Apesar de já estar em competição
à três anos, o Citroen C4 WRC continuava em 2010 a dominar o panorama dos
ralis. O piloto francês Sébastien Ogier, contratado pela Citroen, vinha a ser
preparado para se tornar no substituto do multi campeão do mundo Sébastien Loeb
(francês). A primeira vitória de Ogier no WRC aconteceu no Rali de Portugal de
2010, apenas dois anos depois da sua estreia no Mundial.
A miniatura hoje apresentada é o
Citroen C4 WRC de Sébastien Ogier no Rali de Portugal de 2010 e que representa
a sua primeira vitória no WRC.
O Citroen C4 WRC utilizava um
motor dianteiro, transversal, de alumínio, com quatro cilindros em linha, duas
árvores de cames à cabeça de 16 válvulas e turbocompressor, de 1998 cc e 315 cv
de potência às 3500 rpm. A transmissão é de tracção integral com caixa
sequencial X-Trac de 6 velocidades.
O 44º Rali de Portugal de 2010
contou com uma lista de 74 inscritos sendo que 51 participantes conseguiram
terminar o rali depois de percorrerem os 355 km cronometrados da prova
portuguesa.
Na primeira etapa do rali
Sébastien Ogier teve o benefício de ser o ultimo a sair para a estrada
(recorde-se que os primeiros na prova acabam por ser prejudicados pelo facto de
encontrarem a estrada suja, limpando-a para os seguintes pilotos), deste modo o
primeiro líder foi o espanhol Dani Sordo (Citroen) mas posterioremente Ogier
conseguiu roubar-lhe a liderança. No final da primeira etapa, Ogier liderava a
26 segundos de distância de Sordo e 44 de Sébastien Loeb (Citroen). Contudo
para a segunda etapa sendo o líder Sébastien Ogier iria ser o primeiro a sair
para a estrada e era esperado que pudesse vir a perder a vantagem obtida e
consequentemente a liderança do rali. O seu colega de equipa Sébastien Loeb
esteve sempre ao ataque e foi recuperando segundos ao líder mas no final da
etapa Ogier conseguiu manter a liderança na prova. Loeb era agora o segundo
classificado mas ainda a 22 segundos de Ogier. Para a terceira etapa, a equipa
Citroen resolveu dar liberdade aos seus pilotos para lutarem pela vitória e
assim Loeb , como líder da equipa Citroen, teve que se esforçar para tentar
retirar a liderança da prova ao seu colega de equipa. No entanto Ogier estava
determinado a defender a primeira posição para assim alcançar a sua primeira
vitória no WRC. E assim sucedeu, Loeb ficou apenas a 7 segundos de Ogier e
ficou em segundo lugar. Sébastien Ogier venceu a prova portuguesa e derrotou em
confronto directo o grande Sébastien Loeb. A Citroen dominou completamente o
rali ao colocar 4 carros nos 5 primeiros classificados: 1º Ogier, 2º Loeb, 3º
Sordo e 5º Petter Solberg; o 4º classificado foi Mikko Hirvonen (finlandês) num
Ford Focus WRC.
Sébastien Ogier nasceu em França
a 17 de Dezembro de 1983. A sua estreia no WRC aconteceu em 2008 no Rally do México
com o Citroen C2 Super 1600. Ogier viria a vencer nesse ano o Junior World
Rally Championship. Ainda nesse ano conduziu pela primeira vez num rali um
carro do WRC: o Citroen C4 no Rali da Grã-Bretanha. Durante os 3 anos seguintes
guiou para a Citroen: em 2009 e 2010 na equipa satélite da Citroen, a Citroen
Junior Team (ainda que em 2010 tenha feito alguns ralis com a equipa principal,
a Citroen Total WRT; em 2011 participa já integrado na equipa principal da
Citroen. O primeiro pódio surge em 2009, um segundo lugar no Rali da Grécia. A
primeira vitória acontece no ano seguinte no Rali de Portugal, ainda em 2010
vence mais um rali e termina a época no 4 lugar do campeonato. Em 2011 vence 5
ralis e termina o campeonato em 3 lugar. No final desse ano deixa a Citroen a
assina pela Volkswagen, que se prepara para participar no WRC. Nesse ano de
2012, Ogier guia um Skoda Fabia S2000 enquanto prepara o Volkswagen Polo R WRC
para atacar o campeonato de 2013. A época termina com Ogier, sem resultados de
vulto, em 10º lugar. O ano de 2013 iria ser totalmente diferente. E assim foi.
Ogier sagra-se Campeão do Mundo pela primeira vez; em 13 ralis regista 9 vitórias,
2 segundos lugares e 1 décimo sétimo lugar. Actualmente Sébastien Ogier mantém-se
ainda na Volkswagen e encontra-se a disputar o campeonato de 2014. Com quatro
provas já realizadas, Ogier já venceu 3 ralis e terminou em 6º lugar o outro
rali. A última prova realizada em Portugal, Ogier venceu o rali pela quarta vez
e conquistou a sua 19ª vitória no WRC. Sébastien Ogier volta a ser o principal
candidato a vencer o mundial de 2014.
4 comentários:
Las tampografías del modelo son dignas de elogio, es notable la diferencia de calidad respecto a las primeras colecciones de rally que ofrecieron, sobre todo en el detallado del modelo que al final es lo mas importante.
Muy buena elección José António!
Completamente de acordo contigo, CaboReyes. A diferença desses tempos para agora é assinalável.
Abraço
José, tengo el mismo coche, del mismo rally, del mismo Altaya, pero de Loeb.
Excelente miniatura.
Abrazos!
Juanh, obrigado pela visita.
Nesse caso tens o segundo classificado do Rali de Portugal de 2010. Este é o carro da primeira vitoria de Ogier no WRC.
Abraço
Enviar um comentário