Esta miniatura pertence
à colecção Ferrari F1 Collection – Fasc.
Nº 9.
O novo
Campeonato do Mundo de F1 que vai ter início dentro de algumas semanas traz
algumas interrogações que valem a pena ser colocadas. Desde já temos o regresso
dos motores turbo e como é que as equipas se vão adaptar a esta nova realidade
da F1. Mas o que me deixa mais curioso, e neste caso têm a ver com a miniatura
que hoje vos apresento, diz respeito à equipa Ferrari. Como sabem o piloto
finlandês Kimi Raikkonen (ex-Lotus) regressou à Ferrari, equipa com a qual foi
campeão em 2007. Acontece que o Kimi Raikkonen vai ser colega de equipa do
espanhol Fernando Alonso (campeão em 2005 e 2006 pela Renault) que se encontra
na Ferrari desde 2010 logo vai para a sua quinta temporada na Ferrari e ainda sem
conseguir sagra-se campeão pela equipa italiana. Ora temos aqui uma situação
quase ou mesmo inédita na Ferrari: dois ex-campeões do mundo a lutar pelo lugar
de primeiro piloto na Ferrari. Tal situação na Ferrari apenas encontra paralelo
na década de 50 ou quando Alain Prost (francês) e Nigel Mansell (inglês) foram
colegas de equipa em 1990 (e neste caso Mansell ainda não era Campeão do
Mundo). Como irá a Ferrari lidar com a situação? E os pilotos? Esta situação
leva-nos a Fernando Alonso que por sua vez já viveu uma situação algo semelhante
na McLaren em 2007 quando teve como colega de equipa o inglês Lewis Hanilton, e
que levou à saída do espanhol no final do campeonato insatisfeito pela
indefinição na equipa sobre qual o primeiro piloto, nessa ocasião a luta dos
dois pilotos terá custado à McLaren a perda do campeonato de pilotos por um
ponto para Kimi Raikkonen.
A miniatura de
que hoje vou falar é a do Ferrari F2007 de Kimi Raikkonen com o qual o piloto
finlandês se sagrou Campeão do Mundo em 2007. Recorde-se que Kimi Raikkonen foi
contratado para substituir o piloto alemão Micheal Schumacher, que na época
tinha feito a sua última temporada em 2006 (como sabemos Schumacher regressou à
F1 após dois anos sem correr, em 2009).
Muito trabalhado
ao nível aerodinâmico, o Ferrari F2007 apresentava o avanço do eixo dianteiro para reduzir os efeitos nocivos das
turbulências geradas pelas rodas e pelas estruturas deformáveis laterais, que
permitem um aumento da resistência da estrutura do carro. As rodas dianteiras
do F2007 dispunham de uma tomada de ar que permitia canalizar o ar quente para
as zonas onde possa gerar uma vantagem aerodinâmica, terminando na zona de
baixa pressão atrás do pneu que alimenta o fluxo de ar que passa por baixo do
carro e da zona central do perfil do difusor. Esta lua é de carbono e tem uma
forma convexa para reduzir os vórtices nocivos. In fascículo nº 9, pág. 14.
O motor é de 8
cilindros em “V” a 90º com 2398 cm3 e calculava-se que tinha mais de 800 cv de
potência. A caixa era de 7 velocidades, quick shift o que permitia reduções
instantâneas. Os responsáveis técnicos pelo F2007 foram os designers Aldo Costa
e Nikolas Tombazis.
O campeonato de 2007
Kimi Raikkonen,
tendo mudado de equipa (o piloto finlandês vinha da McLaren), teve o que todos
os pilotos anseiam no primeiro GP pela sua nova equipa ao vencer o GP da
Austrália. Raikkonen não poderia esperar melhor inicio nesta nova etapa da sua
carreira. Atrás de si terminaram os pilotos da McLaren, Fernando Alonso
(espanhol) e o estreante Lewis Hamilton, segundo e terceiro classificado,
respectivamente. No GP da Malásia a McLaren “respondeu” à Ferrari vencendo a
prova através de Alonso e com Hamilton em segundo lugar. No GP do Bahren foi a
vez de Filipe Massa (brasileiro) vencer com o Ferrari F2007. Assim havia três
vencedores ao fim de 3 provas disputadas.
A primeira prova
europeia disputou-se em Espanha e Filipe Massa aproveito o embalo que trazia da
prova anterior e venceu a corrida, colocando-se na liderança do campeonato.
Três vitórias para a Ferrari com 4 provas disputadas. Contudo a Ferrari iria
ver a equipa rival, a McLaren, obter 3 vitórias nas 3 provas seguintes: no
Mónaco o espanhol Fernando Alonso foi o primeiro enquanto que o melhor Ferrari
foi o Massa em terceiro lugar; no Canadá Lewis Hamilton obteve a sua primeira
vitória na F1 e em Indianapolis o inglês voltou a vencer, seguido do seu colega
de equipa Alonso.
