22 março 2022

Tyrrell 006 - Jackie Stewart (1973)

Esta miniatura pertence à colecção Formula 1 The Car Collection da Salvat (esc. 1/43).
O Tyrrell 006 desenhado por Derek Gardner, projectista de Ken Tyrrell, teve a sua estreia ainda no campeonato de 1972, correndo nas duas últimas provas desse ano (Canadá e USA). A dupla de pilotos da Tyrrell era formada por Jackie Stewart (britânico) e François Cevert (francês) e foi o francês que pilotou o Tyrrell 006 na estreia em 1972. Stewart só utilizou o 006 na terceira prova de 1973.
O Tyrrell 006 utilizava o sempre eficiente motor Ford Cosworth DFV V8 com 2993 cc debitando 450 cv de potência às 10800 rpm; a caixa era da Hewland com 5 velocidades; o peso do 006 rondava 570 kg. Os pneus eram da GoodYear.
A miniatura apresentada é o Tyrrell 006 de Jackie Stewart no campeonato de 1973. Já anteriormente, aqui no blog 4Rodinhas, apresentei o Tyrrell 006 de François Cevert (monolugar com o qual o piloto francês teve o seu acidente fatal nos treinos para o GP dos EUA de 1973).
O campeonato de 1973 (15 gp’s) iniciou na Argentina com uma vitória do campeão de 1972, Emerson Fittipaldi (brasileiro) da Lotus. Os dois pilotos da Tyrrell ocuparam o 2º e 3º lugares, François Cevert e Jackie Stewart respectivamente. O campeonato seguiu muito equilibrado entre Stewart e Fittipaldi até à nona prova: Fittipaldi venceu no Brasil, Stewart na Africa do Sul, Fittipaldi na Espanha, Stewart na Bélgica e no Monaco. Nos três GP’s seguintes (Suécia, França e Inglaterra) os vencedores foram: Denis Hulme (neozelandês) da McLaren, Ronnie Peterson (sueco) da Lotus e Peter Revson (norte americano) da McLaren. O campeonato seguia equilibrado com Stewart em primeiro com 42 pontos seguido de Fittipaldi com 41 pontos. Na Holanda e na Alemanha Jackie Stewart com duas vitórias, contra apenas um ponto de Fittipaldi, dá um grande passo na luta pela conquista do título. Nas 4 últimas corridas do ano, nem Stewart nem Fittipaldi voltam a vencer: Peterson vence na Áustria e na Itália, Revson vence no Canadá e Peterson vence nos EUA. No GP dos EUA Jackie Stewart já não participa por causa do acidente fatal do seu colega de equipa, François Cevert; Stewart acaba a sua carreira nesse momento.
No campeonato, Stewart sagra-se campeão com 71 pontos (5 vitórias) e Fittipaldi é vice com 55 pontos (3 vitórias) e deixa a Lotus para correr pela McLaren em 1974. A Lotus vence no campeonato de construtores com 92 pontos (7 vitorias) e a Tyrrell é vice com 82 pontos (5 vitórias).

