05 fevereiro 2010

Peugeot 205 GTI - J.-P- Ballet - M.-Ch. Lallement (Rali de Monte Carlo de 1988)



Esta miniatura do Peugeot 205 GTI pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. nº 29).
O Peugeot 205, apresentado no início de 1983, foi um sucesso de vendas que permitiu à Peugeot sair de uma situação algo complicada em que se encontrava. O 205 foi também a base para a Peugeot construir um carro que iria dominar os ralis durante dois anos: o Peugeot 205 T16. Após o fim do Grupo B e consequente retirada dos ralis por parte da Peugeot, ainda foi possível ver em acção nos ralis a versão menos “musculada” do 205 T16: o Peugeot 205 GTI.
O Peugeot 205 GTI foi utilizado por pilotos privados e que, após 1986, conseguiram alguns resultados positivos. Por exemplo e neste caso específico, o piloto francês Jean-Pierre Ballet conseguiu ficar em terceiro lugar na edição de 1988 do Rali de Monte Carlo. Nada mau para um carro com um motor 1.6 de 4 cilindros em linha e 140 cv de potência. A sua excepcional agilidade e comportamento dinâmico, características já presentes no 205 T16, foram fundamentais. A geometria da suspensão, a distribuição de peso, com o motor inclinado para trás no seu compartimento, e o curto curso das suspensões contribuíram bastante para as excelentes características de condução do modelo. Jean-Pierre Ballet conseguiu o seu melhor resultado no mundial de ralis com o Peugeot 205 GTI. O terceiro lugar alcançado no Rali de Monte Carlo de 1988 foi realmente extraordinário visto que Ballet teve um início de rali algo atribulado, com problemas mecânicos e uma penalização de 2 minutos, mas que depois de solucionados apenas perdeu para os Lancia Delta de Bruno Saby e Alex Fiorio, primeiro e segundo classificados respectivamente. Um feito impensável para um piloto amador.
A miniatura representa o Peugeot 205 GTI de Jean-Pierre Ballet no Rali de Monte Carlo de 1988.

7 comentários:

JB disse...

Belissima miniatura, tenho pena de não ter comprado.

JB

JDMike's Diecast Site disse...

great great car Jose!! I love it!!

Fleetmaster disse...

Belo carro!

José António disse...

JB e Fleetmaster, obrigado pela visita e comentários. Os GTI's foram sempre belos carros...

JDMike, thanks, i think that the GTI models are always great cars.

PGAV disse...

Olá Caro José!

Espero que esteja tudo bem contigo!

Amigo, venho finalmente apresentar-te o meu novo website! Está finalmente acabado! Tem todas as fotos de todos os modelos da minha colecção! Deu uma grande trabalheira durante estes ultimos meses mas penso que está muito giro! José como seria obvio o website contem uma pagina que vai ter a outras colecções, e o teu blog lá está atraves de um link. Espero que gostes! Gostava de ter a tua opinião. É um site feito do zero, construido atraves de html todo ele. o meu blog continua, espero por algumas novidades em breve! Grande abraço e fico a espera de noticias!

www.garagem-43.webs.com

Pedro

RM Style disse...

Embora não aprecie a decoração reconheço que a miniatura está bastante fiel. Parabens.
Aproveito para dizer que acrecentei um local de noticias nos meus blogues onde são apresentadas as últimas novidades.

Um abraço
Rui Marinho

De Gennaro Motors disse...

Ola amigo

belo exemplar

aqui no Brasil tem poucos desse modelo.

abraços

Fernando Gennaro