22 janeiro 2011

Opel Astra GSI - B. Thiry - G. Favier (Rali de Monte Carlo de 1993)



Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 52.
Apresentado em 1991, o Opel Astra foi um digno sucessor do Opel Kadett no mercado de vendas. Também nos ralis o Astra sucedeu o Kadett. A preparação do Astra para os ralis esteve a cargo de várias organizações: a Motor Sport Development, a BTR de Tim Ashton e a Kissling Motorsport. O programa desportivo da Opel, para além dos ralis, também incluía o DTM (Campeonato de Turismo Alemão) e assim havia que dividir o orçamento, sendo que o DTM provavelmente levava a maior fatia do orçamento.O Opel Astra GSI utilizava um motor multiválvulas de 1998 cc de 4 cilindros em linha, cuja cabeça foi produzida pela Cosworth, colocado em posição transversal na dianteira. A potência atingia os 225 cv às 7500 rpm. A tracção era dianteira e utilizava uma caixa Xtrac de seis velocidades.
A estreia do Opel Astra GSI aconteceu no Rali de Monte Carlo de 1993, para disputar a nova categoria (F2) cujo campeonato se designava Taça FIA e que estava reservado para automóveis de duas rodas motrizes e motores de 2 litros sem turbo.
A miniatura representa o Opel Astra GSI de Bruno Thiry (belga) no Rali de Monte Carlo de 1993. Nesta prova, e apenas por uma vez, Thiry teve como co-piloto o belga Gilles Favier. Durante a sua carreira no mundial, Bruno Thiry apenas por 3 vezes não teve a companhia do seu co-piloto de sempre, Stéphane Prévot.
O piloto belga terminou a prova no oitavo lugar da classificação geral e foi o primeiro na sua categoria. Bruno Thiry contribuiu com esta vitória e com outras quatro (Portugal, Finlândia, Itália e Espanha) que conseguiu ao longo do campeonato, para que a Opel vencesse a Taça FIA. Ao todo a Opel venceu 7 provas e sagrou-se campeã com 74 pontos seguida da Skoda (com 54 pontos), que só venceu uma prova.
Bruno Thiry nasceu a 8 de Outubro de 1962 na Bélgica. A sua estreia nos ralis aconteceu em 1981. Bruno Thiry guiou para várias marcas ao longo da sua carreira desportiva: Audi, Opel, Ford, Seat, Subaru, Skoda e Peugeot. Nunca conseguiu vencer um rali do mundial mas alcançou vários pódios, sendo que apenas conseguiu um segundo lugar. A sua melhor classificação no Campeonato do Mundo foi ao serviço da Ford em 1994 ao terminar em 5º com 44 pontos. Ao que parece nunca venceu o campeonato nacional da Bélgica mas Bruno Thiry sagrou-se Campeão Europeu de Ralis em 2003 ao serviço da Peugeot.

14 comentários:

QM disse...

por acaso não posso dar a certeza, mas acho que este ficou cá em Portugal. Quem o tinha era o Luís Mota, e já há algum tempo que havia a promessa de voltar a colocar em competição, provavelmente no Open. Abraço e parabéns por mais uma excelente miniatura, e descrição

PGAV disse...

OLá caro José!

Belo Opel! Os GSI eram cá umas máquinas, lembrei-me por ver esse!

Caro amigo preciso da tua opinião, já fiz muitas alterações no meu blog e até já tem logotipo e novo nome,(mas ainda não mudei o endereço) fotos novas e nova disposição!

Está a tomar forma dia para dia! Mas ainda falta alguns textos e as tais 40 novidades que não cheguei a publicar!

Gostava de ter a tua opinião!! Assim que estiver todo pronto aviso ok! As novas publicações já estão prontas é só publicar!

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Olá caro José!

Obrigado pela tua visita e opinião! Ando a esforçar-me!!Quanto às perguntas que me deixas-te, acerca do Ferrari 348 tb, é de facto à escala 1:43, isto quando a Herpa ainda produzia nesta escala, está de facto soberbo, está na loja online mimo2 por 80€... Eu comprei-o ainda em escudos por 4 contos...LOL

Quanto ao Clio williams este que postei é a versão Swiss champion, está muito giro, mas em breve irei publicar a versão original que é super rara, da Universal Hobbies, até estofos em veludo tem!!! É uma reliquia mesmo!!! Eu aviso ok!! Ah! E sim a cor do williams é mesmo este belo azul metalizado se bem que o azul da tal versão original é ainda mais bonito!!! Há diferenças em ambas as versões!

