17 setembro 2010

Saab 96 - E. Carlsson - G. Palm (Rali de Monte Carlo de 1963)

Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 47.
O Saab 96 foi apresentado em 1960 e a sua produção prolongou-se até 1980. Como é de calcular, ao longo desses 20 anos, o Saab 96 foi sofrendo alterações que o mantiveram em comercialização.
Concebido a partir do chassis do Saab 93, este modelo foi o responsável pela internacionalização da marca Saab. Isso ficou a dever-se ao facto do Saab 96 ter sido o primeiro modelo da Saab a ser importado para a Grã-Bretanha e ao seu sucesso desportivo.
Inicialmente, o Saab 96 vinha equipado com um motor de 750 cc de três cilindros que debitava 38 cv de potência. Posteriormente outras motorizações foram montadas no Saab 96 e em 1967 o modelo passou a designar-se 96V4 uma vez que recebeu o motor do Ford Taunus V4. In
http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_96 A miniatura que apresento é o Saab 96 do Rali de Monte Carlo de 1963. O piloto é o sueco Erik Carlsson. Segundo o fascículo que acompanha a miniatura, o Saab 96 desta edição do Monte Carlo, dispunha de um motor de 841 cc de 3 cilindros em linha, com um carborador Solex e debitava 70 cv de potência. Com um peso de apenas 815 kg e um bom comportamento em estrada, o Saab 96 mostrou ser uma boa opção na época e as vitórias comprovam-no: Erik Carlsson venceu o RAC em 1960, 1961 e 1962 e o Rali de Monte Carlo em 1962 e 1963. A sua robustez e fiabilidade foram fundamentais na conquista destes sucessos e na construção da reputação dos carros da Saab.
Erik Carlsson venceu o Rali de Monte Carlo de 1963, uma edição da prova que se realizou com neve e gelo. Carlsson teve como grandes trunfos a robustez e fiabilidade do seu Saab 96, beneficiando das penalizações dos mais favoritos. A escolha dos pneus para uma prova com estas características também foi determinante na vitória de Erik Carlsson. Em segundo lugar terminou o Citroen ID 19 de Pauli Toivonen e em terceiro ficou Rauno Aaltonen num Mini Cooper.

8 comentários:

interdomin disse...

Parece un nuevo blog. Me gusta.

El Saab también.

JDMike's Diecast Site disse...

great catch Jose!! another night version I'm hunting for! Happy for you! :-)

PGAV disse...

Olá caro José!

Há muito que não dás noticias! Esta tudo bem?

Tennho seguido o teu blog e está cada vez melhor! O novo visual está soberbo! Tenho de actualizar a imagem no meu site! Tenho novidades!

Abraço

Pedro

José António disse...

Interdomin: obrigado pela visita e comentário.

JDMike: thanks for visiting and coment. I knew you´d like it.

Rogerio disse...

Olá José, como sempre, uma belíssima minatura do rally! Sabe que demorei a perceber que você havia mudado o layout do Blog? Esses dias eu estava olhando e comecei a ficar deseperado, por que achei que tinha perdido o link!! hahahahaha
Já estava tão acostumado com o outro (igual logotipo da coca-cola - não muda)que achei que estava no blog errado!
Grande abraço!
Rogerio

José António disse...

Obrigado a todos pela vossa visita.

Rogério: é isso mesmo, mudei a imagem ao comemorar os 4 anos de existência do blog. Imagino que devem ter estranhado a mudança de Quatro Rodinhas para 4Rodinhas. Vamos ver se é para manter...

Grande abraço.

maninho1967@hotmail.com disse...

Este automóvel lembra de longe o DKW.

Kin disse...

Hi Jose,

Another superb Saab rally car you got there.

"Marvelous detailing".

Congratul...


Thanks,
Kin.