01 junho 2014

Spyker C8 Spyder GT2-R - J. Janis - M. Hezemens - J. Kane (24 Horas de Le Mans de 2007)



 
 
Esta miniatura pertence à colecção Velocidade & Resistência – Fasc. nº 4.
A marca Spyker remonta ao séc. XIX mais precisamente a 1880 quando dois irmãos holandeses, Jacobus e Hendrick-Jan Spijker, resolvem fundar a sua primeira sociedade em Hilversum. O nome Spijker foi adaptado para Spyker. A empresa inicialmente produzia atrelados mas posteriormente passou para a construção de carroçarias de automóveis. No final do século XIX conseguem a licença para produzir os automóveis Benz na Holanda. O objectivo era começar a produzir automóveis de marca própria e assim no inicio do século XX foi apresentado o primeiro Spyker. No Salão de Paris de 1903 a Spyker apresentou um modelo de quatro rodas motrizes e travões nas quatro rodas, sem dúvida um dos primeiros do género. Contudo a empresa viria a sofrer as consequências da bancarrota e fechou as portas em 1925.
No Salão de Londres de 2000 o nome Spyker voltou a reaparecer. A empresa de Victor Muller, um financeiro e coleccionador de automóveis, fundada em 2000 propôs-se a ajudar um amigo a criar um super carro holandês.
De carácter iminentemente desportivo a Spyker tem participações nas 24 Horas de Le Mans e chegou inclusive à Formula 1 em 2006. A Spyker comprou ainda antes do final da temporada de 2006 a equipa de F1 da Midland e participou no ano de 2007 no campeonato de F1. No final desse ano a Spyker vendeu a equipa à Force India que actualmente ainda existe na F1.
O Spyker C8 Spider GT2-R foi apresentado no Salão de Genebra de 2005. A versão de corrida utiliza o motor V8 atmosférico da marca Audi de 3800 cc com 600 cv de potência. A caixa de velocidades é da Hewland de seis velocidades sequenciais.
A miniatura apresentada representa o Spyker C8 Spyder GT2-R nas 24 Horas
de Le Mans de 2007. A equipa do Spyker # 86 era composta por 3 pilotos: Jarek Janis (checo), Mike Hezemans (holandês) e Johnny Kane (inglês).
A equipa Spyker Squadron, que participava na categoria GT2, tinha para além deste carro um segundo carro guiado pelos pilotos Andrea Bellichi (italiano), Andrea Chiesa (suíço) e Alex Caffi (italiano). Infelizmente para a marca nem um nem o outro carro conseguiram terminar as 24 Horas de Le Mans de 2007, prova que foi vencida pelo Audi de Emanuele Pirro (italiano), Marco Werner (alemão) e Franck Biela (alemão).
Dos 54 participantes no inicio da prova apenas terminaram 29 carros.
O melhor resultado alcançado pela Spyker nas 24 Horas de Le Mans aconteceu em 2009 com o 5º lugar na classe GT2 obtido pelo Spyker C8 Laviolette GTR-2 com Tom Coronel, Jeroen Bleekemolen (ambos holandeses) e Jaroslav Janis (checo).
Fontes: wikipedia e fascículo da colecção.

4 comentários:

Juanh disse...

Hermoso Spyker José Antonio! Y más aun esta versión color anaranjado, bien orange holandés, como corresponde. Una vez estuve siguiendo una subasta de un Spyker de Spark, pero era color amarillo y azul. Igual no pude ganarla.
Muy buena esa colección "Velocidade & Resistência", una lástima que Altaya no la sacará en Argentina, ya que cerró sus oficinas aquí. Quizás más adelante, cerca del 2025...
Abrazos amigo!

José António disse...

Olá Juanh, foi pena não teres conseguido o Spyker da Spark.
Este Spyker foi o primeiro da colecção mas infelizmente não estou a fazer esta colecção.
Abraço

RM Style disse...

Excelente miniatura . também tenho este modelo. Abraço

RM

José António disse...

Olá RM, adquiri apenas este pelo preço de lançamento, aliás como quase sempre faço.
Obrigado pela visita.
Abraço