11 julho 2008

BMW V12 LMR - J. Winkelhock - P. Martini - Y. Dalmas (24 Horas de Le Mans de 1999)



Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
A única vitória da BMW nas 24 Horas de Le Mans foi conseguida com o BMW V12 LMR em 1999. Esse feito alcançado com os pilotos Pierluigi Martini (italiano), Joachim Winkelhock (alemão) e Yannick Dalmas (francês).
A miniatura apresentada é a versão do BMW V12 LMR que venceu em Le Mans.
Depois de ter participado na mítica prova em colaboração com a McLaren, a BMW optou por desenvolver um carro para participar oficialmente como equipa no ano de 1998. Assim foi desenvolvido o BMW V12 LM. No entanto a prova não correu como esperado para a equipa germânica e os dois BMW V12 LM inscritos tiveram que abandonar e ambos pelo mesmo motivo: problemas com as rodas.
Para o ano seguinte a BMW apresentou uma versão melhorada do modelo do ano anterior: o V12 LMR. As primeiras vitórias deste novo modelo surgiram na América, no ALMS (American Le Mans Series). As provas neste campeonato serviram de preparação para o grande objectivo da BMW: vencer em Le Mans. E assim foi. O BMW V12 LMR de Martini, Winkelhock e Dalmas venceram as 24 Horas de Le Mans, sendo esta a única vitória de um BMW no circuito de La Sarthe. O outro BMW da equipa teve que desistir.
O BMW V12 LMR apresentava umas linhas surpreendentes, robustas e pesadas mas bastante aerodinâmicas. O motor era um 12 cilindros em V de 5990 cc, o que permitia atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.
Este trio de pilotos que pilotou o BMW V12 LMR nasceu sensivelmente na mesma altura: Winkelhock a 24 de Outubro de 1960; Martini a 23 de Abril de 1961; e Dalmas a 28 de Julho de 1961. Os três pilotos passaram, em diferentes anos e nos respectivos países, pelas categorias de formação com o objectivo de chegarem à Formula 1. Sendo esse objectivo atingido embora sem grande expressão na categoria máxima do desporto automóvel. Neste aspecto e dos três pilotos, será Martini o que mais tempo esteve na Formula 1 (participou em 118 GP’s, dos quais apenas 16 foram feitos pela Dallara em 1992), aliás é um piloto que associo logo à Minardi. Isto porque foi o primeiro piloto desta simpática (já extinta) equipa na Formula 1 sendo a sua carreira na Formula 1 quase toda feita na Minardi. Winkelhock, irmão mais novo de Manfred Winkelhock (que faleceu em 1985 numa de SportProtótipos), é o que menos experiência tem na Formula 1 (em 1989 tentou por sete vezes qualificar-se para a grelha de partida sem nunca o conseguir). Para Martini e Winkelhock esta vitória na edição de 1999 em Le Mans surge como um dos pontos mais altos das suas carreiras. No entanto para Dalmas, que teve também uma passagem na Formula 1 sem grandes feitos (participou em 23 GP’s), a vitória em 1999 foi a sua quarta em Le Mans. Efectivamente, Yannick Dalmas é um dos poucos pilotos que já venceu por quatro vezes a mítica prova, sempre em carros diferentes: 1992 com a Peugeot, 1994 com a Porsche, 1995 com a McLaren e em 1999 com a BMW. Actualmente, estes três pilotos já encerraram as suas carreiras desportivas.

7 comentários:

Peter J disse...

Boa tarde José António,
O seu blog sempre foi uma referencia para mim e invejo, cada vez mais, o crescimento da sua colecção (como li em automobileminiature.blogspot.com,cerca de 300 miniaturas).
É engraço que muitas das vezes quando faço pesquisa em motores de busca o seu blog aparece muitas vezes como resultado... O que significa que este blog é um "mundo de informação do automibilismo de competição"!

Quanto à miniatura está muito bonita e bem documentada.

Continuação de boa colecção e bons post's!
PeterJ

PGAV disse...

Olá José!

A BMW onde põe as mãos ganha sempre alguma coisa! LOL!

José vou ter dentro de 2 semanas, talvez menos uma miniatura da spark que nunca me lembrei que pudesse ser feita... LOL. è moderna, pequenina, mas muito gira!

Antes dessa talvez ponha no blog mais uma... vamos a ver!

Abraço rapaz! Boa semana! Dá noticias!

De Gennaro Motors disse...

olá José,

TD bem? BELA BMW, ESSA é RARA.

Confira as atualizções do meu blog.

abraço, Fernando

De Gennaro Motors disse...

olá José,

TD bem? BELA BMW, ESSA é RARA.

Confira as atualizções do meu blog.

abraço, Fernando

Anónimo disse...

Grande amigo José, tudo bem?

Sempre que procuro informações sobre carros eu venho ao seu blog. Porém, neste modelo eu receio que exista um erro. Acredito que o carro foi desenvolvido junto com a Williams e não McLaren.

Abraços
Leandro Castro

José António disse...

Olá, Leandro Castro (Formula Total).

Agradeço o comentário que deixou no post sobre o BMW e tb agradeço sempre todas as informações adicionais que os leitores deixam, contribuindo assim para melhorar o texto.

Sobre o dizes sobre o BMW V12 LMR, acho que não devo ter sido claro no texto, mas o que pretendo dizer é que a McLaren correu com o seu carro em Le Mans (salvo erro de 95 a 97)equipado com o motor BMW (daí a colaboração com a BMW). Posteriormente a BMW optou por deixar de colaborar com a McLaren e constituiu a sua própria equipa para participar em Le Mans. Assim em 1998 a BMW participou com a sua equipa.

Grande abraço
José

Leandro Castro disse...

Seu texto esta claro como água. O erro foi meu. Com certeza, nos anos anteriores a parceria foi com a McLaren.

Abraços
Leandro Castro