Conhecido em Espanha como o “táxi”, devido às suas cores preta e laranja, o Seat 1430 1800 surgiu no panorama dos ralis no campeonato de Espanha para substituir o seu “irmão”, o Seat 124. Isto aconteceu a meio da temporada de 1973 sendo que as maiores diferenças tinha a haver com uma nova frente, na qual se destacavam os quatro faróis quadrados e uma nova grelha preta.
Ao longo dos vários anos em que o Seat 1430 foi utilizado no campeonato espanhol também foram várias as evoluções ao nível do motor: primeiro surgiu com o motor de 1800 com uma potência de 118 cv, que posteriormente foi evoluindo para os 135 cv até atingir uma potência de 150 cv, dependendo da sua preparação.
Em 1974 o Seat 1430 FU 1800 foi utilizado como Grupo 5 porque não havia um carro de série com este motor contudo houve uma variação deste modelo que utilizava um motor de 1600 do Grupo 2, logo menos potente, que foi utilizado no Campeonato da Europa. Nesse ano a António Zanini sagrou-se campeão ao volante dos Seat.
Para 1975 a Seat instalou no 1430 o motor FU 1800, cuja cilindrada era de 1840 cc. A senda vitoriosa da Seat no território espanhol continuou assim assegurada.
A miniatura apresentada é o Seat 1430 FU 1800 de António Zanini (espanhol) no Rali Firestone de 1976 (Campeonato da Europa).
O Seat 1430 FU 1800 de Zanini causou sensação ao bater a equipa oficial da Ford. Com efeito o Ford Escort de Timo Makinen (finlandês) era o favorito à vitória e apesar das boas prestações do Seat não se esperava outra coisa que não fosse a vitória do Ford de Makinen. A primeira etapa disputada em asfalto deixou os homens da Ford incrédulos com os tempos dos Seat. Na segunda etapa, agora na terra, Zanini aumentou a distância para os Ford Escort. Timo Makinen apenas conseguiu reagir na terceira etapa, também disputada em terra, contudo Zanini soube gerir bem a sua vantagem e Makinen, mesmo dando uma verdadeira demonstração de pilotagem, não conseguiu recuperar a desvantagem que tinha para o Seat de Zanini.
António Zanini venceu o rali com uma vantagem de quase dois minutos sobre Timo Makinen. A demonstrar a excelente performance dos Seat foi o terceiro lugar de Canellas também num 1430 FU 1800.
O Seat 1430 FU 1800 de 1976 dispunha de um motor de 1840 cc alimentado por dois carburadores Weber verticais; a potência atingia os 195 cv às 7600 rpm. A tracção era traseira com diferencial autoblocante e utilizava uma caixa manual de 5 velocidades. Os problemas de travagem foram resolvidos quando se instalaram à frente discos ventilados com pinças Lockhead de quatro pistões.
António Zanini venceu o campeonato de 1976 (quarto consecutivo) mas este foi o último ano em que os Seat 1430 foram utilizados como carro oficial da equipa Seat. No ano seguinte, em 1977, surgiu uma versão remodelada do Seat 124, passando a sua versão desportiva, o 124 FL, a ser o carro oficial da marca. No entanto isso não significou o fim da carreira desportiva do 1430 que continuou a ser utilizado por muitos pilotos privados durante os anos seguintes.
3 comentários:
Olá José!
Ora ai está um exemplo de como a Seat e a Fiat já partilharam carrocerias... Penso que motores também mas não tenho a certeza.
Abraço
Olá José!
Eu já tinha reparado que há algum tempo que não havia mexidas no teu blog!
Mas está tudo bem e isso é que se quer!
Um abraço
Pedro Vieira
Olá José!
Obrigado pela visita e comentário! Como eu te compreendo!
O peso da história num automóvel mostra de que "fibra" é feito! Eu também sou da velha guarda. Automóvel para mim é volante, caixa manual (obrigatória) com toque mecânico, o belo do som do escape e está bom.
Mas confesso que as novas tecnologias e mesmo as estéticas destes desportivos actuais me deixam de queixo caído!
Eu també olho para estes novos modelos e penso "olha olha é só botoenzinhos".LOL
Cada vez mais conduzimos chips e etc. Por isso o meu carro de sonho continua a ser o M3 mas a versão de 1988/1990... Puro e duro. Garra mecânica sem chips a controlarem a minha condução. Isso sim é conduzir!!!
Mas eu bem que te percebo!!!
Abraço
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