23 junho 2011

Melkus RS 1000 (1969)

 Esta miniatura é da marca Minichamps.
A miniatura do Melkus RS 1000 é uma das mais recentes aquisições da minha colecção. Confesso que desconhecia por completo esta marca e como tal recorri à wikipedia para obter algumas informações.
O Melkus RS 1000 era um pequeno desportivo, de tracção traseira, construído na Alemanha numa fábrica em Dresden, entre 1969 e 1979. Nesse período foram construídos 101 exemplares do Melkus RS 1000. Este modelo utilizava o motor do Watburg 353, que tinha uma cilindrada de 992 cc, debitando 74 cv de potência o que permitia atingir cerca de 175 km/h de velocidade máxima. Posteriormente alguns carros vieram a dispor de um motor de 1200 cc. O motor estava colocado em posição central e utilizava uma caixa de cinco velocidades.
A versão desportiva do Melkus RS 1000 de 992 cc debitava 90 cv de potência para o carro de estrada mas a versão de corrida já tinha 118 cv de potência e atingia os 210 km/h de velocidade máxima. Esta melhoria na performance devia-se à utilização de um carburador mais desportivo.
A carroçaria do Melkus RS 1000 era construída em fibra de vidro; outra característica do Melkus RS 1000 eram as suas portas tipo asas de gaivota (gull-wing).
Para comemorar os 50 anos do Melkus, foram construídos 15 unidades do RS 1000. Posteriormente foi apresentado em 2009 uma nova versão do Melkus, designada de RS 2000.
Fonte wikipedia

6 comentários:

Domingos disse...

Boa tarde José António

Não conhecia esta marca Melkus e até que o carro é engraçado. Excelente post.

Abraço

PGAV disse...

Caro José!

Sempre fizeste os TPC's!! Exactamente a informação está correcta! E de facto poucos conhecem a marca e o modelo! A marca não acabou, pois foi feito penso que há muito pouco tempo um novo melkus... Maquinão!!!

Abraço

José António disse...

Boa noite, Domingos.
Eu também não conhecia a marca Melkus mas graças ao amigo PGAV descobri esta pequena maravilha... lol!
Abraço

José António disse...

PGAV, obrigado pela visita... ehehe! Já devias estar à espera desta miniatura à algum tempo!
A escassa informação que consegui foi na wikipedia mas também confesso que não perdi muito tempo na pesquisa.
Grande abraço

Fleetmaster disse...

Belo carro.
Que al contar para nós um pouco dos cenários onde tira as fotos ?

Abraços

José António disse...

Fleetmaster, obrigado pela tua visita.
Este cenário é um diorama que foi uma oferta numa das colecções que fiz de miniaturas. Agora deste uma ideia de futuramente fazer um post sobre este cenário... fica na minha agenda.

Grande abraço
José