Esta miniatura pertence à
colecção Velocidade & Resistência
– Fasc. nº 4.
A marca Spyker remonta ao séc.
XIX mais precisamente a 1880 quando dois irmãos holandeses, Jacobus e Hendrick-Jan
Spijker, resolvem fundar a sua primeira sociedade em Hilversum. O nome Spijker
foi adaptado para Spyker. A empresa inicialmente produzia atrelados mas posteriormente
passou para a construção de carroçarias de automóveis. No final do século XIX
conseguem a licença para produzir os automóveis Benz na Holanda. O objectivo
era começar a produzir automóveis de marca própria e assim no inicio do século
XX foi apresentado o primeiro Spyker. No Salão de Paris de 1903 a Spyker
apresentou um modelo de quatro rodas motrizes e travões nas quatro rodas, sem
dúvida um dos primeiros do género. Contudo a empresa viria a sofrer as
consequências da bancarrota e fechou as portas em 1925.
No Salão de Londres de 2000 o
nome Spyker voltou a reaparecer. A empresa de Victor Muller, um financeiro e
coleccionador de automóveis, fundada em 2000 propôs-se a ajudar um amigo a
criar um super carro holandês.
De carácter iminentemente
desportivo a Spyker tem participações nas 24 Horas de Le Mans e chegou inclusive
à Formula 1 em 2006. A Spyker comprou ainda antes do final da temporada de 2006
a equipa de F1 da Midland e participou no ano de 2007 no campeonato de F1. No
final desse ano a Spyker vendeu a equipa à Force India que actualmente ainda
existe na F1.
O Spyker C8 Spider GT2-R foi
apresentado no Salão de Genebra de 2005. A versão de corrida utiliza o motor V8
atmosférico da marca Audi de 3800 cc com 600 cv de potência. A caixa de
velocidades é da Hewland de seis velocidades sequenciais.
A miniatura apresentada
representa o Spyker C8 Spyder GT2-R nas 24 Horas
de Le Mans de 2007. A equipa do
Spyker # 86 era composta por 3 pilotos: Jarek Janis (checo), Mike Hezemans
(holandês) e Johnny Kane (inglês).
A equipa Spyker Squadron, que
participava na categoria GT2, tinha para além deste carro um segundo carro
guiado pelos pilotos Andrea Bellichi (italiano), Andrea Chiesa (suíço) e Alex Caffi
(italiano). Infelizmente para a marca nem um nem o outro carro conseguiram
terminar as 24 Horas de Le Mans de 2007, prova que foi vencida pelo Audi de Emanuele
Pirro (italiano), Marco Werner (alemão) e Franck Biela (alemão).
Dos 54 participantes no inicio da
prova apenas terminaram 29 carros.
O melhor resultado alcançado pela
Spyker nas 24 Horas de Le Mans aconteceu em 2009 com o 5º lugar na classe GT2 obtido
pelo Spyker C8 Laviolette GTR-2 com Tom Coronel, Jeroen Bleekemolen (ambos
holandeses) e Jaroslav Janis (checo).
Fontes: wikipedia e fascículo da colecção.
4 comentários:
Hermoso Spyker José Antonio! Y más aun esta versión color anaranjado, bien orange holandés, como corresponde. Una vez estuve siguiendo una subasta de un Spyker de Spark, pero era color amarillo y azul. Igual no pude ganarla.
Muy buena esa colección "Velocidade & Resistência", una lástima que Altaya no la sacará en Argentina, ya que cerró sus oficinas aquí. Quizás más adelante, cerca del 2025...
Abrazos amigo!
Olá Juanh, foi pena não teres conseguido o Spyker da Spark.
Este Spyker foi o primeiro da colecção mas infelizmente não estou a fazer esta colecção.
Abraço
Excelente miniatura . também tenho este modelo. Abraço
RM
Olá RM, adquiri apenas este pelo preço de lançamento, aliás como quase sempre faço.
Obrigado pela visita.
Abraço
Enviar um comentário