27 outubro 2012

Peugeot 908 HDI FAP - Brabham - Gené - Wurz (24 Horas de Le Mans de 2009)


 Esta miniatura pertence à colecção Velocidade & Resistência – Fasc. nº 1.
Foi no Salão Automóvel de Paris, realizado em Setembro de 2006, que a Peugeot apresentou o modelo 908 que viria a ser a base do novo carro da marca para as 24 Horas de Le Mans do ano seguinte.
Com o objectivo de participar no campeonato Le Mans Series, a Peugeot começou imediatamente os testes e em Janeiro de 2007 o Peugeot 908 HDI FAP fez a sua primeira aparição oficial nos treinos em Paul Ricard. A Peugeot anunciou também que os pilotos que estariam ao volante dos 908 HDI FAP seriam os franceses Stéphane Sarrazin, Nicolas Minassian, Marc Gené, e o português Pedro Lamy para a Le Mans Series, enquanto Jacques Villeneuve (canadiano) e Sébastien Bourdais (francês) também seriam chamados à equipa para as 24 Horas de Le Mans.
O Peugeot 908 HDI FAP, do designer Paolo Cantone, estava equipado com um motor biturbo V12 de 5486 cc que debitava 650 cv de potência. O chassis era um monocoque em fibra de carbono. A transmissão utilizava uma caixa sequencial de seis velocidades. Os pneus eram os Michelin.
O Peugeot 908 HDI FAP estreou-se com uma vitória na primeira prova do campeonato Le Mans Series de 2007 nos 1000 Km de Monza, a que se seguiu nova vitória em Valência.
Apesar de ter conseguido a pole-postion nas 24 Horas de Le Mans, a Peugeot acabou por perder a prova para o Audi R10 tendo terminado com um Peugeot 908 HDI FAP, de Pedro Lamy, no segundo lugar.
No campeonato Le Mans Series, a Peugeot venceu mais 4 provas (Nurburgring, Spa, Silverstone e Interlagos) obtendo assim o título de campeã.
No ano seguinte, a Peugeot continuou a apostar na Le Mans Series e na mítica prova de Le Mans. No entanto desta vez o Peugeot 908 HDI FAP não conseguiu vencer a Le Mans Series tendo perdido os títulos para a Audi. Nas 24 Horas de Le Mans de 2007, o Peugeot 908 HDI FAB conseguiu a pole-position, tal como no ano anterior, contudo na corrida, e apesar de ter liderado, a chuva acabou por revelar alguma instabilidade do 908 e a vitória voltou a ser para o Audi R10. Apesar destes contratempos a Peugeot optou também por participar no American Le Mans Series.
Em 2009, o Peugeot 908 HDI FAB conseguiu finalmente vencer as 24 Horas de Le Mans, com Marc Géne (espanhol), David Brabham (australiano) e Alexander Wurz (austríaco) a serem os pilotos autores da proeza, 16 anos depois da última vitória da Peugeot em Le Mans. Para completar a proeza, um segundo Peugeot 908 terminou na segunda posição e o terceiro carro da marca ficou no sexto lugar.
No ano seguinte apesar de a Peugeot ter conseguido vencer o campeonato Le Mans Series, o fracasso acabou por acontecer nas 24 Horas de Le Mans. A Peugeot colocou quatro 908 HDI FAP nos quatro primeiros lugares da grelha mas nenhum deles conseguiu terminar a mítica prova. Facto que aconteceu pela primeira vez desde 2007.
O Peugeot 908 HDI FAP ainda participou mais um ano nas 24 Horas de Le Mans em 2011, no entanto já fora da equipa oficial da marca. A equipa Oreca ainda venceu em Sebring (Le Mans Series), ficando à frente dos novos Peugeot oficiais, mas em Le Mans o Peugeot 908 da Oreca termina no quinto lugar atrás dos 3 Peugeot oficiais e do Audi R18 que foi o vencedor da prova.
Fontes: wikipedia e fascículo da colecção.

9 comentários:

Juanh disse...

Muy lindo 908 José, ¿es Ixo o Norev? A mi me regalaron uno, creo que es el mismo, pero le faltan las calcas traseras. Me comentaron que el mío es Norev, pero no estoy seguro.
Abrazos!

José António disse...

Obrigado Juanh.
A minha miniatura é da colecção da Planeta D'Agostini, logo penso que seja da Ixo.
Abraço

Domingos disse...

Bom dia José António.

Este Peugeot é da nova colecção da Planeta d`Agostini?
As miniaturas da Ixo têm uma relação preço/qualidade muito boa e este Peugeot é bem demonstrativo disso, com uns retoques ficava mesmo bem, mãos à obra JA. Bela miniatura, apesar de eu estar muito zangado com a Peugeot da maneira como trataram o nosso Pedro Lamy...rrrrr.
Grande abraço.
Domingos

RM Style disse...

Parabens . Também tenho essa miniatura. Abraço

José António disse...

Obrigado pelo comentário e visita, Domingos. Certíssimo, esta mini é da nova colecção da Planeta D'Agostini.
Estou de acordo com o seu comentário sobre a relação preço/qualidade e com o que Peugeot fez com o Lamy... mas não me atrevo a fazer alterações/retoques nas miniaturas devido à minha falta de jeito. ehehehe!
Abraço

José António disse...

RM, também agradeço a tua visita e comentário. É com alguma pena mas só tenho esta miniatura desta colecção... infelizmente não há liquidez para continuar...
Abraço

PGAV disse...

Olá!

Caro José espero que esteja tudo bem contigo! Andamos ausentes, eu também!!!

Em breve farei algumas alterações no meu site e publicarei umas novidades no blog!

Regressaste em grande!!! Esse HDi é soberbo! A Altaya/Ixo produziu-o muito bem!!!

A relação preço qualidade é do melhor no momento!!! Os detalhes são excelentes!!!!

Grande abraço

Pedro

maninho1967@hotmail.com disse...

Caro José Antonio, obrigado pelo incentivo e gentileza. Eu estou sempre aqui apreciando suas formidáveis miniaturas. Grande abraço e muitas felicidades para você e seus familiares. Sinceramente: Maninho.

maninhodesenhos disse...

Caro José Antonio, tudo em paz contigo? estas miniaturas são todas suas? Grande abraço.