Esta miniatura pertence à colecção WRC Fia World Rally Championhisp da Salvat (esc. 1/43) - Fasc. nº 1.
O Toyota Yaris WRC foi o modelo escolhido pela marca nipónica para tentar voltar ao topo do Campeonato Mundial de Ralis. A estreia do Yaris WRC aconteceu em 2017 no Rali de Monte Carlo com os pilotos finlandeses Jari-Matti Latvala e Juho Hanninen. E a estreia foi auspiciosa: Latvala conseguiu o segundo lugar na prova monegasca. A primeira vitória do Yaris WRC não estava longe e aconteceu no rali seguinte, na Suécia, pela mão de Latvala, que venceria mais um rali com o Yaris WRC, na Finlândia. Jari-Matti Latvala terminaria o campenato de pilotos na 4ª posição e a Toyota seria a 3ª classificada no mundial de equipas.
O Toyota Yaris WRC, que se mostrou competitivo desde as primeiras provas, vinha equipado com um motor 1600cc de 4 cilindros em linha turbo que debitava 380 cv às 6000 rpm. A transmissão era 4x4 com mudanças sequênciais de 6 velocidades. Utilizava suspensões McPherson com amortecedores ajustáveis, dianteiros e traseiros, travões de disco de aço ventilados e direcção hidráulica de cremalheira e pinhão. Os pneus eram Michelin.
Para o campeonato de 2018, a Toyota contrata o piloto estónio Ott Tänak e melhora a sua prestação no WRC: Tänak é o melhor piloto da Toyota ficando em 3º no WRC, com 4 vitórias mas a Toyota sagra-se campeã mundial ao vencer o Campeonato de Equipas com 5 vitórias.
Em 2019, Ott Tänak sagra-se campeão mundial com o Yaris WRC ao vencer 6 ralis mas a Toyota perde o título para a Hyundai e termina o campeonato de equipas na segunda posição (6 vitórias).
No campeonato de 2020, marcado pela pandemia do Covid, onde apenas se efectuaram 7 ralis, a Toyota perde o Ott Tänak para a Hyundai e contrata o multi campeão francês Sebastien Ogier que vence o campeonato com 2 vitórias. A Toyota volta a ser vice com 3 vitorias.
Finalmente em 2021 a Toyota junta os dois títulos: o campeonato de pilotos e o campeonato de equipas. Sébastien Ogier vence o campeonto com 5 vitórias e o seu colega de equipa, o inglês Elfyn Evas, é vice campeão com 2 vitórias.
Actualmente, a duas provas de terminar o campeonato de 2022, a Toyota e o seu piloto filandês Kalle Rovanperä (que já tinha vencido dois ralis pela Toyota em 2021) estão muito perto de conseguir vencer os dois títulos, o que no caso de Rovanperä será o seu primeiro título de campeão do WRC.
A miniatura apresentada é o Toyota Yaris WRC de Ott Tänak utilizado na vitória obtida no rali do Chile em 2019. Neste ano Tänak sagrou-se campeão mundial do WRC com 6 vitórias (Suécia, Chile, Portugal, Finlândia, Alemanha e Inglaterra), pondo fim ao reinado de 15 anos consecutivos de vitórias francesas (de 2004 a 2012 por Sébastien Loeb e de 2013 a 2018 por Sébastien Ogier).
Ott Tänak nasceu na Estónia a 15 de Outubro de 1985. No seu currículo tem, até ao momento, 135 participações em ralis do WRC, com 17 vitórias obtidas (2 com a Ford em 2017 , 4 com a Toyota em 2018, 6 com a Toyota em 2019, 1 com a Hyundai em 2020, 1 com a Hyundai em 2021 e 3 com a Hyundai em 2022). Tänak tem um título de Campeão do Mundo do WRC em 2019 com o Toyota Yaris WRC.
4 comentários:
Compartimos este modelo José Antonio. De los actuales coches del WRC es el que más ansiaba tener.
Abrazo!
Olá Juanh.
Esta é mais uma miniatura de uma colecção da qual apenas comprei por causa do preço de lançamento.
Abraço
El Toyota más efectivo, capaz de ganar rallies del mundial en todos los terrenos. El Yaris ha llevado a lo más alto del podio a Tanak, Latvala, Evans, Ogier y Rovanpera.
No sé cómo pudo Tanak marcharse de Toyota (con el título de 2019 bajo el brazo) para recalar en Hyundai. ¿Tanto dinero había de por medio?
Le costó mucho adaptarse al auto coreano. Y ahora dicen que se va a Ford...
Un modelo muy atractivo, aunque prefiero los R5 del momento a los WRC, porque los alerones traseros, tan elaborados, me parecen algo barrocos.
Saludos.
Olá Gattamelata.
Realmente a saída de Tanak da Toyota foi um pouco estranha para mim também. Como atualmente não estou muito informado sobre os ralis, não sei dizer qual foi a razão da sua saída da Toyota.
Também concordo consigo em relação à aerodinâmica muito elaborada dos atuais WRC. Na minha opinião os R5 são mais "normais" e mais atraentes para o comum dos espectadores. Até porque se assemelham mais aos nossos carros... mas isto sou eu.
Grande abraço.
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