Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 30.
A miniatura de hoje é novamente o Ford Focus RS WRC 07 (François Duval no Rali de Monte Carlo de 2008), no entanto trata-se da equipa Stobart cujos veículos eram desenvolvidos por Malcom Wilson. Deste modo a equipa Stobart passava a ter uma ligação mais “forte” com a Ford. A equipa Stobart servia também para promover novos talentos que podessem ascender à equipa principal.
A equipa Stobart inscreveu quatro pilotos para o Monte Carlo de 2008: François Duval (belga), Gigi Galli (italiano), Mathew Wilson (inglês) e Henning Solberg (norueguês). Apesar de não ter participado no Monte Carlo de 2007 e de desconhecer alguns troços, François Duval revelou-se ao longo de todo o rali como o melhor piloto da equipa Stobart. Duval teve como adversário directo o australiano da Subaru, Chris Atkinson, tendo disputado tudo o rali, primeiro pela quarta posição e depois pelo último lugar do pódio. Duval esteve sempre muito perto de Atkinson e no último dia do rali chegou mesmo a fazer o melhor tempo em alguns troços contudo não foi o suficiente. Duval terminou o rali na quarta posição a 1,1 segundos de Atkinson que foi o terceiro. Duval viria a terminar o campeonato na 7ª posição com 25 pontos, tendo participado em 7 ralis. Os melhores resultados de 2008 foram dois terceiros lugares (Alemanha e França). A equipa Stobart terminou o campeonato de marcas na 4ª posição com 67 pontos.
François Duval nasceu a 18 de Novembro de 1980 na Bélgica. Filho de um piloto de ralis, Duval também acabou por ser influenciado a seguir uma carreira na modalidade. A sua estreia no WRC aconteceu em 2001 no Rali de Portugal ao volante de um Mitsubshi Carisma do Grupo N, o resultado foi um abandono. Nesse ano para além do Mitsubshi, guiou também um Ford Puma S1600. Apesar dos vários abandonos que teve Duval mostrou qualidades que levaram a Ford a apostar nele para o ano seguinte para o JWRC. Contudo nesse ano a Ford optou também por lhe confiar um Ford Focus WRC em alguns ralis. Este facto permitiu que François Duval desse nas vistas garantindo assim um contrato para a primeira equipa da Ford. Durante os dois anos seguintes (2003 e 2004) Duval participou como piloto titular da Ford mas os resultados alcançados não foram os esperados pelos responsáveis da equipa. Efectivamente, Duval acabou por ser ultrapassado pelo seu colega de equipa, o estónio Markko Martin, e apenas registou alguns pódios. Para 2005 a Citroen viu em Duval capacidades para que fosse contratado e foi na nova equipa que François Duval obteve a sua única vitória no WRC, que aconteceu no Rali da Austrália. Apesar da vitória e de 3 segundos lugares e com o abandono oficial da Citroen, François Duval não conseguiu um lugar numa equipa de topo para 2006, que foi passado na Skoda. Os resultados foram escassos e para 2007 apenas marcou presença em 3 ralis ao volante de um Citroen Xsara WRC (um segundo lugar na Alemanha). O ano de 2008 foi um pouco melhor em termos de participações (7 presenças em ralis) mas a equipa Stobart não lhe permitiu melhor do que 2 terceiros lugares. Desde então não disponho de mais informações sobre Duval, apenas que terá abandonado a sua carreira nos ralis em Março de 2010 (fonte Wikipédia).
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2008
Os dois ralis que se seguiram à Acrópole tiveram como vencedores os únicos candidatos ao título: Sébastien Loeb (francês) e Mikko Hirvonen (finlandês).
O piloto finlandês da Ford venceu o Rali da Turquia, tendo a equipa Ford alcançado um excelente resultado uma vez que Jari-Matti Latvala (finlandês), no outro Ford, ficou em segundo lugar. Sébastien Loeb (Citroen) minimizou as perdas ao ficar na terceira posição. Com este resultado Hirvonen volta ao primeiro lugar na classificação com 3 pontos de vantagem sobre Loeb.
No Rali da Finlândia, Sébastien Loeb recupera pontos e vence em casa do seu rival, Hirvonen, que fica em segundo lugar, contudo o francês da Citroen não consegue recuperar o primeiro lugar na classificação. Chris Atkinson (australiano) consegue terminar em terceiro lugar com o Subaru Impreza.
Cumpridos que estavam 9 dos 15 ralis a classificação do campeonato de pilotos estava assim definida: 1º Hirvonen com 67 pontos e 2º Loeb com 66 pontos. No mundial de construtores a Ford têm 108 pontos, mantendo a primeira posição, e a Citroen segue em segundo lugar com 105 pontos. Entrava-se na fase decisiva dos campeonatos: o rali seguinte era o da Alemanha.
(continua)
A miniatura de hoje é novamente o Ford Focus RS WRC 07 (François Duval no Rali de Monte Carlo de 2008), no entanto trata-se da equipa Stobart cujos veículos eram desenvolvidos por Malcom Wilson. Deste modo a equipa Stobart passava a ter uma ligação mais “forte” com a Ford. A equipa Stobart servia também para promover novos talentos que podessem ascender à equipa principal.
