Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. nº 54).
O piloto francês François Delecour venceu o Rali de Monte Carlo de 1994 mas um ano antes tinha estreado o Ford Escort RS Cosworth, precisamente no rali monegasco.
O Ford Escort RS Cosworth dispunha da plataforma do Sierra 4x4, estando o motor de 4 cilindros em linha, de 1998 cc, montado na dianteira. A potência atingia os 300 cv às 6250 rpm. Utilizava uma caixa de 7 velocidades; a transmissão era integral de 3 diferenciais viscosos.
Foi com o novo Escort, que substituí o Sierra nos ralis, que a Ford “atacou” de novo o Campeonato do Mundo de Ralis em 1993. O modelo Sierra foi importante porque nele se experimentaram soluções mecânicas que depois foram aplicadas no novo Escort.O piloto francês François Delecour venceu o Rali de Monte Carlo de 1994 mas um ano antes tinha estreado o Ford Escort RS Cosworth, precisamente no rali monegasco.
O Ford Escort RS Cosworth dispunha da plataforma do Sierra 4x4, estando o motor de 4 cilindros em linha, de 1998 cc, montado na dianteira. A potência atingia os 300 cv às 6250 rpm. Utilizava uma caixa de 7 velocidades; a transmissão era integral de 3 diferenciais viscosos.
François Delecour pertencia aos quadros de pilotos da Ford e vinha já desde 1991 a tentar vencer o Rali de Monte Carlo. Nesse ano esteve mesmo muito perto de vencer a prova com o Sierra mas na parte final da prova perdeu a liderança devido a problemas mecânicos. A estreia do novo Escort aconteceu no inicio do campeonato de 1993, em Monte Carlo, e a equipa Ford era composta por dois carros, um para François Delecour e outro para Miki Biasion (italiano). A Ford partia como uma das favoritas mas havia que contar com a Toyota, a Mitsubishi e a Lancia. François Delecour assumiu a liderança quase desde o início e viu o piloto da Toyota, um dos principais concorrentes à vitória, Didier Auriol (francês), atrasar-se. O único que nesta fase conseguiu acompanhar Delecour foi o piloto italiano Andrea Aghini em Lancia Delta; Miki Biasion, colega de Delecour, também se debatia com problemas de transmissão e não conseguia acompanhar o francês. Entretanto Aghini desiste mas Auriol começa a recuperar na classificação. De facto o Toyota de Auriol mostrava grande competitividade e o francês da Toyota batia recordes recuperando muitos segundos para Delecour, até que na penúltima prova assume a liderança do rali. A vitória ficou definida na última prova e a favor de Didier Auriol e da Toyota. Nas posições seguintes ficaram os homens da Ford: Delecour em segundo e Biasion em terceiro. A vitória escapou mais uma vez a Delecour nos últimos momentos do rali mas venceria durante o campeonato por 3 vezes, ficando em segundo lugar no mundial, atrás de Auriol que se sagrou campeão. A Ford também terminou o campeonato em segundo, sagrando-se a Toyota Campeã do Mundo.
Finalmente, em 1994, François Delecour acabou por vencer o Rali de Monte Carlo ao volante do Ford Escort RS Cosworth, vingando-se das derrotas de 1991 e 1993.
Aqui fica uma lista de seis Ford Escort RS Cosworth (cinco de ralis e um de pista) que fazem parte da minha colecção:
Os Ford Escort de François Delecour na vitória no Monte Carlo de 1994, de José Miguel no Rali de Portugal de 1994, de Fernando Peres no Rali de Portugal de 1995, de Carlos Sainz na Acrópole de 1997, de Juha Kankkunen no Monte Carlo de 1998, e o Escort de pista de Claudia Hurtgen no DTT de 1994.
4 comentários:
Como estão as coisas meu amigo José?
Eu me lembro bem de uma pergunta que você me fez há, pelo menos, um ano. Você queria saber por qual motivo Lauda trocou a cor do seu capacete. Pois agora eu acho que já tenho a resposta. Talvez você já tenha até achado a resposta, mas eu nunca esqueço o pedido dos meus amigos.
Quem me mandou a resposta foi um leitor lá do meu blog. Ele disse o seguinte:
"Lauda usava na primeira fase da carreira, um capacete vermelho total, uma das cores de sua pátria (de 1972 a 79). Em 1982, o pragmático Niki não parece ter se preocupado muito com isso. Adotou um casco branco total e incorporou nas laterais a logomarca de sua empresa aérea, a Lauda Air. Em 83, ele voltou ao vermelho e manteve a marca da empresa, só que em branco. Faz sentido, já que ele só voltou a pilotar devido à Lauda Air.".
Até faz algum sentido.
Um grande abraço e felicidades neste novo ano.
Leandro Castro
Bela Colecção de Ford. Parabens.
Um abraço
Rui Marinho
Agradeços os vossos comentários e visitas.
Continuação de um Bom Ano de 2011.
Abraços
Muito legal este Escort. É um dos carros de Rally que mais gosto !!
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