06 fevereiro 2008

Mercedes-Benz 300 SL "Gullwing" (1954)

Esta miniatura pertence à colecção Mercedes-Benz. É uma das mais recentes aquisições para a minha colecção de miniaturas à esca. 1/43. Estas colecções são uma oportunidade para coleccionadores de miniaturas pouco abonados (como eu) que assim podemos ampliar as nossas colecções com miniaturas a uma relação preço/qualidade bastante apreciável. Normalmente comigo tem sido isso o que se passa com as colecções que vou fazendo, principalmente as cujo tema é o desporto automóvel. Como muitas vezes acontece aproveito o preço de lançamento para adquirir algumas miniaturas que normalmente não compraria devido ao carácter mais desportivo da minha colecção. No entanto desta vez tive algum azar com a miniatura, que mesmo sendo a um preço reduzido (€ 2,99) tem uma qualidade bastante fraca. Não sei se o resto da colecção será da mesma qualidade mas se estivesse interessado em comprar as miniaturas desta colecção ficava desde já muito desiludido. Acontece que a miniatura tem duas falhas: não vinha com o espelho retrovisor (terá caído) e as 4 rodas não assentam no chão.

A miniatura representa o mítico Mercedes-Benz 300 SL “Gullwing”, que esteve em produção entre 1954 e 1957 tendo sido construídas 1400 unidades.
O motor a quatro tempos de 2996 cm3 debitava 215 cavalos de potência e atingia uma velocidade máxima entre os 235 e 250 km/h. Este modelo era marcadamente desportivo e, como seria de esperar, só quem tivesse capacidade financeira o poderia adquirir, mas ao que parece nunca faltou quem o quisesse comprar.
O engenheiro Rudolf Uhlenhaut, tendo partido da base do Mercedes W194 de corrida, criou o mítico e fascinante 300 SL. A particularidade do Mercedes 300 SL que sobressai são as duas portas que abrem para cima. Devido a isso, o 300 SL também ficou conhecido por “Gullwin” (asas de gaivota). As iniciais SL significam “SPORT” e “LEICHT” (sport e ligeiro).
A apresentação do 300 SL ao público aconteceu em Fevereiro de 1954, no New York Motor Sport Show.

4 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Vejo que entrou em mais despesas lololol! Mais uma calecção!!!

Eu o 1º modelo não comprei, mas já aqui tenho o 2º lololol!

Dessa colecção quero apenas 4 ou 5 modelos, valem apenas pois são da Ixo Models!

Terei novidades em breve...

Abraço!

Anónimo disse...

Esse Gulfwing é um clássico. Não dá para imaginar uma coleção sem esse carro. Parabéns pela miniatura.

GRande Abraço do Amigo Fleetmaster

PGAV disse...

Caro José,

Já tenho publicadas mais 2 novidades. Uma já sabe, é o mercecedes dos coleccionaveis "Mercedes benz" o segund fasciculo... O outro deixo para voce ir ver... É moderno, mas, espectacular...

Espero que goste, e espero uma visita sua.

Boa semana de trabalho!

Abraço!

Peter J disse...

Eu tb comprei esse modelo e não me parece que seja assim tão má qualidade...
O meu tem espelho e as 4 rodas tocam o chão, ms já tive o azar de comprar modelos das colecções Altaya em q as rodas não rodavam!