A equipa Stobart inscreveu quatro pilotos para o Monte Carlo de 2008: François Duval (belga), Gigi Galli (italiano), Mathew Wilson (inglês) e Henning Solberg (norueguês). Apesar de não ter participado no Monte Carlo de 2007 e de desconhecer alguns troços, François Duval revelou-se ao longo de todo o rali como o melhor piloto da equipa Stobart. Duval teve como adversário directo o australiano da Subaru, Chris Atkinson, tendo disputado tudo o rali, primeiro pela quarta posição e depois pelo último lugar do pódio. Duval esteve sempre muito perto de Atkinson e no último dia do rali chegou mesmo a fazer o melhor tempo em alguns troços contudo não foi o suficiente. Duval terminou o rali na quarta posição a 1,1 segundos de Atkinson que foi o terceiro. Duval viria a terminar o campeonato na 7ª posição com 25 pontos, tendo participado em 7 ralis. Os melhores resultados de 2008 foram dois terceiros lugares (Alemanha e França). A equipa Stobart terminou o campeonato de marcas na 4ª posição com 67 pontos.
François Duval nasceu a 18 de Novembro de 1980 na Bélgica. Filho de um piloto de ralis, Duval também acabou por ser influenciado a seguir uma carreira na modalidade. A sua estreia no WRC aconteceu em 2001 no Rali de Portugal ao volante de um Mitsubshi Carisma do Grupo N, o resultado foi um abandono. Nesse ano para além do Mitsubshi, guiou também um Ford Puma S1600. Apesar dos vários abandonos que teve Duval mostrou qualidades que levaram a Ford a apostar nele para o ano seguinte para o JWRC. Contudo nesse ano a Ford optou também por lhe confiar um Ford Focus WRC em alguns ralis. Este facto permitiu que François Duval desse nas vistas garantindo assim um contrato para a primeira equipa da Ford. Durante os dois anos seguintes (2003 e 2004) Duval participou como piloto titular da Ford mas os resultados alcançados não foram os esperados pelos responsáveis da equipa. Efectivamente, Duval acabou por ser ultrapassado pelo seu colega de equipa, o estónio Markko Martin, e apenas registou alguns pódios. Para 2005 a Citroen viu em Duval capacidades para que fosse contratado e foi na nova equipa que François Duval obteve a sua única vitória no WRC, que aconteceu no Rali da Austrália. Apesar da vitória e de 3 segundos lugares e com o abandono oficial da Citroen, François Duval não conseguiu um lugar numa equipa de topo para 2006, que foi passado na Skoda. Os resultados foram escassos e para 2007 apenas marcou presença em 3 ralis ao volante de um Citroen Xsara WRC (um segundo lugar na Alemanha). O ano de 2008 foi um pouco melhor em termos de participações (7 presenças em ralis) mas a equipa Stobart não lhe permitiu melhor do que 2 terceiros lugares. Desde então não disponho de mais informações sobre Duval, apenas que terá abandonado a sua carreira nos ralis em Março de 2010 (fonte Wikipédia).
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2008
Os dois ralis que se seguiram à Acrópole tiveram como vencedores os únicos candidatos ao título: Sébastien Loeb (francês) e Mikko Hirvonen (finlandês).
O piloto finlandês da Ford venceu o Rali da Turquia, tendo a equipa Ford alcançado um excelente resultado uma vez que Jari-Matti Latvala (finlandês), no outro Ford, ficou em segundo lugar. Sébastien Loeb (Citroen) minimizou as perdas ao ficar na terceira posição. Com este resultado Hirvonen volta ao primeiro lugar na classificação com 3 pontos de vantagem sobre Loeb.
No Rali da Finlândia, Sébastien Loeb recupera pontos e vence em casa do seu rival, Hirvonen, que fica em segundo lugar, contudo o francês da Citroen não consegue recuperar o primeiro lugar na classificação. Chris Atkinson (australiano) consegue terminar em terceiro lugar com o Subaru Impreza.
Cumpridos que estavam 9 dos 15 ralis a classificação do campeonato de pilotos estava assim definida: 1º Hirvonen com 67 pontos e 2º Loeb com 66 pontos. No mundial de construtores a Ford têm 108 pontos, mantendo a primeira posição, e a Citroen segue em segundo lugar com 105 pontos. Entrava-se na fase decisiva dos campeonatos: o rali seguinte era o da Alemanha.
(continua)
5 comentários:
Linda a pintura do carro!!!!!!Parabéns pela miniatura!
congrats Jose Antonio! that is one beautiful Focus, am thinking of getting the 1:18 version :-)
COncordo ! BElo carro e bela pintura !
SHow de miniatura !
I wanted to say that I really love the decoration, but apparently I'm not alone! ;)
Jean, JDMike, Fleetmaster e Lorenzo:
Concordo com vocês, a pintura está original e muito bonita.
I agree with you guys, the decoration is nice and original.
Obrigado pela visita.
Thanks for visiting.
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