15 outubro 2011

Subaru Impreza WRC - S. Sarrazin - S. Prévot (Rali de Monte Carlo de 2006)

Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 66.
A Subaru, vencedora de três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e de três títulos de pilotos (Colin Mcrae em 1995, Richard Burns em 2001 e Petter Solberg em 2003), apresentou o seu novo modelo para participar no mundial de 2006 partindo da plataforma utilizada entre 2001 e 2005. A base era idêntica ao que vinha desenvolvendo anteriormente, contudo adaptada às novas regulamentações do WRC relativamente à segurança e à transmissão. Mantinha-se o motor dianteiro em posição longitudinal de quatro cilindros opostos. A cilindrada era de 1994 cc e debitava 300 cv às 5500 rpm. A nova carroçaria foi reforçada, seguindo as indicações de segurança agora impostas, e os diferenciais passavam a ser mecânicos à frente e atrás enquanto que o diferencial central podia ser gerido electronicamente. Outra alteração imposta foi a interdição da injecção de água e a obrigatoriedade de utilizar os motores durante dois ralis. Mesmo respeitando estas alterações o motor revelou-se igualmente potente como o de 2005,sendo mais suave e constante.
Estando a ser preparado desde Março de 2005 o novo Subaru Impreza WRC para 2006 estreou-se no Rali de Monte Carlo de 2006. Os pilotos que compunham a equipa eram de qualidade, Petter Solberg (norueguês), Chris Atkinson (australiano) e Stéphane Sarrazin (francês, ex-piloto da F1), logo as expectativas da equipa eram elevadas. O que realmente aconteceu ao longo da temporada foi que os resultados ficaram aquém das expectativas e a Subaru não conseguiu vencer nenhum rali em 2006, contudo ainda foram alcançados alguns pódios.
A miniatura apresentada é o Subaru Impreza WRC de Stéphane Sarrazin no Rali de Monte Carlo de 2006. Stéphane Sarrazin terminou a prova no 5º lugar, enquanto a vitória sorriu a Marcus Gronholm (finlandês) num Ford Focus WRC seguido de Sébastien Loeb (francês) num Citroen Xsara WRC. Ao longo do campeonato de 2006 a Subaru nunca conseguiu intrometer-se na luta pelos títulos, que foram disputados apenas entre a Citroen e a Ford, as únicas marcas a vencer ralis neste campeonato. A Ford foi mais forte e ficou com o título de marcas enquanto Sébastien Loeb, da Citroen, sagrava-se campeão do mundo no final da temporada. A Subaru terminou a temporada em 3º lugar sem vencer um único rali. Petter Solberg foi o melhor piloto da Subaru ao terminar o campeonato em 6º lugar (sem vitórias o melhor que conseguiu foram três segundos lugares).

Stéphane Sarrazin nasceu a 2 de Novembro de 1975 em França. Sarrazin participou na Formula 3000 Internacional durante 4 épocas (de 1998 a 2001), sem que tenha conquistado o título. Venceu apenas duas corridas e obteve alguns pódios. A melhor época foi a de 1999 tendo ficado em 4º lugar no campeonato. Nesse ano de 1999, Stéphane Sarrazin fez a sua estreia na Formula 1 no GP do Brasil pela Minardi, substituindo o piloto Luca Badoer (brasileiro), que estava magoado num pulso. Sarrazin não terminou a corrida brasileira e a sua carreira na Formula 1 resume-se a essa corrida. Ainda se manteve durante alguns anos como piloto de testes da Prost e da Toyota mas nunca mais participou num GP de F1. Em 2003 esteve envolvido no World Series by Renault. Sarrazin também tem sido um dos pilotos presente nas 24 Horas de Le Mans, contando já com 10 participações; nos últimos anos tem participado como piloto da Peugeot tendo já conquistado por duas vezes o 2º lugar em Le Mans (uma delas fazendo equipa com Pedro Lamy); em outras duas ocasiões terminou na terceira posição. Em 2010 participa em duas corridas do Campeonato Mundial de GT1. No que diz respeito aos ralis, Stéphane Sarrazin participa em alguns ralis do WRC durante os anos de 2004 a 2005 pela Subaru. Durante esses 15 ralis o melhor que conseguiu em termos de resultados são dois 4º lugares. Posteriormente, entre 2009 a 2011, aparece esporadicamente no IRC, com um Peugeot 207 S2000, principalmente no Rali de Monte Carlo.

2 comentários:

Fleetmaster disse...

Belo carro. Um clássico de Rally !!!!

Juanh disse...

Hermoso auto, con un gran historial en el tally mundial; la miniatura muy buena.
Abrazos!
PD: colecciono autitos 1/43 racing; acá podés verlos: http://juanhracingteam.blogspot.com/