Jackie Stewart nasceu a 11 de Junho de 1939, na Escócia. A sua carreira na Formula 1 é de grande sucesso, com uma forte ligação a Ken Tyrrell, ligação essa que já vinha da Formula 3. Jackie Stewart faz sua estreia na Formula 1 em 1965 no GP da Africa do Sul, pela BRM. Ainda nesse ano Stewart obtém a sua primeira vitória no GP de Itália. Termina o campeonato em 3º lugar. Em 1966 e 1967 mantém-se na BRM mas apenas regista mais uma vitória. No campeonato é 7º em 1966 e 9º em 1967. Após 1967. Stewart deixa a BRM e junta-se a Ken Tyrrell na Matra. Durante dois anos (1968 e 1969) Stewart e Tyrrell tornam-se figuras de maior relevo na Formula 1: em 1968 vence 3 GP’s terminando o ano como vice campeão; em 1969 chegou a consagração de Stewart com a conquista do seu primeiro título (6 vitórias). No final do ano Ken Tyrrell deixa a Matra, cria a sua própria equipa de F1 e leva consigo Jackie Stewart. Durante quase todo o campeonato de 1970 a Tyrrell utiliza o chassis da March, Stewart ainda vence uma prova com o March; só nas últimas 3 provas do ano é que a Tyrrell estreia o seu carro: o Tyrrell 001. Stewart é apenas 5º no campeonato com uma vitória obtida num March. Em 1971 Jackie Stewart, na Tyrrell, vence o seu segundo título mundial com 6 vitórias. Em 1972, perde o campeonato para Emerson Fittipaldi, ficando em segundo lugar com 4 vitórias.
No ano seguinte, em 1973, Jackie Stewart conquista o seu terceiro título de campeão (com 5 vitórias) preparando já a sua sucessão na equipa Tyrrell. Contudo no último GP do ano, nos EUA, o seu amigo e colega de equipa, François Cevert, perde a vida num trágico acidente nos treinos do GP. Jackie Stewart já não participa na prova em sinal de respeito. O seu palmarés na F1 (9 temporadas) indica que Stewart participou em 99 Gp’s, venceu 27, obteve 17 pole-positions e 15 voltas mais rápidas. Contabilizou 360 pontos e 43 pódios. Ainda durante a sua carreira, Jackie Stewart notabilizou-se também pela segurança dos pilotos nas provas de Formula 1 e depois da sua retirada foi sempre uma voz ativa neste domínio.

Os pilotos do Tyrrell 006 em 1973 foram: Jackie Stewart #5 e François Cevert #6.
Vitórias: 5 (J. Stewart: 5)
Pole-Postion: 3 (J. Stewart: 3)
Melhores voltas: 2 (J. Stewart: 1; F. Cevert: 1)

4 comentários:

Juanh disse...

Este 006 es muy bello, lástima lo sucedido en el último GP de la temporada: lo que sería una fiesta con los festejos por el número 100 GP de Stewart y su campeonato, y el paso de la posta al futuro campeón Cevert, terminó siendo una tragedia.
Abrazo!

gattamelata disse...

El coche está muy bien hecho, tengo que buscarlo, es un digno representante de los Tyrrell triunfadores de aquellos años. El final de su historia fue muy triste.
Hablas de Cevert, Peterson y Revson. Qué buenos eran. Los dos primeros ya eran jóvenes aspirantes al título en el 73. Revson era más mayor, pero un gran piloto también.
La retirada de Stewart suscitó muchos comentarios. Aparte del duelo por el fallecimiento de Cevert, también se comentó que los negocios eran la prioridad del escocés. Bien lo demostró mucho después, a final del año 99, cuando vendió a Ford por una millonada Stewart GP, el equipo de F1 que gestionaban el propio Jackie y su hijo Paul. Ford lo hizo correr como Jaguar.
El equipo Tyrrell inició en el 74 la cuesta abajo, pese a la sucesión de ingenieros y pilotos bien capacitados.
No sé si lo viste cuando Juan H. publicó este mismo auto en su blog. Te mando un enlace para recordar también a George Harrison, gran músico y mejor persona (inolvidable su Concierto para Bangladesh), amigo del campeón escocés y fundador de HandMade Films, la productora de “La vida de Brian”, por ejemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=tSN04eFX2to


(No perderse la letra de la canción:
https://www.letras.com/george-harrison/89312/

George Harrison también era de los nuestros. Amaba la competición y sus gentes.
Saludos y perdona por la digresión.

José António disse...

Olá Juanh.
É verdade, foi um final de temporada de 73 e final de carreira de Stewart triste mas esses anos eram terrivelmente perigosos na F1. Infelizmente morreram muitos pilotos de F1 nessa época.
Grande abraço

José António disse...

Olá Gattamelata.
Sim, a miniatura parece-me que está bem feita. E foi o último modelo da Tyrrell a alcançar o título de campeão mundial. Este Tyrrell 006 entrou na minha colecção no Verão passado, estava em falta na minha colecção de campeões mundiais.
Também estou de acordo, a retirada de Stewart levantou alguns comentários... Sim, George Harrison gostava muito de corridas de automóveis. Adoro os Monty Python... não há que pedir desculpa, neste caso os assuntos estão todos relacionados (Formula 1, automóveis, música, comédia, etc... eheheh) e a conversa sobre o nosso hbbie leva-nos a bons momentos, mesmo que virtualmente.
Grande abraço