitórias (7 para Prost e 5 para Lauda)
3
pole-positions (todas de Prost)
8
melhores voltas (3 para Prost e 5 para Lauda)
18
podios (9 para Prost e 9 para Lauda)
Niki
Lauda - Campeão do Mundo de 1984
McLaren
- Campeã de Construtores de 1984
Miniatura da Minichamps à esc. 1/43 Miniatura da Solido à esc. 1/43
1985
– McLaren MP4/2B
16
Grandes Prémios
Pilotos:
#1 - Niki Lauda – 14 GP
#1 - Jonh Watson – 1 GP (substituiu Lauda no
GP da Europa)
#2 - Alain Prost – 16 GP
6
vitórias (1 para Lauda e 5 para Prost)
2
pole-positions (todas de Prost)
6
melhores voltas (1 para Lauda e 5 para Prost)
12
podios (1 para Lauda e 11 para Prost)
Alain
Prost - Campeão do Mundo de 1985
McLaren
- Campeã de Construtores de 1985
Miniatura da RBA à esc. 1/43 Miniatura da Minichamps à esc. 1/43
Esta miniatura é alusiva ao GP de Portugal de 1986
1986
– McLaren MP4/2C
16
Grandes Prémios
Pilotos: #1 - Alain Prost –
16 GP
#2 - Keke Rosberg –
16 GP
4
vitórias (todas de Prost)
2
pole-positions (1 para Prost e 1 para Rosberg)
2
melhores voltas (todas de Prost)
12
podios (11 para Prost e 1 para Rosberg)
Alain
Prost - Campeão do Mundo de 1986
McLaren
- vice-Campeã de Construtores de 1986
Ao
todo nesses 3 anos a McLaren participou em 48 GP tendo vencido 22 provas (16
para Prost e 6 para Lauda), obteve 7 pole-positions (6 para Prost e 1 para
Rosberg), 16 melhores voltas (10 para Prost e 6 para Lauda) e 42 podios (31
para Prost, 10 para Lauda e 1 para Rosberg). Venceu 3 Campeonatos de Pilotos e
2 de Construtores.
8 comentários:
Muy bueno la nueva presentación del blog José Antonio; y excelentes todos estos McLaren, tengo los de Prost de 1985 y 1986, ambos de Sólido.
Gran entrada amigo.
Abrazo!
Obrigado, Juanh.
Esta nova apresentação é a visualização dinamica do blogger mas não sei se a vou manter... tou a ter alguns problemas: para já fiquei sem a minha imagem do cabeçalho...
Acá el de 1985:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2015/10/304-mclaren-mp42b-tag-porsche.html
Abrazo!
Si, es bella pero algo problemática, ojalá lo soluciones amigo.
Abrazo!
Meu amigo, muito legal e interessante seu post. O Prost e o Lauda fizeram um arregaço na temporada de 1984.
Esses dados com certeza, lhe deram muito trabalho para pesquisar.
Bom, gostei!
Obrigado pela visita e comentário.
A pesquisa foi feita sem grande sacrifício uma vez que a F1 e as miniaturas são um gosto/hobbie que me dá prazer em "cultivar"... eheheh! Abraço.
Excellent collection of McLarens....very nice.
Thanks for visiting and comment, Motorsport Modeller.
Enviar um comentário