Esta é uma
miniatura que estava em falta na minha colecção praticamente desde o início: é
o Ferrari 500 F2 de Alberto Ascari (italiano) com o qual se sagrou Campeão do
Mundo em 1952. A miniatura do Ferrari 500 F2 # 101 representa o carro utilizado
por Ascari no GP da Alemanha de 1952. Nesta prova o piloto italiano esteve
imparável, à semelhança do que vinha acontecendo no campeonato. Ascari, que
tinha feito a pole-position, venceu a prova depois de ter liderado todas as
voltas e efectuou a melhor volta da corrida.
Após o domínio
da Alfa Romeo em 1950 e 51, a Ferrari aproveitou a mudança de regulamento da F1
para impor a sua força no campeonato mundial. Com a alteração dos regulamentos
a marca dominante na época, a Alfa Romeo, opta por deixar a Formula 1 e a
Ferrari aparece como a marca mais bem preparada para lhe suceder.
Na verdade, a
Ferrari era a única equipa que já tinha um carro que se adaptava na perfeição
aos novos regulamentos: o Ferrari 500 F2. O novo modelo da Ferrari já tinha
efectuado a sua estreia dois GP’s antes de terminar a época de 1951, tendo dado
boas indicações.
O Ferrari 500 F2
dispunha de um chassis tubular de aço com um motor de 4 cilindros dianteiro
colocado na longitudinal. O motor de 1984 cm3 debitava uma potência máxima de
185 cv às 7500 rpm. A caixa era de 4 velocidades mais a marcha atrás. O Ferrari
500 F2 atingia os 260 km/h de velocidade máxima.
No ano de 1952 a
equipa oficial da Ferrari contava com pilotos de grande qualidade: Nino Farina
(campeão em 1950), Alberto Ascari, Luigi Villoresi, entre outros. Havia ainda
outras equipas ligadas à Ferrari com pilotos como Louis Rosier, Roy Salvadori
Peter Whitehead e Rudi Fisher, só para mencionar os mais
conhecidos. Contudo é
de salientar os pilotos adversários da Ferrari como Jean Behra, Maurice
Trintignant e Bira (todos da Gordini), Stirling Moss (pilotou para várias
marcas: HWM, Connaught e ERA), José Froilan Gonzalez (da Maserati), Mike
Hawthorne e Reg Parnelli (da Cooper). O grande ausente neste ano seria o
campeão do mundo de 1951, o argentino Juan Manuel Fangio, devido a um acidente
sofrido que o afastaria durante o ano todo.
O Campeonato de
1952 começa com o GP da Suíça com a vitória de Piero Taruffi (italiano) num
Ferrari 500 F2. O piloto italiano Alberto Ascari, da Ferrari, é o grande
ausente da prova porque preparava a sua participação nas 500 Milhas de
Indianápolis (estava prova na época contava para o campeonato mundial). Nessa
altura havia também um interesse comercial por parte da Ferrari
para conquistar
o mercado norte-americano. Contudo a prova realizada por Ascari resultou num
insucesso, apesar da boa prestação da Ferrari até ao seu abandono. De regresso
ao continente europeu, o campeonato prosseguiu com o GP da Bélgica. Alberto
Ascari em Ferrari 500 F2 venceu a prova e Taruffi terminou na segunda posição.
E o resto da história do campeonato de 1952 é um somatório das vitórias de
Alberto Ascari, que triunfa nos GP da França, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda e
Itália: na França o segundo classificado foi Farina seguido de Taruffi; na
Grã-Bretanha é Taruffi quem fica em segundo lugar seguido de Hawthorne; na
Alemanha o sucesso da Ferrari leva à conquista dos 4 primeiros lugares (Ascari,
Farina, Fisher e Taruffi); na Holanda Farina e Villoresi completam o pódio; na
Itália, Froilan Gonzalez consegue colocar o seu Maserati à frente de 4 Ferrari
mas termina a prova em segundo lugar, atrás do inevitável Alberto Ascari, que
se sagrou campeão com 6 vitórias em 8 Gp’s (36 pontos), seguido de Nino Farina
(24 pontos) e Piero Taruffi com 1 vitória (22 pontos). A Ferrari venceu 7 Gp’s
nesse ano de 1952, num campeonato com 8 provas, sendo uma dessas provas as 500
Milhas de Indianápolis. O domínio da Ferrari fica ainda mais impressionante se
lhe acrescentar que em 6 das 7 vitórias o segundo classificado também pilotava
um Ferrari.
Alberto Ascari
nasceu em Itália a 13 de Julho de 1918. O seu pai António Ascari foi um
talentoso piloto dos anos vinte e com certeza que este facto influenciou
Alberto Ascari. Nem a morte do seu pai no GP de França em 1925 o afastou das
corridas.
A sua carreira
na Formula 1 começa em 1950, no GP do Monaco onde conquista o segundo lugar num
Ferrari. No final do ano é 5º classificado tendo participado em 4 provas. Em
1952 consegue a primeira vitória no GP da Alemanha (onde venceria nos dois anos
seguintes) e no campeonato fica na 2ª posição com duas vitórias. Alberto Ascari
sagra-se campeão do mundo em 1952 e 1953 pela Ferrari: em 52 vence 6 provas e em
53 vence por 5
vezes. No final de 53 deixa a Ferrari e em 1954 faz duas provas
pela Maserati, uma pela Ferrari e outra pela Lancia. Em 1955 faz apenas duas
provas antes de morrer a 26 de Maio nuns testes em Monza. Tinha 37 anos, a
mesma idade que tinha o seu pai António quando morreu no GP de França. No seu
curriculum da F1 ficam registados 32 GP, 13 vitórias, 14 pole-positions e 12
melhores voltas. Alberto Ascari conquistou dois títulos de Campeão do Mundo
(1952 e 1953) com a Ferrari. Nesses dois anos Ascari venceu 9 Gp’s
consecutivos, sem contar com as 500 Milhas de Indianápolis. Ainda hoje é
considerado como o melhor piloto italiano e um dos melhores da Formula 1.
Os pilotos do
Ferrari 500 F2 em 1952 foram: Louis Rosier, Giuseppe Farina, Piero Taruffi,
André Simon, Rudi Fisher, Alberto Ascari, Charles De Tornaco, Luigi Villoresi,
Roy Salvadori, Bobbie Baird e Roger Laurent.
Vitórias: 7 (A. Ascari: 6; P.
Taruffi: 1)
Pole-position: 7 (A. Ascari: 5;
N. Farina: 2)
Melhor volta: 7 (A. Ascari: 5; N.
Farina: 1; P. Taruffi: 1)
4 comentários:
Hermosa miniatura José, el coche del primer campeonato de Ferrari en la F1. Esta colección de Ferrari F1 debe ser excelente; al menos he visto muchos coches muy bien hechos, y éste que muestras lo confirma.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Olá Juanh.
Obrigado pela visita e comentário. As miniaturas desta colecção estão muito boas. Em breve espero ter mais novidades para apresentar.
Abraço
José António! Como estás amigo mío?
Un gusto tenerte de nuevo, y que buena miniatura traes, los autos de la época dorada del automovilismo son mis preferidos.
Boa tarde , gostaria de saber quanto vale para vender ,tenha uma exatamente como essa da cooecol clássico e uma Ferrari 1948 166mm da mesma coleção,ambas nas caixas .
Enviar um comentário