Obrigado também pelo elogio ao meu logotipo! Eu uso o photoshop CS2 para tratar de ambos os meus logotipos!! Se quiseres ajuda diz que te ajeito o logo como quiseres e for possivel! Trocamos e-mails e até te posso fazer vários exemplos para depois escolheres ok! Existe ainda outro programa disponível na internet o "Logomaker" e é grátis! Não é tão bom e completo como o photoshop mas ajuda em certas coisas.

Dá noticias ok!

Eu vou avisando conforme vá avançando no blog e nas publicações ok!

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Amigo estou com uma ideia para o teu logotipo!!! Posso faze-la??? Acho que consigo por as letras a acompanhar a forma da bandeirola!!

Estás a vontade ok!

Abraço

PGAV disse...

Olá caro José!

Hoje vêm mais uns modelos para o meu blog!

Obrigado pelos comentários! Ok eu ajudo-te sem problema com o logotipo! Posso enviar-te alguns modelos para o e-mail que me enviaste para o endereço do meu site???

já descobri porque é que o teu logo não fica no meuio da página, penso que têm todos de ter pelo menos 828 px de comprimento! Quanto ao resto eu trato.

Fazemso assim, durante os proximos dias, eu faço alterações em vários exemplos do teu logotipo. No entanto se me puderes dizer mais ou menos como gostavas dele eu ficava com uma ideia melhor. Se Gostares do que tens, eu altero de acordo com o photoshop. Assim que tiver muitos modelos para escolheres envio para o tal e-mail que tenho teu ok!

E não causa transtorno nenhum, a noite tenho sempre um tempinho para estas coisas! Hoje já vou começar!

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Ah! Esqueci-me de dizer no mais anterior, caso queiras mudar cores etc, diz-me as que preferes ok!

Abraço

PGAV disse...

Caro José!

Tens mail meu com novidades!!

Não tens de quê! Não esqueças que possosempre modificar sejao que for ok!

Obrigado pelos comentários às minhas novidades!
Hoje vai mais uma!

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Olá caro amigo!

Já vi o teu mail! Estou ansioso para ver o logo que escolheste!!!!

Entratanto já sabes, qualquer coisa para mudar, tamanho do logo, pouca nitidez ou seja lá o que for é só dizeres ok! Sem problemas! Espero que tenhas gostado! Fico à espera de noticias ok!

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Olá caro amigo!

Tens modificações no teu e-mail ok!

Espero que esteja ao teu gosto!

Caso queiras mudar, e como está no e-mail, é só dizeres ok!

Aguardo noticias

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Olá boa noite caro amigo!

Ainda bem que gostaste! Caso queiras mudar mais alguma coisa é só dizeres ok!

Parace que temos os mesmos gostos por Feraris, o 288 GTO é também o meu Ferrari de sonho! É extraordináriamente soberbo!

Abraço

PGAV disse...

José, enviei um mail para ti, com um logo igual ao que gostaste mais apenas com uma subtileza nas letras! Lembrei-me de fazer!!

Aguardo noticias.


Abraço

Pedro

PGAV disse...

Olá José!

Vi sim o teu peugeot 106! Branco azul e vermelho! Adorei o pormenor dos bancos e o(s) cintos de segurança. O model é o mesmo do meu, é tudo ixo mudan só algumas coisas! Andei à procura do 106 Rally que saiu da Ixo mas acho que esgotou!

Abraço

PGAV disse...

"molde" ao invés de model LOL!

Abraço

PGAV disse...

Olá caro amigo!

Obrigado pela visita e comentários!

De vez em quando, quando posso, lá compro um modelo. Mas já não compro ao ritmo que comprava porque cada vez as miniaturas estão mais caras, e também porque já estou num ponto em que já tenho praticamente as que queria. Agora é só um ou outro que vai saindo. Em 2010 comprei apenas 5 miniaturas. O blog é que teve muito tempo sem ser actualizado e daí estes posts todos. Neste momento tenho apenas 3 miniaturas encomendadas, 1 delas nem sei se a consigo. E ainda me faltam postar umas 18, incluindo já uma que comprei no Natal e 2 ofertas também natalicias.

Mas gosto mesmo muito deste hobbie!!

Abraço e aguardo a tua novidade e claro actualização do blog!!!

Pedro