Esta miniatura pertence à colecção Rally Collection (fasc. nº 41).
Apresentado em 1968 no Salão de Barcelona, o Seat 124 não era mais do que um modelo da Fiat. Fruto de um processo de expansão que a Fiat vinha seguindo, foi estabelecida em Espanha uma parceira com a Seat cujo primeiro modelo foi o Fiat 124, e que no mercado espanhol ficou conhecido como Seat 124. A primeira versão do Seat 124 vinha equipada com um motor de 1200 cc contudo, posteriormente, surgiu uma variante L com melhores acabamentos. Em 1969 surgiu a carrinha (Seat 124 Ranchera) e uma versão do Seat 124 com um motor de 1430 cc que iria revolucionar o desporto automóvel em Espanha.
O Seat 124 de ralis surgiu em 1971, vinha equipado com um motor de 1592 cc com uma potência máxima de 95 cv às 6000 rpm. A tracção era traseira e utilizava uma caixa manual de 4 velocidades. Como o motor utilizado provinha de outro modelo isso obrigou a que se homologasse o Seat 124 1600 no Grupo 5 (o grupo dos protótipos) porque não havia nenhum Seat 124 de série com o motor de 1600 cc.
A primeira prova oficial do Seat 124 1600 foi o Critérium Luís da Baviera de 1972, sendo o Seat 124 1600 pilotado pelo espanhol Salvador Cañellas. O resultado final foi positivo tendo sido alcançado o 4º lugar. Nada mal para uma estreia. Como na época era frequente fazerem alterações aos modelos utilizados, que depois tinham que ser inscritos no Grupo 5, não foi de estranhar que a vitória tenha sorrido a um desses modelos: o Alpine-Porsche A110 de Estanislao Reverter (o carro ficou conhecido por Alpinche que mais não era que um Renault-Alpine A110 com motor Porsche).
Apesar de Cañellas e o Seat 124 1600 não terem entrado no campeonato desde o início, isso não impediu que tivessem lutado pela conquista do título, facto que veio a acontecer depois de alcançarem bons resultados ao longo do campeonato: dois 4º lugares (no Critérium na prova de estreia e nos 500 Km Nocturnos de Alicante), dois 2º lugares (no Rias Baixas e no Sherry de Jerez), a primeira vitória no RACE, e dois 2º lugares, no Barcelona-Andorra e no Costa do Sol, que lhe deram a conquista do título de Campeão de Espanha de Ralis. Em parte essa conquista ficou a dever-se ao regulamento que beneficiava os carros de fabrico espanhol.
A miniatura apresentada é o Seat 124 1600 de Salvador Cañellas que obteve o 4º lugar no Critérium Luís da Baviera de 1972. Salvador Cañellas foi um piloto multifacetado, que participou em provas de motos, de ralis, de circuitos, de camiões… O campeão espanhol em 1972, obteve em 1977 um dos resultados mais expressivos da sua carreira: foi 4º classificado no Monte Carlo com o Seat 124. Texto baseado no fascículo que acompanha a miniatura.
2 comentários:
Compartimos unos cuantos modelos, José António.
Este 124 es un modelo muy español.
Caro José Antonio, este é um modelo bem quadradão, mais parece o Lada. Grande abraço. Estou sempre por aqui prestigiando suas belas miniaturas.
Enviar um comentário