Em Julho no GP
da França Kimi Raikkonen volta a vencer, seguido de Massa; a primeira
dobradinha do ano para a Ferrari. O piloto finlandês da Ferrari voltou a vencer
no GP da Inglaterra quando era esperada uma vitória do inglês da McLaren Lewis
Hamilton. No GP da Europa, disputado no circuito de Nurburgring, a McLaren
festejou nova vitória por Alonso no entanto já nesta altura havia “rebentado” o
escândalo do ano: o caso de espionagem que a Ferrari teria sido alvo por parte
da McLaren. Muito resumidamente, o que aconteceu foi que Mike Coughlan (da
McLaren) terá recebido informação técnica sobre o F2007 e sobre a organização,
informação essa que terá sido fornecida por Nigel Stepney, ex-colaborador da
Ferrari. Esta situação foi-se arrastando ao longo de várias provas e só em
Setembro é que se viria a saber da decisão final. No entretanto, a McLaren
obteve nova vitória no GP da Hungria desta feita através de Hamilton mas no GP
da Turquia a Ferrari “respondeu” à McLaren com uma vitória de Filipe Massa.
Uns dias antes
de se saber a sentença da McLaren, disputou-se o GP da Itália e a equipa
inglesa obteve nova dobradinha com Alonso a vencer e Hamilton em segundo lugar.
Alguns dias depois soube-se que a McLaren era considerada culpada no caso de
espionagem à Ferrari anulando-se todos os resultados na classificação de
construtores e uma avultada sanção económica.
Em SPA, os
Ferrari dominam a prova com Kimi Raikkonen em primeiro e Filipe Massa em
segundo lugar. No GP do Japão, disputado em condições climatéricas adversas, a
Ferrari viu-se relegada para os últimos lugares devido a uma norma relativa ao
uso dos pneus de chuva que obrigou os dois Ferrari a pararem nas boxes. Kimi
ainda recuperou até ao 3º lugar e Massa até ao 6º lugar. A vitória foi para
Hamilton que beneficiou da desistência do seu colega de equipa Alonso. Faltavam
duas corridas para terminar o campeonato e Hamilton liderava com 12 pontos de
vantagem sobre Alonso e 17 pontos sobre Raikkonen.
No GP da China
tudo poderia ter ficado decidido a favor de Hamilton que liderou até meio da prova
contudo uma má decisão do piloto e da equipa deitou tudo a perder quando um
pneu rebentou devido ao excesso de desgaste, ditando o abandono do inglês. Quem
aproveitou foi o piloto da Ferrari, Raikkonen, que venceu a prova, seguido de
Alonso e Massa. A ultima corrida iria se disputada no Brasil, tendo Hamilton 4
pontos a mais sobre Alonso e 7 a mais sobre Raikkonen. Para Hamilton as contas
eram fáceis de fazer: tinha que terminar nos cinco primeiros lugares para se
sagrar campeão. Para Alonso e Hamilton as contas eram mais complicadas e
dependiam do resultado do inglês. Praticamente desde o inicio da corrida que os
Ferrari se instalaram nos dois primeiros lugares, com Massa em primeiro e
Raikkonen em segundo. Hamilton, algo nervoso, ia perdendo alguns lugares até
que numa tentativa de ultrapassar Alonso perde o controlo do carro e cai para
8º lugar. Ainda com possibilidades de recuperar até ao 5º lugar, Hamilton não
se deu por vencido mas um problema na caixa de velocidades atira o inglês para
os últimos lugares. Na frente da corrida, a Ferrari faz a sua estratégia de
corrida e na mudança de pneus efectua a troca de posições entre os seus dois
pilotos. Kimi vence a prova e sagra-se Campeão do Mundo, uma vez que Hamilton
apenas recuperou até ao 7º lugar e tendo Alonso ficado pela 3ª posição. Kimi
Raikkonen, com 110 pontos, venceu o campeonato por um ponto de diferença sobre
Hamilton e Alonso, ambos com 109 pontos. A Ferrari sagrou-se campeã com 204
pontos (9 vitorias) e a Sauber ficou em segundo com 101 pontos (a McLaren foi
desclassificada).
Os pilotos do
Ferrari F2007 em 2007 foram: #5 Filipe Massa (brasileiro), #6 Kimi Raikkonen
(finlandês).
Vitórias: 9 (K. Raikkonen: 6; F. Massa:
3)
Pole-position: 9 (K. Raikkonen: 3; F. Massa: 6)
Melhor volta: 12 (K. Raikkonen:
6; F. Massa: 6)
4 comentários:
La última Ferrari campeona; Kimi volvió este año para salvar a Maranello, ¿lo logrará?
Muy buena miniatura, ¿es de Ixo?
Abrazos!
Obrigado pela visita, Juanh. Quem ganhará não sei mas acho que vamos ter uma bela disputa este ano na Ferrari.
A miniatura é da Altaya.
Abraço
Hermosa miniatura José! Pero un mes es mucha ausencia! Que anda haciendo? Seguro escribiendo la próxima entrada!
pretty nice blog, following :)
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